Festa da Boa Morte acontece no município de Cachoeira entre os dias 13 e 17 de agosto

Foto: Alberto Coutinho/ GOV-BA

Entre os dias 13 e 17 de agosto, o município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, será palco de mais uma edição da Festa da Boa Morte. Essa manifestação religiosa, com mais de dois séculos de existência e registrada como Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, celebra a liberdade do povo negro, a resistência da mulher negra, a religiosidade e a cultura afro-brasileira. A Festa da Boa Morte, inscrita no Livro de Registro Especial de Eventos e Celebrações pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), é uma expressão característica da religiosidade popular.

A festividade começa em 13 de agosto, dia dedicado às falecidas, com as irmãs vestidas de branco saindo em procissão, carregando uma imagem em um andor em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. No dia 14, com a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, as irmãs realizam uma procissão noturna, partindo da sede da Irmandade, carregando velas e entoando cânticos que fazem menção à dormição de Nossa Senhora. O dia 15 de agosto é dedicado a Nossa Senhora da Glória, com as irmãs levando flores e carregando o andor de Nossa Senhora da Glória até a Igreja Matriz, onde é celebrada uma missa e ocorre a transferência dos cargos, com a posse da nova comissão de festa.

A festa é promovida pela Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte de Cachoeira, composta por mulheres negras descendentes de escravizados, e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura (Secult-BA), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), de Turismo (Setur-BA) e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). (mais…)

PMBA inicia IV Curso de Operações de Inteligência

Foto: Alberto Maraux/ SSP-BA

A Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Operações de Inteligência (CoInt), iniciou nesta segunda-feira (12), no Quartel do Comando Geral da corporação, Largo dos Aflitos, a 4ª edição do Curso de Operações de Inteligência. O objetivo é aperfeiçoar a busca de dados no ambiente operacional, minimizando os riscos para os policiais militares que atuam nessa área, através de métodos e técnicas específicas. Todos os participantes são credenciados ao Sistema de Inteligência Policial (Sinpom).

A aula inaugural contou com as presenças do secretário da segurança pública, Marcelo Werner, do comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, do comandante do CoInt, coronel Augusto Magnavita, e do ajudante de ordens da Secretaria de Segurança Pública (SSP), capitão Adson Almeida, que ministrou a palestra ‘A importância do procedimento operacional padrão no aprimoramento das ações de inteligência”

Participam desta edição do curso, que seguirá até 13 de setembro, 27 policiais militares que atuam na capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e interior do estado, além de um policial da Polícia Militar do Pará (PMPA). Durante as 235 horas de carga horária, os alunos irão aprender sobre Fundamentos Doutrinários da Atividade de Inteligência de Segurança Pública e Operações de Inteligência, Contrainteligência, Estória-Cobertura e Observação, Memorização e Descrição, Planejamento Operacional, Sobrevivência Urbana Policial e Porte Velado, Geoinformações em Fontes Abertas e Restritas, entre outras disciplinas. (mais…)

Suspeito de matar delegada Patrícia Neves Jackes confessa o crime

Foto: Arquivo Pessoal

O suspeito de matar a delegada Patrícia Neves Jackes Aires admitiu que inventou para a polícia a versão que os dois teriam sido sequestrados. O mesmo falou que “girou o cinto de segurança no pescoço dela” para se defender de supostas agressões durante uma discussão.

A declaração foi dada em depoimento nesta segunda-feira (12), na 37ª Delegacia Territorial da Bahia, em São Sebastião do Passe, na Região Metropolitana de Salvador. Após a audiência de custódia, ele teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. A mulher foi encontrada morta no domingo (11), dentro do próprio carro, em uma área de mata em São Sebastião do Passé. Para a Polícia Civil, Tancredo Neves, de 26 anos, companheiro dela, é o principal suspeito do feminicídio.

O suspeito contou que os dois saíram para beber em Santo Antônio de Jesus, e Patrícia ficou alcoolizada, segundo ele. Na saída do estabelecimento, a delegada teria decidido viajar para Salvador a fim de comprar roupas. O homem relatou que durante a viagem eles pararam para urinar na BR-101, no trecho de Sapeaçu, no recôncavo baiano. Ainda no trajeto, disse para a mulher que os dois precisavam repensar a relação. (mais…)

Governo do Estado aumenta valor das bolsas dos programas Mais Futuro e Partiu Estágio

Imagem de khamkhor por Pixabay

O Mais Futuro e o Partiu estágio terão os valores de suas parcelas atualizados, conforme anunciou o governador Jerônimo Rodrigues, durante o lançamento de ações para a juventude, que aconteceu nesta segunda-feira (12), na Biblioteca Central do Estado da Bahia, nos Barris, em Salvador. A partir de agora, os créditos destinados aos estudantes que participam do programa Mais Futuro passarão a valer R$ 400 e R$ 800, a depender do perfil em que estejam enquadrados. Já o programa Partiu Estágio, que visa garantir acesso a oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições estaduais, federais e privadas com sede/polo na Bahia, teve a Bolsa reajustada de R$ 455 para R$ 607. A Bolsa estágio para estudantes do Ensino Médio também sofreu alteração de R$ 315 para R$ 420.

“Eu autorizei aqui o aumento em 33% do valor do Partiu Estágio e do Mais Futuro. Ainda em agosto, a gente já manda o pagamento para que já seja feito com reajuste aos estudantes que estão credenciados”, garantiu Jerônimo.

A política pública do Mais Futuro beneficia alunos das quatro instituições estaduais de Ensino Superior – Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) – em condições de vulnerabilidade socioeconômica, por meio do auxílio financeiro para a manutenção dos seus estudos. Essa alteração de valores vai ter um impacto de R$ 13,8 milhões nas despesas do estado em 2024, ampliando de R$ 32,4 milhões para R$ 46,2 os recursos disponibilizados pela gestão. As mudanças serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE), desta terça-feira (13). (mais…)

MEC e Inep divulgam resultados do Ideb 2023

Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay

O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, participarão de coletiva de imprensa para divulgação dos resultados de 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na quarta-feira, 14 de agosto, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF).

Os jornalistas interessados em participar da coletiva devem fazer o credenciamento pelo formulário. Para realizar o cadastro, é necessário informar nome completo, veículo de imprensa, CPF, telefone e e-mail para contato. As vagas poderão ser limitadas. As planilhas com resultados de cada município e escola serão divulgadas no portal do Inep, na quarta-feira (14) à tarde.

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. (mais…)

Genival Deolino não participará de debates eleitorais; o mesmo justifica ausência

Foto: Juca Peixoto/ SAJ NET

O prefeito de Santo Antônio de Jesus (BA) Genival Deolino decidiu não participar dos debates eleitorais. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, dia 12. Genival falou que sempre esteve e continuará diretamente em contato com quem mais importa: a população. Também falou que a decisão foi motivada pela intensa agenda de trabalho à frente da Prefeitura Municipal, com várias obras e importantes serviços acontecendo.

Genival assegura que durante a campanha eleitoral estará discutindo suas propostas através das rodas de diálogos, dos programas de rádio, entrevistas e visitas às comunidades, num verdadeiro contato direto com o povo.

“Os debates são boas oportunidades para discutir propostas, mas infelizmente alguns grupos utilizam para ataques e injúrias que tiram o brilho da disputa democrática limpa”, disse. Genival ressalta que está focado em ações concretas, construídas ao longo de seu mandato, e acredita que esse é o melhor uso de seu tempo e dedicação. O mesmo optou por estar nas ruas, ao lado das pessoas, fortalecendo essa conexão.

Edição: Tribuna do Recôncavo.