Itaberaba: PRF e município realizam operação para retirada de animais soltos em rodovia e no perímetro urbano da cidade

Foto: PRF

Entre os dias 09 e 10 de agosto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, em Itaberaba (BA), uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, Guarda Civil Municipal e com a Vigilância Sanitária de Itaberaba. O objetivo da operação foi a retirada de animais de grande porte que circulavam livremente em via pública, na rodovia e no perímetro urbano da cidade, gerando alto risco de acidentes graves aos usuários.

Os animais foram localizados, identificados e foram retirados da via de circulação, a fim de garantir a segurança viária e fluidez do trânsito aos usuários. Animais de grande porte são vistos com frequência se alimentando da vegetação que margeia a pista e também ou até mesmo o perímetro urbano da cidade, situação que potencializa a gravidade de um acidente em caso de atropelamento, além de colocar em risco a vida dos motoristas e passageiros.

A ação foi realizada também em parceria com a prefeitura, que além das equipes cedeu laçadores e encaminhou os animais para um curral, onde eles recebem alimentação e cuidados. Deixar animais soltos nas rodovias colocando em risco a vida dos que trafegam pelo local é crime. Os proprietários dos animais podem ser enquadrados no artigo 132 do Código Penal, que trata sobre expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e eminente, bem como no artigo 31 da Lei de Contravenções Penais, no qual estabelece que deixar em liberdade, confiar a guarda a pessoa inexperiente ou não guardar com a devida cautela animal perigoso. (mais…)

Novo crédito do Bolsa Presença é disponibilizado para famílias de estudantes da rede estadual

Foto: Feijão Almeida/SECBA

O Governo da Bahia disponibilizou, nesta quarta-feira (10), um novo crédito do Bolsa Presença para as famílias dos estudantes da rede estadual de ensino em condições de vulnerabilidade socioeconômica e que estão cadastradas no CadÚnico, conforme calendário anual do programa. O crédito é de R$ 150 por família e acrescido de R$ 50 a partir do segundo estudante matriculado.

O programa tem como objetivo assegurar que os estudantes permaneçam na escola. A concessão do benefício está vinculada à assiduidade nas aulas ministradas pela unidade escolar em que o aluno está matriculado; à participação obrigatória dos alunos nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar, visando orientar o acompanhamento pedagógico; e à manutenção dos dados cadastrais atualizados na unidade escolar e de sua família no CadÚnico.

Foto: Feijão Almeida/SECBA

Santa Inês: Ação contra pornografia infantil prende homem com 5 HDs com fotos

Foto: Divulgação- PC

Uma operação deflagrada pela Delegacia Territorial (DT) para combater a prática de armazenamento e divulgação de conteúdo sexual envolvendo crianças resultou na prisão de um homem com cinco HDs externos, três computadores, um celular e quatro pen drives, nesta terça-feira, dia 09, no município de Santa Inês.

Denominada de “Infância Protegida”, a operação é resultado de uma investigação desenvolvida pela DT/Santa Inês, com o apoio técnico do Laboratório de Inteligência Cibernética do Departamento de Inteligência Policial (DIP). Nos aparelhos de informática a polícia encontrou vasto material pornográfico, como fotografias contendo cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente.

Equipes da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Central) da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) também participaram da ação. O homem responderá pelo crime elencado no Artigo 241-B da Lei 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que dispõe sobre a conduta de adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica, envolvendo crianças ou adolescentes.

Bahia Noticias

Crediamigo oferece até 60 dias de carência em renegociação de dívidas

Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Os clientes do programa de microcrédito urbano do Banco do Nordeste podem renegociar dívidas e pagar a primeira parcela até 60 dias depois. A carência está sendo oferecida em nova fase da campanha de regularização Feirão Resolve Crediamigo, que ocorre até esta sexta-feira, 12. Com a renegociação, o cliente consegue parcelar sua dívida em até 24 meses.

Para participar da campanha, o cliente deve procurar sua unidade de atendimento do Crediamigo, das 8h às 17h, para verificar em quais condições se enquadra e regularizar a situação de suas operações. A lista das unidades de atendimento está no site do BNB.

Essa é a terceira fase da campanha. Os benefícios estão sendo concedidos em toda a área de atuação do BNB e oferecem oportunidades para quitação da dívida. O superintendente de Microfinança Urbana e Microempresa do BNB, Fabrizzio Feitosa, destaca que as condições de renegociação foram flexibilizadas de forma a permitir a adesão do maior volume de clientes.

ASCOM

Bahia confirma mais cinco casos da varíola dos macacos nesta quarta

Cinco novos caso de Monkeypox foram confirmado na Bahia nesta quarta-feira (10), informou a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Os registros são indivíduos residentes em Salvador, Feira de Santana e Xique-xique. Com isso, a Bahia totaliza 25 casos da doença.

Dos 25 casos confirmados no estado, 17 foram identificados em Salvador, dois em Santo Antônio de Jesus; um em Cairu; um em Conceição do Jacuípe; um em Feira de Santana; um em Ilhéus; um em Mutuípe e um em Xique-xique. Além dos confirmados, a Bahia tem notificados 166 suspeitos.

Ainda de acordo com a Sesab, as notificações têm predomínio do sexo masculino (23 casos) e a faixa etária dos infectados varia entre dois meses e 45 anos de idade. Quanto aos sinais e sintomas apresentados, foram referidos na maioria dos casos: febre, adenomegalia, erupção cutânea, cefaleia e dor nas costas.

Metro1

Vitória da Conquista: Mulher é morta na frente da filha após ataque de dupla em moto

Foto: Alberto Maraux/ SSP

Uma mulher, de 44 anos, foi morta a tiros na frente da filha em Vitória da Conquista, no Sudoeste. A vítima, identificada como Ana Célia Coelho dos Santos, foi também atingida por golpes de faca.

Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu na Rua Cinco, no bairro Nova Esperança na última segunda-feira, dia 08. Dois homens chegaram a bordo de uma motocicleta, abordaram as duas e atacaram Ana Célia.

Até a manhã desta quarta-feira, dia 10, não havia informações de prisões de acusados. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade. A autoria e a motivação do crime são apuradas pela Delegacia de Homicídios (DH) local.

Bahia Noticias