Bahia dispara e cresce mais de 50% na entrada de turistas internacionais em 11 meses

Imagem Ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay

Parafraseando Gilberto Gil, a Bahia é quem dá a régua e o compasso quando o assunto é o crescimento dos estados da região Nordeste no turismo internacional. A Unidade da Federação recebeu, de janeiro a novembro deste ano, 187.997 visitantes de outros países. O número é 50,15% maior que no mesmo período do ano passado, quando o registro de desembarque em terras baianas ficou em pouco mais de 125 mil.

O estado também sobressaiu no recorte do mês de novembro. Nos 30 dias, a região recebeu 21.517 turistas internacionais, 14,48% a mais que no 11º mês de 2024. Os números são da Embratur com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o crescimento é resultado da diversidade cultural, gastronômica, religiosa e de destinos do estado, promovida pela Embratur em parceria com o Governo do Estado, prefeituras e setor privado.

Os principais emissores internacionais para a Bahia são a Argentina, com 82.132 chegadas e crescimento de 59% em 11 meses no comparativo com o mesmo período de 2024; Portugal, com 19.953 desembarques e aumento de 47,52%; Uruguai, com 16.770 visitantes estrangeiros, um acréscimo de 26,54% no comparativo, França, com 15.042 turistas internacionais (+168,47%); e Itália, com 11.271 viajantes (+41,95%).

 

5 curiosidades sobre a Espanha que só os moradores conhecem

Imagem de Dominick Vietor por Pixabay

Famosa pelas praias, gastronomia e cidades históricas, a Espanha guarda tradições e características pouco conhecidas por quem não vive na região. Mais do que um destino turístico, o local encanta com a cultura, levando muitas pessoas a optarem por uma mudança permanente. Segundo Renata Barbalho, CEO da Espanha Fácil, o país apresenta políticas migratórias menos burocráticas do que as demais nações da União Europeia, e isso tem atraído cada vez mais brasileiros.

‘Enquanto a maioria dos governos está aumentando o tempo mínimo de residência exigido para solicitar a nacionalidade, como é o caso de Portugal que passou do prazo de cinco para dez, como tempo mínimo de residência. Já a Espanha segue na contramão, permanecendo como um dos países mais rápidos e acessíveis nesse processo. Atualmente, é possível solicitar a cidadania por residência após dois anos para países ibero-americanos, como o Brasil. Além disso, o prazo para a concessão também é ágil, sendo oficialmente de até um ano, mas muitos estão sendo concluídos em menos tempo’, explica a especialista.

Esse cenário atrai cada vez mais estrangeiros interessados não apenas em oportunidades de regularização, mas também em conhecer melhor a região. Para descobrir desde hábitos cotidianos até fatos históricos e culturais, confira cinco curiosidades sobre a Espanha: (mais…)

Salvador sedia 27º Congresso Brasileiro de Direito

Foto: Tatiana Azeviche/ Ascom SeturBA

O 27º Congresso Brasileiro de Direito do Estado foi aberto na quarta-feira (21), no Hotel Deville Prime, Salvador, para três dias de debates em torno de temas como segurança jurídica, reforma tributária e inovação na gestão pública. Entre os palestrantes estão os ministros Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e Carmen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O evento, que atrai participantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, tem patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), como estratégia para impulsionar o turismo de negócios, reduzindo os impactos da sazonalidade.

Congressistas e palestrantes aproveitam o tempo livre para visitar atrativos turísticos da cidade. ‘Adoro vir a Salvador, já perdi a conta de quantas vezes vim. A cidade é maravilhosa e o povo é muito acolhedor’, disse a professora aposentada e ex-procuradora do Estado de São Paulo, Maria Sylvia Zanella di Pietro, responsável pela palestra sobre Direito Administrativo da Inovação.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: SETUR.

Ampliação de voos da Air France para a Bahia fortalece turismo internacional no estado

Imagem de juanjo tugores por Pixabay

Seis meses após o início do voo direto entre Paris (França) e Salvador, três vezes por semana (segundas, quintas e sábados), a Air France anunciou na sexta-feira (25), a ampliação das frequências na rota, com mais duas linhas semanais.

A partir de 15 de dezembro, serão cinco voos (segundas, quartas, sextas, sábados e domingos), usando o moderno Boeing B777-200, com capacidade para 328 passageiros. As novas operações são o resultado da parceria entre a companhia aérea francesa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, e o Salvador Bahia Airport (Rede Vinci).

Os novos voos também contribuem para a conectividade da capital baiana com as demais regiões do Brasil, em operações da GOL Linhas Aéreas, parceira da Air France. Passageiros de outras cidades brasileiras poderão embarcar para Paris e outros destinos na Europa, com conexão via Salvador. E turistas europeus de fora da França também ganharam mais opções de embarque para a Bahia.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Ascom Setur.

Setur, CAR e Sema firmam parceria para o incremento do turismo comunitário baiano

Foto: Tatiana Azeviche/ Ascom SeturBA

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) sediou na terça-feira, dia 16, o ato de apresentação e validação do Plano de Ação do Turismo Comunitário da Bahia, elaborado por um comitê gestor constituído de representantes do poder público, da sociedade civil, iniciativa privada, terceiro setor e universidades. Em consonância com a lei estadual 14.126/2019, que institui a política pública do segmento, o plano vai subsidiar ações da Setur-BA em sete eixos estratégicos: administrativo, planejamento, qualificação, infraestrutura, promoção, projetos transversais e articulações essenciais.

Foi apresentada, também, a proposta do edital da Setur-BA, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), para incentivos a empreendimentos que praticam o turismo comunitário em ambientes rurais.

“Vamos abrir um outro vetor que pode ser trabalhado nas comunidades rurais, que é o turismo, levando mais emprego e renda para o campo, por meio da indústria limpa”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. (mais…)

Festas de São João devem expandir viagens de ônibus interestaduais em 35%

Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay

As empresas de ônibus interestaduais planejam expandir os horários de operação em cerca de 35% no mês de junho. É neste período que muitos brasileiros querem conhecer as principais festas de São João do Nordeste, principal destino das viagens. Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) são os mais tradicionais destinos, além de São Luís (MA), com o festival do Bumba Meu Boi.

“Se atualmente as empresas operam durante um determinado número de horas por dia ou semana, elas aumentarão esse período para melhor atender à demanda desses eventos. Isso pode incluir mais turnos, horas extras ou dias adicionais de operação”, explica a conselheira da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI), Letícia Pineschi.

Em 2023, estima-se que as festas de Caruaru e Campina Grande injetaram cerca de R$ 1,1 bilhão na economia local, de acordo com dados do Ministério do Turismo. “As festividades de São João celebram a cultura regional e as tradições brasileiras, e atraem cada vez mais turistas em busca de experiências culturais autênticas”, comentou Letícia. (mais…)