Habeas corpus é suspensa e condenados no caso da Boate Kiss podem ser presos

Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, aceitou, nesta terça-feira, dia 14, o recurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) pedindo a suspensão do habeas corpus preventivo aos quatro réus condenados no julgamento da Boate Kiss, na última sexta-feira, dia 10. Com isso, os quatro podem ser presos. Na decisão, o ministro Deferiu o pedido liminar suspendendo os efeitos do Habeas Corpus, a fim de que haja o cumprimento imediato das penas atribuídas aos réus Elissandro Callegaro Spohr, Mauro Londero Hoffmann, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão.

Na última sexta-feira, dia 10, houve o julgamento da tragédia da Boate Kiss, que aconteceu em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul (RS). As condenações valeriam a partir de seu anúncio. Apesar disso, um habeas corpus preventivo, concedido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), a um dos réus impede o cumprimento imediato das penas.

  • Elissandro Callegaro Spohr (sócio da boate): foi condenado a 22 anos e 6 meses de reclusão;
  • Mauro Londero Hoffmann (também sócio): foi condenado a 19 anos e 6 meses de reclusão;
  • Marcelo de Jesus dos Santos (vocalista da banda Gurizada Fandangueira): foi condenado 18 anos de reclusão;
  • Luciano Bonilha Leão (auxiliar da banda): foi condenado 18 anos de reclusão

Bahia.Ba

Governo Federal investe R$ 28,8 milhões na continuidade de obras de saneamento na Bahia

Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil

As cidades de Alagoinhas, Camaçari e Salvador, na Bahia, vão receber R$ 28,8 milhões para investir em saneamento básico. Serão realizadas intervenções nos sistemas de esgotamento sanitário, de abastecimento de água e em obras e manejo de águas pluviais. O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou o repasse nesta terça-feira (14).

Juntas, as obras nas três cidades vão beneficiar mais de 118 mil famílias e gerar 19,9 mil empregos. A capital Salvador fica com a maior parte dos recursos (R$ 22,9 milhões), que vão possibilitar a continuidade da canalização e revestimentos na calha do Rio Jaguaribe e do Canal Mangabeira e melhorias na área de atendimentos dos reservatórios R7 e R23, além da ampliação do sistema de esgotamento sanitário.

O município de Camaçari recebeu R$ 5,5 milhões para dar seguimento à ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Arembepe. Já em Alagoinhas, serão investidos R$ 291,6 mil na ampliação do SES da sede municipal, com instalação de redes coletoras em sub-bacias, ligações domiciliares, estações elevatórias e Estação de Tratamento de Esgoto. (mais…)

Ministério diz que recuperou dados de vacinados após ataque hacker

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde informou, neste domingo, dia 12, ter finalizado o processo de recuperação dos registros de vacinação contra a Covid-19 após o ataque hacker na última sexta-feira, dia 10. A pasta havia ficado impossibilitada de acessar informações sobre a imunização da população.

Em nota divulgada à imprensa, o órgão informou que não houve perda de informação no processo de recuperação. “O Ministério da Saúde informa que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. Todos os dados foram recuperados com sucesso.”

O órgão ainda trabalha para restabelecer o acesso aos sistemas que ficaram fora do ar após o ataque hacker. O aplicativo ConecteSUS, que exibe registros clínicos de pacientes e informações sobre a vacinação contra a Covid-19, também está sendo restabelecido. “No momento, a pasta trabalha para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação”, informou.

Bahia.Ba

Equipes de reportagem são agredidas por seguranças de Bolsonaro na Bahia

Foto: Reprodução/ GloboNews

Equipes de reportagem da TV Bahia, afiliada da Globo no estado, e da TV Aratu, afiliada do SBT, foram agredidas por seguranças do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a cobertura da visita que ele fez neste domingo (12) às cidades do extremo sul da Bahia, afetadas pelas fortes tempestades. O caso aconteceu quando os jornalistas, no estádio municipal Juarez Barbosa, localizado na cidade de Itamaraju, tentaram se aproximar do dirigente do país.

Um dos integrantes da equipe de Bolsonaro chegou a segurar a repórter Camila Marinho pelo pescoço com o antebraço, em uma espécie de “mata-leão”. O cinegrafista Cleriston Santana, que a acompanhava, também foi atacado e impedido de chegar perto do presidente. Os jornalistas de outras emissoras foram proibidos de direcionar o microfone a Bolsonaro.

Ainda segundo a reportagem, além das agressões físicas, os seguranças também ameaçaram “enfiar a mão na cara” dos trabalhadores da TV Bahia e o jornalista Dário Cerqueira, da TV Aratu, caso os microfones esbarrasem nele novamente. Um apoiador do presidente também rasgou a espuma dos microfones.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Jornal Correio e Metro1

Caixa anuncia mais medidas de apoio aos municípios atingidos pelas enchentes na Bahia e em Minas

Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

Banco desloca equipe ao local para agilizar a prestação de suporte à população e às prefeituras locais

A CAIXA anuncia, neste domingo (12/12), diversas medidas em apoio aos municípios atingidos pelas enchentes nos estados da Bahia e Minas Gerais. O banco informa que enviou à região especialistas nas áreas de Habitação, Governo e FGTS para prestar apoio técnico às prefeituras e auxiliá-las em providências urgentes que possam ajudar as pessoas prejudicadas.

Dentre as providências, destacam-se a identificação de empreendimentos e obras públicas em situação crítica, para atuação dos poderes públicos, bem como suporte às prefeituras para o encaminhamento da documentação para liberação do Saque Calamidade do FGTS. (mais…)

Construtora investirá R$ 400 milhões em unidades habitacionais populares

Perspectiva Teen - Crédito: Divulgação

A Sociedade de Propósito Específico (SPE) TEEN Imobiliário investirá R$ 400 milhões na Zona Leste de São Paulo (SP), para erguer 2,7 mil unidades habitacionais populares nos bairros da Mooca e Anália Franco. O investimento se dará por meio da primeira parceria público-privada (PPP) habitacional do país, que tem o objetivo de entregar, ao todo, mais de 25 mil apartamentos populares na cidade.

Um dos aspectos econômicos e financeiros diferenciados será a modelagem de obtenção de crédito para os futuros moradores. Isso porque a própria TEEN vai orientar as famílias junto à Caixa Econômica Federal, que inclui subsídios em função da classe de renda. O foco está em atender interessados com faixas de renda entre um e seis salários mínimos, com enquadramento nos programas habitacionais da Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo).

A empresa realizará, ainda, um trabalho social, antes e depois da ocupação dos apartamentos, e será a responsável pela manutenção predial por até 20 anos. “Trata-se de outro diferencial na comparação com modelos tradicionais”, avalia o arquiteto e urbanista Gustavo Partezani, executivo da TEEN. “Após a entrega das chaves, as construtoras praticamente deixam de ter vínculo com os condôminos. Nós, ao contrário, apoiaremos inclusive a organização dos futuros moradores”.

Outro lote da PPP em São Paulo (SP), no bairro de Heliópolis, com expectativa de construir mais 1,1 mil unidades habitacionais, também ficará a cargo da TEEN Imobiliário.

Matéria: Eliane Jerônimo Bueno/ ASCOM