Caravana de Direitos Humanos chega a Mata de São João com serviços de cidadania

Imagem ilustrativa | Crédito: Bruno Concha/ Secom

A Caravana de Direitos Humanos chega a Mata de São João (BA), na Região Metropolitana de Salvador, nestas terça e quarta, dias 11 e 12 de junho. Toda a rede local, dedicada à garantia de direitos, está sendo mobilizada para viabilizar serviços gratuitos de cidadania e promoção de direitos para a comunidade e moradores do entorno. As ações estarão concentradas, das 9h às 16h, no Colégio Estadual Getúlio Vargas, que fica na Praça Amado Bahia.

Dados importantes contribuíram para a escolha de Mata de São João. Segundo o IBGE (2022), o município tem cerca de 737 crianças ou recém-nascidos que não foram registradas em 2022, representando um índice de 1,09% de sub-registro civil de nascimento. Outro indicador relevante aponta que 331 alunos, entre os matriculados em 2023 nos três colégios da rede estadual do município, não possuem o registro paterno na Certidão de Nascimento. Os dados são da Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC.

A emissão de Certidão de Nascimento e RG, assim como o reconhecimento de paternidade fazem parte do cardápio de serviços que a Caravana de Direitos Humanos vai levar para Mata de São João. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), com o objetivo de assegurar acesso à justiça e à cidadania nos territórios. Além da oferta gratuita de cursos, oficinas e capacitações, são ofertados serviços das áreas de assistência social, justiça, direitos humanos, cidadania, acessibilidade, empregabilidade, protagonismo juvenil, saúde para populações vulnerabilizadas. (mais…)

Mito ou verdade: colocar os pés para cima traz algum benefício para a saúde?

Imagem de Selina Toonen do Pixabay

Verdade. Parece um conselho de vó ou daquele familiar que sempre tem uma dica, um chá ou receita infalível para compartilhar. O ato de colocar as pernas para cima tem fundamento. Pernas inchadas e doloridas são sintomas que podem fazer parte de um grupo variado de diagnósticos e geralmente sinalizam problemas circulatórios, musculares ou ósseos. Um incômodo que pode ser cuidado com diversas abordagens. Especialistas afirmam que é possível perceber os efeitos positivos da prática ao levantar os membros inferiores por pelo menos 30 minutos.

Esses benefícios ocorrem devido à diminuição da pressão nos vasos sanguíneos. O efeito é amplamente conhecido entre os médicos e pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Dentre as principais vantagens desta técnica estão:

  1. Melhora o fluxo sanguíneo: quando as pernas são colocadas para cima, a gravidade atua a favor da circulação e auxilia na melhoria do fluxo sanguíneo. Isso pode ser especialmente útil para prevenir ou aliviar condições venosas, como a tromboflebite superficial.
  2. Reduz o inchaço: erguer as pernas acima do nível do coração auxilia a drenar o excesso de líquido nos membros inferiores com mais eficácia, reduzindo quadros de inchaço, que tendem a piorar ao longo dos dias quentes. Este procedimento pode ser benéfico para pessoas com edema ou inflamação nos pés, panturrilhas e coxas.
  3. Alivia a pressão: longos períodos em pé ou sentado podem aumentar a pressão nas veias das pernas, o que contribui para o desenvolvimento de varizes. Ao erguer as pernas, o paciente pode perceber a sensação de alívio do cansaço nos músculos dos pés.
  4. Contraindicação: pessoas que tenham qualquer tipo de problema cardíaco não devem usar a prática de colocar os pés para cima. Essa atividade pode causar alterações na pressão arterial e maiores problemas de saúde. Na dúvida, é essencial consultar um médico.

(mais…)

Quadrilha de SAJ “Luar do Recôncavo” é a vencedora do Festival de Quadrilhas do Recôncavo

Luar do Recôncavo - Crédito: Luciano Almeida

A quadrilha Luar do Recôncavo, de Santo Antônio de Jesus, foi a vencedora do Festival Regional de Quadrilhas Juninas do Recôncavo da Bahia, realizado na noite de domingo, dia 9, no Ginásio de Esportes da Urbis II, em Santo Antônio de Jesus. Além de receber a premiação de R$7 mil reais e um troféu, a campeã do Recôncavo participará do Festival das Gigantes Regionais, que vai eleger a melhor da Bahia, no dia 4 de agosto, em Salvador. O festival foi realizado pela Prefeitura Municipal de SAJ, em parceria com a Federação Baiana de Quadrilhas – FEBAC.

O júri técnico elegeu em segundo lugar a quadrilha “Buscapé”, de Cachoeira, que recebeu o prêmio de R$4 mil reais, e em terceiro “Matutos do Rio Fundo”, de Muniz Ferreira, que ganhou R$ 3 mil reais. A cidade de Valença conquistou o quarto e quinto lugar, respectivamente, com as quadrilhas “Girassol Esfarrapado” (R$2.000,00), e “Explosão Junina” (R$ 1.000,00).

O Festival foi um verdadeiro show de dança, beleza e música, reuniu quadrilhas de diversas cidades do Recôncavo.  Participaram também a Estrela do Sertão (Amargosa), Encanto do Nordeste (SAJ), Nova Geração (Muritiba), Explosão Junina (Valença) e Mistura Gostosa (Cruz das Almas).

Ministro do gabinete de guerra de Israel, Benny Gantz, renuncia ao cargo

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O ministro do gabinete de guerra de Israel, Benny Gantz, renunciou o cargo e deixou o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu neste domingo, dia 09. O anúncio acontece um dia após o resgate de quatro reféns do Hamas na Faixa de Gaza.

Ao anunciar sua renúncia, Gantz afirmou que o mandatário impede o avanço real para uma verdadeira vitória. “Netanyahu está nos impedindo de avançar rumo a uma verdadeira vitória. É por isso que estamos deixando o governo de emergência hoje, com o coração pesado, mas com plena confiança”, disse Gantz em coletiva de imprensa.”Decisões estratégicas fatais são recebidas com hesitação e procrastinação devido a considerações políticas”, completou.

Netanyahu se manifestou após a renúncia de Gantz e disse que “Israel está em uma guerra existencial em várias frentes. Benny, agora não é hora de abandonar a luta, é hora de unir forças.”

Metro1.

Guanambi: Filho é acusado de matar pai com golpes de machado

Imagem Ilustrativa de Markus Spiske por Pixabay

Na tarde do ultimo sábado, dia 08, um homem de 49 anos, foi atuado em flagrante delito em Guanambi (BA) pela morte do próprio pai a golpes de machado.

A vítima identificada como José Izídio Maritins, um idoso de 76 anos, foi encontrado por agentes da CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional) caído ao chão embaixo de uma árvore com sinais aparentes de pancadas na cabeça. Com o suspeito, além da arma do crime, também foi encontrado uma espingarda.

A família do mesmo, informou que o acusado possui deficiência mental, mas nenhum documento foi apresentado para comprovar tal condição. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. O corpo do idoso foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Achei Sudoeste

Varejo do RS perde diariamente R$ 3,4 bilhões com os estragos causados por enchentes

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Uma pesquisa realizada pela IBEVAR – FIA Business School. aponta que a perda média diária de faturamento de empresas do verejo do Rio Grande do Sul é de aproximadamente R$ 3,4 bilhões.

Os dados da pesquisa divulgada na quinta-feira, dia 06, ainda apontam que caso fique 15 dias seguidos com atividades interrompidas a perda poderia chegar a R$ 50,8 bilhões. O estudo revela que o faturamento total anual das empresas de varejo alcança R$ 1.320.786.681.000, destacando a magnitude e a relevância do setor para a economia estadual.

Para a pesquisa foram consideradas as regiões mais afetadas pelas enchentes que atingiram o estado: Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.

Metro1.