PT não indicou nomes para Ciência e Tecnologia, diz presidente do partido

O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o partido não apresentou nenhum nome ao governador Rui Costa para ocupar a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti), atualmente comandada pelo PSB. O arranjo é cogitado pelo chefe do Executivo baiano.

“Apresentamos nomes para as áreas que o PT tem ocupado. Desde o início do governo não pleiteamos a Secretaria de Ciência e Tecnologia, apesar da sua importância. Se houver necessidade de remanejamento e o governador disponibilizar a secretaria, vamos nos debruçar”, declarou o dirigente partidário. (Bahia.ba)

Elísio Medrado: Homem deitado na estrada morre ao ser atropelado

Na noite desta quarta-feira (30/01), um homem morreu ao ser atropelado na localidade do Lajedo, zona rural do município de Elísio Medrado, no Vale do Jiquiriça.

Comenta-se que Damião Almeida Assunção, de 58 anos, estava deitado na estrada quando foi atropelado. Ele morreu no local do atropelamento.

O condutor do carro com placa de Amargosa prestou depoimento. O corpo de Damião foi removido para o DPT para ser necropsiado.

Editado por Tribuna do Recôncavo | Fonte: Amargosa News

Lama em Brumadinho destrói área equivalente a 377 campos de futebol

Foto: Isac Nóbrega/ PR/ Fotos Públicas

Dados preliminares fornecidos pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) nesta quarta-feira (30), mostram que o rompimento da barragem da Vale na Mina do Feijão, em Brumadinho, devastou ao menos 204 hectares de mata. Para comparação, a área é equivalente a 377 campos de futebol. No total, a área atingida pelos rejeitos de mineração foi de no mínimo 270 hectares.

A análise foi realizada Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais, do Ibama, a partir de dados de satélite. Segundo o órgão ambiental, os rejeitos de mineração devastaram 133,3 hectares de vegetação nativa de Mata Atlântica e 70,7 hectares de áreas de proteção permanente ao longo de cursos d’água afetados pela lama que verteu da barragem. O estudo foi realizado no trecho da barragem da mina Córrego do Feijão até a confluência com o rio Paraopebas. Foram comparadas imagens de satélite obtidas dois dias após o rompimento com imagens de 3 e 7 dias antes da catástrofe.

A área afetada pelos rejeitos nas margens do rio Paraopeba não foi estimada até o momento em razão de nuvens nas imagens de satélite. Nos próximos dias o Ibama concluirá laudo técnico com a avaliação preliminar sobre os impactos ambientais causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. No sábado (26), o instituto aplicou uma multa de R$ 250 milhões a Vale por crimes ambientais. A tragédia, ocorrida na sexta-feira (25), já deixou 99 mortos; 259 pessoas estão desaparecidas. (Noticias ao Minuto)

Jiquiriçá: Policiais Militares recuperam veículo roubado

Foto: Reprodução/ Blog do Valente

Policiais do 14º Batalhão da Polícia Militar recuperaram um veículo roubado, na noite desta quarta-feira (30/01), na cidade de Jiquiriçá-BA.

Após denúncias, o veículo Gol, cor branca, placa OZI -50## foi localizado na garagem de uma construção no Loteamento Jota, na Rua Francisco Gil.

O proprietário da obra informou que um vereador havia pedido para deixar o veículo no local, e que o valor era de R$ 19 mil. O edil não foi localizado em casa, mas seu filho entregou a chave do carro.

Editado por Tribuna do Recôncavo | Fonte: Blog do Valente

DiCaprio faz apelo sobre tragédia em MG: ‘Já chega’

Foto: Cia Pak/ UN/ Fotos Públicas

O ator norte-americano Leonardo DiCaprio, conhecido por seu ativismo pelo meio ambiente, compartilhou um post do Greenpeace sobre o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, que completará uma semana nesta sexta-feira (01).

DiCaprio cobra governos e empresas para que parem de lucrar acima das vidas de seres humanos.

“#Regram #RG @greenpeace: Na sexta-feira passada, uma barragem de mineração desmoronou em uma pequena cidade no Brasil, liberando quase 13 milhões de metros cúbicos de lama tóxica e deixando para trás um rastro de morte e tristeza. Isso ocorre apenas 3 anos após o maior desastre ambiental do país, quando outra barragem se rompeu. Já chega. Governos e corporações DEVEM parar de colocar lucros acima das vidas das pessoas e da natureza.” (Noticias ao Minuto)

SAJ: Prefeitura entrega escola reformada no Alto Santo Antônio

Foto: Divulgação/ PMSAJ

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira (30) a entrega da Escola Municipal Ernesto Dantas Fernando de Oliveira, no Alto Santo Antônio, completamente reformada.

O ato realizado sem festividades, em função do falecimento de uma ex-aluna, foi aberto com um minuto de silêncio e uma prece conduzida pela coordenadora pedagógica, Professora Consuelo. Em seguida, o diretor da unidade, Professor João, fez uma fala de agradecimento pela reforma. “Nós encontramos essa escola com estrutura velha, telhado molhando, já perdemos muitos ventiladores porque a rede não suportava. Era ligar, queimava. Mesmo com tudo isso, nosso IDEB já é 5. Agora, com a escola bonita temos tudo para conquistar ainda mais”, declarou.

A escola ganhou diversas melhorias como: revisão do telhado com ampliação do beiral e instalação de novas calhas; revisão elétrica com mudança no local do quadro de energia; revisão hidráulica; reforma completa dos banheiros com ampliação do número de vasos; banheiro para pessoas com deficiência; duas novas salas de aula; reforma completa da cozinha; depósito para alimentos; sala para diretoria com depósito para material didático; espaço para banho; área para distribuição de merenda escolar; quadra para recreação; recuperação de pisos e paredes da área externa; rampas de acesso; cobertura no portão da escola; pintura geral; entre outras melhorias. (mais…)