Encontro da Educação Escolar Indígena reúne coordenadores pedagógicos e gestores escolares indígenas, em Salvador

Foto: Emerson Santos ASCOM SEC

Coordenadores pedagógicos e gestores escolares indígenas, representantes de Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e membros do Fórum de Educação Inclusiva dos Povos Indígenas da Bahia e do Fórum de Educação Indígena no Estado da Bahia (Forumeiba) estão reunidos no Encontro da Educação Escolar Indígena, em Salvador. Realizado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), esta edição do evento teve início na quarta-feira (3) e prossegue até sexta (5), no Hotel Fiesta, com o tema “Criação da Universidade Indígena no Brasil: escuta aos povos indígenas”.

Com perfil formativo, o Encontro da Educação Escolar Indígena visa efetivar a política da Educação Indígena como algo construído de forma coletiva, com foco no fortalecimento da identidade da Educação Indígena. O evento também visa subsidiar tecnicamente os educadores indígenas na ação de acompanhamento, monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica e administrativa nas escolas indígenas.

A coordenadora pedagógica indígena do Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, localizado no município de Rodelas, define o encontro como uma “grande aldeia da Educação”. Ela falou sobre suas expectativas com os três dias de evento. “Este é o terceiro ano que a gente vem fazendo este encontro e é um momento importante para alinharmos nossas ações, avaliarmos nossas conquistas, discutir nossos enfrentamentos, a nossa realidade. É um momento de troca, de socialização das experiências exitosas, de dialogar sobre nossas problemáticas e nossos desafios. Os povos indígenas são um grande coletivo e nosso papel é caminhar em prol de uma educação indígena de qualidade, com equidade, que é uma conquista que é nossa por direito”. (mais…)

SAJ: Polícia Civil prende acusado de incêndio e dano qualificado em carro

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Por volta das 21h30 desta última quarta-feira, dia 3, a senhora de iniciais L.M.A. compareceu a Delegacia de Polícia de Santo Antônio de Jesus (BA) para relatar que estava em seu veículo, quando um indivíduo jogou gasolina e tentou incendiar seu carro com duas pessoas dentro. Em seguida, os policiais iniciaram diligências para capturar o acusado. Segundo a Polícia Civil, o homem, que vive em situação de rua, tentou incendiar o veículo duas vezes: a primeira no centro da cidade, sem sucesso, e a segunda quando o veículo estava sendo guinchado para a concessionária para reparos futuros.

Após 4 horas do registro da ocorrência, policiais civis capturaram o suspeito de iniciais J.N.S. Ele foi detido no Terminal Rodoviário de Santo Antônio de Jesus, onde estava ameaçando pessoas e aparentemente em estado de surto.

O homem confessou que realmente tentou incendiar o veículo, pois o havia comprado recentemente e era o proprietário do mesmo. Alegou que agiu por motivos pessoais, mas esclareceu que, no momento da tentativa, não havia ninguém dentro do carro. A Polícia Civil representou pela PRISÃO PREVENTIVA do acusado e encaminhou todo o processo ao judiciário, responsável pela ação penal.

Tribuna do Recôncavo.

Governo Federal lança Plano Safra 24/25 com R$ 400,59 bilhões para agricultura empresarial

Image by PublicDomainPictures from Pixabay

Para impulsionar o setor agropecuário brasileiro, o Governo Federal lança o Plano Safra 2024/2025, no âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), oferecendo linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para médios e grandes produtores. Neste ano safra, são R$ 400,59 bilhões destinados para financiamentos, um aumento de 10% em relação à safra anterior.

Ainda, os produtores rurais podem contar com mais R$ 108 bilhões em recursos de Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), para emissões de Cédulas do Produto Rural (CPR), que serão complementares aos incentivos do novo Plano Safra. No total, são R$ 508,59 bilhões para o desenvolvimento do agro nacional.

Dos R$ 400,59 bilhões em crédito para a agricultura empresarial, R$ 293,29 bilhões (+8%) será para custeio e comercialização e R$ 107,3 bilhões (+16,5%) para investimentos. (mais…)

Serviço de mototáxi é regulamentado em Jequié

Imagem ilustrativa por cloney do Pixabay

Depois de 30 anos aguardando, o sistema de mototáxi em Jequié, Bahia, finalmente foi legalizado por meio de um decreto municipal. A regulamentação, iniciada no ano passado, envolveu a vistoria e registro dos veículos, culminando nesta quarta-feira (3) com a plotagem de cerca de 300 motocicletas e o uso de coletes vermelhos com faixas refletivas.

Cada colete contém o número do ponto, registro do condutor e um telefone 0800 para reclamações, visando garantir maior segurança tanto para os usuários quanto para os profissionais. Com uma população de mais de 150 mil habitantes, Jequié enfrentava uma demanda crescente por transporte rápido e acessível, levando muitos moradores a utilizar o serviço de mototáxi de forma clandestina.

Esta medida, já adotada em outras cidades como Salvador, é supervisionada pela Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran). Para os mototaxistas que desejam regularizar sua situação, a orientação é procurar a sede da Associação de Mototaxistas de Jequié (Amoje), localizada no Centro de Abastecimento Vicente Grilo.

Fonte: Bahia.ba

Campanha turística combate o transporte clandestino no aeroporto de Salvador

Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA

Para coibir o transporte clandestino e incentivar o uso de veículos regularizados, no aeroporto da capital baiana, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e o Salvador Bahia Airport (Rede Vinci) lançaram, nesta quarta-feira (3), no posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) do terminal, a campanha “Transporte regular, turismo legal”. A iniciativa qualifica o destino Bahia e tem como parceiros o Batalhão de Policiamento Turístico da Polícia Militar (BepTur), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as secretarias municipais de Mobilidade (Semob) e de Cultura e Turismo (Secult).

“Recebemos várias denúncias sobre condutores de veículos irregulares, que tentam se passar por motoristas de carros por aplicativo ou de empresas de transporte turístico, e decidimos fazer essa campanha, com ações transversais de diversos órgãos. Queremos garantir a segurança dos turistas que escolhem a Bahia, para que eles tenham serviços qualificados e retornem”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

“Essa iniciativa do Governo do Estado vai dar mais tranquilidade e garantia às empresas de receptivo que atuam no aeroporto. Elas já orientam o turista a contratar o transporte regular com antecendência”, completou o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze.

(mais…)

Mulher é assassinada em Vera Cruz

Foto: Arquivo Pessoal

Uma mulher de 30 anos de idade foi encontrada morta na tarde de terça-feira, dia 2, em uma região de matagal, na localidade conhecida como Entroncamento, em Vera Cruz (BA).

Nicole da Silva Barbosa estava desaparecida há alguns dias e foi encontrada despida. O Corpo foi identificado pela família da vítima.

Nicole foi atingida por golpes de instrumento de ação contundente. A autoria, motivação e circunstâncias do crime são apuradas pela 24ª Delegacia.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Atarde