SAC Móvel permanece em Itabuna e Jacobina até 11 de maio

Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

O SAC Móvel permanece nas cidades de Itabuna e Jacobina até o dia 11 de maio. Em Itabuna,  a carreta está na Praça do Cacau, no centro da cidade, e atende de 8h às 16h30. Em Jacobina, a população encontra o SAC Móvel na Praça Presidente Kennedy, também na região central do município, atendendo de 7h às 15h. O atendimento é de segunda a sexta-feira. Os serviços disponíveis são RG, CPF e Antecedentes Criminais, além da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

O atendimento no www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br). Para ter acesso à plataforma, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Medidas de segurança

A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados ao se dirigem ao SAC. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool a 70%; reforço na higienização das dependências, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente. Além disso, o atendimento é individual, sem acompanhantes, exceto em casos excepcionais.

Fonte: Ascom/ Saeb

Funcionários da Caixa realizam manifestação em Jacobina e outras 11 cidades baianas nesta terça, 27

Os funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) decidiram realizar um “Dia de Luta” nesta terça-feira, dia 27. A paralisação, que é de nível nacional, conta com a adesão de 12 cidades baianas: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Irecê, Jacobina, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Jequié, Itabuna, Ilhéus, Camaçari e Alagoinhas. Na capital baiana, o ato começou por volta das 6h30, na agência das Mercês, onde os funcionários espalharam faixas e dialogam com a população sobre as motivações do ato – não haverá caminhada ou paralisação das atividades, com abertura das agências prevista para o horário normal, às 8h.

Procurado, o presidente do Sindicato dos Bancários, Augusto Vasconcelos, explicou que a manifestação possui cinco pautas de reivindicações. Uma delas é a vacinação de todos os funcionários. “Porque as agências são locais de alta contaminação e já temos mais de 30% da categoria que testou positivo pra Covid-19”, justifica o sindicalista. Outra pauta é a defesa da PLR Social, a participação de lucros e resultados. De acordo com o sindicato, o banco distribuiu aos funcionários 3% de seu lucro, pagamento inferior ao que está previsto no Acordo Coletivo de Trabalho, que é 4% dos proveitos.

Os servidores também protestam contra a venda de ações da Caixa Seguridade, anunciada para a próxima quinta-feira, dia 29, pois apontam que isso significa a privatização de um setor rentável ao banco. Mais uma reivindicação é a definição de um acordo de trabalho específico para o regime de teletrabalho. “Atualmente, 40% dos funcionários estão trabalhando de casa e não tem qualquer tipo de normatização. Estão com jornada excessiva, fazendo horas extras sem receber”, denuncia Vasconcelos. (mais…)

Itabuna: Grupo de 38 Venezuelanos é acolhido no município

Um grupo com 38 venezuelanos chegou à cidade de Itabuna, no sul da Bahia, no domingo, dia 11, em busca de auxílio depois de quatro meses em viagem pelo Brasil. Antes, eles haviam passado por Manaus, Belém e Fortaleza, e montaram um acampamento na cidade. Entre o grupo, estavam 23 crianças. Algumas pessoas seguravam placas implorando por ajuda e citaram apreensão por causa dos familiares que permaneceram no país em situação de extrema pobreza.

Os venezuelanos disseram que fugiram da crise no país, pois não há energia elétrica e outros insumos básicos. Uma das pessoas no grupo relatou, por exemplo, que algumas famílias precisam calcular como sobreviver com duas latas de leite por mês. Na manhã desta segunda-feira, dia 12, eles foram levados pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza do município para o Centro Pop – local para acolhimento de pessoas em situação de rua – de Itabuna para que pudessem tomar banho e receber outros cuidados.

No local, eles fizeram a refeição e as crianças puderam ter uma recreação depois de meses em situação precária. Todo o grupo será testado para a Covid-19. E, dos que já foram examinados, duas pessoas apresentaram resultado positivo para a doença. Eles estão em isolamento no Centro Pop e vão passar por atendimento. A titular da secretaria, Andréa Castro, informou que o órgão entrou em contato com as entidades competentes para que os estrangeiros possam ser acolhidos e direcionados sobre o que devem fazer. (mais…)

Itabuna: Cirurgia inédita é realizada em criança que sofreu aneurisma cerebral

Foto: Arquivo Pessoal

O menino Wanderlypio Novais Cardoso, 10 anos, tem motivos para comemorar após ser submetido a uma cirurgia inédita em Itabuna (BA), no Litoral Sul. Após uma crise de dor cabeça, o menino ficou desacordado por 12 dias até ser internado, e submetido a uma embolização de aneurisma cerebral, um tratamento endovascular de aneurisma intracraniano inédito no sul da Bahia. De acordo com a equipe médica que o acompanhou, todo o procedimento foi realizado sem necessidade de perfurar o crânio do paciente.

O caso ocorreu na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI). A tia da criança, Silene Jardim Novais, narra o momento de tensão vivido pela família.“Ficamos desesperados quando ele passou mal, começou vomitar, reclamar das dores de cabeça e desmaiar. Levamos para um hospital na nossa cidade e o médico disse que o meu sobrinho sofria com diabetes. Por isso, estava naquela situação. Mas os profissionais daqui detectaram qual era realmente o problema”, disse.

De acordo com o neurocirurgião pediátrico Fernando Schmidt, o método usado com Wanderlypio Novais – que teve alta nesta quarta-feira, dia 07 – é um tratamento frequente, mas ainda de pouco acesso no Sistema Único de Saúde (SUS), pois é um procedimento de alto custo e requer material especializado. “A cirurgia durou uma hora e a recuperação do paciente foi ótima”, conta. (mais…)

Itabuna: Motociclista morre após atropelar uma pessoa e bater no fundo de carreta

Foto: Reprodução/ Vídeo- G1

Um motociclista de 47 anos morreu após atropelar uma pessoa e bater no fundo de uma carreta na manhã desta terça-feira, dia 06, na BR-415, em Itabuna, sul da Bahia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motociclista, identificado como Marcos Nascimento de Aguiar, pilotava a moto e atropelou uma pessoa que tentava atravessar a rodovia. Depois disso, ele perdeu o controle da direção e bateu no fundo de uma carreta que estava estacionada no acostamento da via.

Com o impacto, Marcos morreu ainda no local. A vítima do atropelamento foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao hospital em estado grave. Apesar do acidente, não houve interrupção do fluxo de veículos na rodovia.

G1/ Bahia

Itabuna estende até as 21 horas o funcionamento do comércio local

De acordo com decreto publicado nessa segunda-feira (29), a gestão da cidade Itabuna, no Litoral Sul, estendeu o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços até às 21 horas.  De acordo com o documento, os estabelecimentos comerciais deverão encerrar as suas atividades até às 21h, para garantir o deslocamento dos funcionários às suas residências. Na cidade, o transporte coletivo funcionará até às 22 horas.

O decreto considera aspectos técnicos e científicos estabelecidos no Observatório da Epidemia do novo Coronavírus no sul da Bahia, além da abertura do Hospital de Campanha de Itabuna, com a disponibilidade de 20 novos leitos de UTI e 20 leitos de enfermaria, para justificar a flexibilização do horário.

O texto reforça a proibição, no período compreendido entre às 21h do dia 1º de abril até às 5 da manhã do próximo dia 5, a comercialização de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). Fica permitido o delivery de alimentos, até a meia-noite.

Fonte: Políticos do Sul da Bahia via Bahia Noticias