Com gols de Everton Ribeiro e Juba, Bahia vence o Ba-Vi e volta a triunfar no Brasileirão

Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Bahia e Vitória se enfrentaram na tarde deste domingo (11), em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O duelo marcou o Ba-Vi de número 499 na história.

No primeiro tempo, o Bahia conseguiu colocar em prática seu desenho tático e abriu o placar com Everton Ribeiro, aos 14 minutos. No segundo tempo, o Vitória comandou as ações do jogo, não conseguiu converter as chances e viu Luciano Juba aumentar o placar para o tricolor nos acréscimos do segundo tempo.

Com o resultado, o Bahia fica com 35 pontos em 7º lugar na tabela de classificação, enquanto o Leão tem 21 pontos e está na 15ª colocação. O próximo desafio do Bahia será diante do Grêmio, no próximo sábado (17), às 18h30, na Arena. Enquanto o Vitória encara o Cruzeiro, na próxima segunda-feira (19), às 20h, no Barradão.

Bahia Noticias.

Corpo de Patrícia Jackes será velado em SAJ antes de ser sepultado em Recife

Foto: Reprodução - Vídeo - TV SAJ - Editada pelo Tribuna

O corpo da delegada Patrícia Jackes será velado na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus das 23h deste domingo até às 13h desta segunda-feira (12). Em seguida o corpo será trasladado para Salvador e, de lá, encaminhado para a cidade de Recife (PE), onde será sepultado por seus familiares.

Patrícia, que era delegada em São Felipe e residia em Santo Antônio de Jesus, foi encontrada morta em seu carro, um Jeep Renegade, próximo a entrada de São Sebastião do Passé (BA), na manhã deste domingo, dia 11. O companheiro da vítima foi preso como principal suspeito de ter assassinado e forjado o sequestro da mesma.

Um grupo de mulheres fará uma manifestação na manhã desta segunda-feira, dia 12, a partir das 8 horas da manhã, em frente a Delegacia de SAJ. As mulheres estarão todas vestidas de branco para gritar por justiça e liberdade, bem como homenagear Patrícia, que tanto lutou pela defesa das mulheres que sofrem violência domestica.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Uneb concede título Doutor Honoris Causa ao Cacique Juvenal Payayá em Utinga

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai realizar a cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao líder indígena Juvenal Teodoro da Silva, o Cacique Juvenal Payayá, no dia 16 de agosto, às 10h, no Território Indígena Payayá, localizado na Estrada Cabeceira do Rio, em Duas Barras, no município de Utinga, região da Chapada Diamantina. É a primeira vez que uma instituição brasileira realiza a cerimônia de concessão do título a uma liderança indígena em seu próprio território.

A solenidade acontecerá em sessão do Conselho Universitário (Consu) e será presidida pela reitora Adriana Marmori, com a participação de todos os membros do conselho. Entre os convidados estão caciques e lideranças indígenas como o ambientalista Ailton Krenak.

“A outorga dessa honraria ao Cacique Juvenal Payayá fortalece o movimento de descolonização de saberes defendido por esta universidade. Um movimento de valorização dos nossos povos originários e de reconhecimento da importância científico-cultural dos conhecimentos tradicionais, refletindo e reivindicando a capacidade da academia de re-interrogar a relação ser humano-natureza que nos inspira desde sempre”, destacou a reitora. (mais…)

Paróquia Bom Jesus em Valença realiza Missa Festiva

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Com o tema “IGREJA COMUNIDADE, CASA DA MISSÃO” a Paróquia Bom Jesus, na cidade de Valença (BA), realizou na manhã deste domingo, dia 11, a Missa Festiva do seu padroeiro, que foi presidida pelo Bispo da Diocese de Amargosa, Dom Juraci Gomes de Oliveira.

Dom Juraci demonstrou sua alegria por ter celebrado a Festa de Bom Jesus. “É uma alegria está na presença do Senhor Jesus e com essa festa tão animada, com esses aplausos, com essa alegria do povo, não tenho a menor dúvida, Deus estava aqui”, disse o bispo.

Já o pároco, Padre Neivaldo Carvalho, falou que a festa de Bom Jesus foi preparada com a participação dos leigos, para que todos se sentissem protagonistas e revisitassem a sua vocação de ser missionário e missionária de Jesus “para que, com a missão que o pai lhes confiou, e pela força do Espírito Santo, a gente possa estar dando continuidade [a esse trabalho de evangelização].

A Paróquia Bom Jesus, que completará 15 anos de instalação em 16 de janeiro de 2025, possui 3 setores: Jereba e Jiquiriçá na Zona Rural e o setor cidade, totalizando 20 comunidades. Padre Neivaldo concluiu convidando a todos para participar da Semana da Família, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de agosto, na Igreja Matriz de Bom Jesus.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

Prata no futebol, bronze no vôlei, show feminino e Brasil chega a 20 medalhas em Paris

Equipe feminina do futebol | Foto: Alexandre Loureiro/COB

Na primeira edição de Jogos Olímpicos em que a delegação nacional teve mais mulheres do que homens, a força do esporte feminino nacional ficou evidente. Das 20 medalhas conquistadas pelo Brasil em Paris, 12, incluindo os três ouros da campanha nacional (Rebeca Andrade no solo da ginástica artística, Bia Souza no judô e Duda e Ana Patrícia no vôlei de praia), vieram do time feminino (60%). Além disso, o bronze por equipes do judô contou com elenco misto e foi definido pela campeã mundial e olímpica Rafaela Silva.

Em 100% dos pódios em 11 modalidades conquistados pela delegação, houve presença ativa do Bolsa Atleta, o programa de patrocínio direto do Governo Federal Brasileiro. Ou os atletas são integrantes atualmente do programa do Ministério do Esporte ou tiveram os nomes publicados em editais anteriores ao longo de suas carreiras.

Em dia marcado por finais dos esportes coletivos, mais duas conquistas femininas. O vôlei superou a Turquia por 3 sets a 1 e manteve uma escrita da modalidade. Desde 1992, levando em conta os times masculino e feminino, o vôlei nacional sobe ao pódio. O resultado também representou o quinto pódio olímpico do técnico José Roberto Guimarães, com três ouros, uma prata e um bronze. (mais…)

Homem é esfaqueado por companheira em Cruz das Almas

Imagem ilustrativa | Foto: Alberto Coutinho/ GOVBA

Um homem foi atingido por golpes de faca desferido pela própria esposa na madrugada deste domingo, dia 11, em Cruz das Almas. O caso aconteceu na residência do casal, na rua Manoel Vilaboin, antiga rua da Vitória, por volta das 2h.

A mulher falou que agiu em defesa própria diante das agressões do companheiro. Detida, ela foi encaminhada para DP. O homem foi socorrido pelo SAMU e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O estado de saúde dele é desconhecido.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Forte na Noticia.