Cairu: Justiça Federal determina desocupação de imóveis em área de risco em Morro de São Paulo

Cairu: Justiça Federal determina desocupação de imóveis em área de risco em Morro de São Paulo - destaque, cairu, bahiaFoto: Jocinere Soares/ Tribuna do Recôncavo

17 imóveis nas proximidades do Morro da Mangaba, localizado na Segunda Praia de Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia, deverão ser desocupados e interditados imediatamente. A decisão liminar foi proferida pelo juiz federal substituto da Vara Única da Subseção Judiciária de Ilhéus, Gabriel Augusto Faria dos Santos.

A prefeitura de Cairu e a União terão até 30 dias para executar a desocupação e interdição, sob risco de pagamento de multa fixada em R$ 10 mil para cada imóvel não desocupado e interditado, no prazo estipulado. A medida atende pedido do Ministério Público Federal (MPF), que em 2021 ajuizou ação civil pública. A decisão visa conter o alto risco de deslizamento de estruturas rochosas na região, com consequente perigo para os turistas e a comunidade local.

Na ação, o MPF relatou a omissão dos entes federal e municipal em adotar providências concretas para prevenir riscos de desabamento de blocos de algumas falésias situadas em Morro de São Paulo, tendo a situação ainda mais agravada pelo avanço das ocupações irregulares, inclusive em terrenos de marinha, sem a devida autorização da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e licença ambiental.

Bahia Noticias.

Casamentos em alta impulsionam mercado de turismo; Trancoso e Boipeba estão entre os destinos mais procurados

Casamentos em alta impulsionam mercado de turismo; Trancoso e Boipeba estão entre os destinos mais procurados - noticias, cairu, brasilBoipeba | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O amor está no ar e o mercado de turismo também está comemorando. Com a retomada das cerimônias após a pandemia, casais brasileiros estão investindo em festas e viagens de lua de mel, impulsionando o setor de turismo, viagens e aluguel de temporada. Dados do IBGE revelam que em 2022, foram registrados 970.041 casamentos no país, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. Apesar da alta, o número continua abaixo da média de 1.076.280 casamentos por ano entre 2015 e 2019.

A retomada dos casamentos, somada ao desejo reprimido de viagens durante a pandemia, está gerando um boom no mercado de turismo. A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) estima um crescimento de 47% no número de casamentos no primeiro semestre de 2024, totalizando 624 mil matrimônios. Segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), o setor de casamentos deve movimentar cerca de R$28,7 bilhões no Brasil em 2024. Esse valor inclui gastos com festas, viagens de lua de mel, presentes, vestuário e outros serviços relacionados ao casamento.

Destinos para lua de mel em alta:

Praias continuam em alta. Destinos como Trancoso em Porto Seguro (BA), Boipeba em Cairu (BA), Fernando de Noronha em Pernambuco e Jericoacoara no Ceará, são os mais desejadas. Já para quem gosta de montanhas, os destinos de Gramado e Campos do Jordão são alguns dos mais procurados para lua de mel no Brasil. Para os casais que gostam de viagens históricas, Ouro Preto, Olinda, Paraty e Salvador são ótimas opções para quem aprecia cultura e história. Já para os amantes da Natureza, destinos como Bonito, Pirenópolis e Capitólio são os mais procurados. (mais…)

Cairu fica por 2 dias sem energia elétrica

Cairu fica por 2 dias sem energia elétrica - noticias, destaque, cairu, bahiaFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Moradores da cidade de Cairu, no Sul da Bahia, vem sofrendo com a falta de energia elétrica. No último domingo, dia 7, faltou energia às 9 horas da manhã e até as 16 horas dessa última segunda-feira (8) a Coelba não tinha restabelecido o fornecimento.

Segundo o Padre Everaldo Santos, a cidade de Cairu já chegou a ficar 3 dias seguidos sem energia. Em 2022 a cidade ficou sem energia entre os dias 20 e 22 de julho, em dezembro de 2023 faltou energia do dia 19 até o dia 21 e dessa vez a cidade ficou sem energia no domingo e na segunda.

“É a nossa indignação com a Coelba por nos deixar 2, 3 dias sem energia, porque a gente paga em dia, e quando não paga eles cortam a energia”, disse Santos.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Cairu: Após acidente Marinha estabelece limite de velocidade em rio de Boipeba

Cairu: Após acidente Marinha estabelece limite de velocidade em rio de Boipeba - destaque, cairuFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Quase 20 dias após a colisão entre lanchas que deixou dois mortos em Boipeba, ilha que pertence ao município de Cairu, no baixo sul da Bahia, a Marinha do Brasil determinou um limite de velocidade no local onde ocorreu o acidente, conhecido como “Rio do Inferno”.

A batida ocorreu em 29 de dezembro e a determinação foi publicada na sexta-feira, dia 12, pela Capitania dos Portos da Bahia. Anteriormente, não havia determinação de velocidade no Rio do Inferno e cabia ao condutor da lancha decidir a velocidade adequada. Após a determinação, os pilotos deverão respeitar o limite de 10 nós, que corresponde a cerca de 18 km/h.

José Raimundo Nery, delegado responsável pelas investigações do caso, descreveu o “Rio do Inferno” como um canal estreito onde, quando o nível do rio baixa, é necessário navegar com velocidade reduzida. “Pelo que foi apurado pela Polícia Civil e também pela Marinha, ele seguia com velocidade excessiva”, afirmou, na época do ocorrido.

G1/ Bahia

Cairu: Prefeitura vai apreender caixas de som utilizadas em desobediência à Legislação Ambiental

Cairu: Prefeitura vai apreender caixas de som utilizadas em desobediência à Legislação Ambiental - destaque, cairuFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Prefeitura de Cairu, localizada na Costa do Dendê do litoral baiano, decidiu que vai começar a apreender as caixas de som, popularmente conhecidas como JBL, utilizadas em desacordo com a Legislação Ambiental.

Mesmo já sendo proibida, a poluição sonora causada por algumas pessoas tem excedido os limites em determinados locais e a coibição mais rigorosa será praticada, baseada na Lei Municipal 317/2010. Além da apreensão do aparelho de som, uma multa também poderá ser emitida contra o infrator. Nesses casos, quanto maior o volume do som, maior será a multa aplicada.

A operação permanente de fiscalização contra a poluição sonora no arquipélago de Cairu será realizada de forma ampliada pelos fiscais da secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Guarda Municipal e Polícia Militar. Esse efetivo trabalhará no cumprimento irrestrito da ordem e da legislação, no intuito de garantir a segurança e o conforto da comunidade.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Atualiza Bahia.

Cairu: Marinheiro preso por acidente entre lanchas é solto após exame apontar que ele não estava bêbado

O marinheiro auxiliar  foi solto, nesta quarta-feira, dia 10, após ter sido acusado por ato atentatório contra embarcação qualificado, referente ao acidente entre duas lanchas em Boipeba, em Cairu (BA). A prisão preventiva do marinheiro foi decretada no último dia 2, cerca de quatro dias depois do acidente, em 29 de dezembro.

Segundo o advogado de Aldair, Israel Ventura, o acusado foi submetido ao exame do etilômetro, para indicar a taxa e a concentração de álcool no organismo no dia do acidente. O laudo, disponibilizado ao Bahia Notícias, apontou que o marinheiro não estava sob efeito de álcool na ocasião.

O marinheiro era o responsável pela condução da embarcação Bicudinha 3 que colidiu com a lancha Dattoli 12, durante o trecho chamado de Tapera, entre Valença e Boipeba. As duas vítimas do acidente, identificadas como Mário André Machado Cabral, de 34 anos, e Larissa Fanny Galantini Pires, de 35, estavam na Dattoli 12 e morreram no local. (mais…)