Após Salvador e Rio, Olinda cancela carnaval de rua

Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris

A prefeitura de Olinda anunciou nesta quarta-feira (5), em entrevista coletiva, o cancelamento do carnaval de rua em 2022 pelo segundo ano consecutivo e prometeu auxílio financeiro para quem depende da festa.

A proibição do carnaval foi recomendada pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região. Em Salvador, a folia momesca já havia sido cancelada pelo governador da Bahia, Rui Costa. Ainda em dezembro, com o aumento de casos de gripe H3N2 ainda em meio à pandemia de Covid-19, Rui decidiu pelo cancelamento da festa.

Já no Rio de Janeiro, após reunião com representantes dos blocos, o prefeito Eduardo Paes anunciou o cancelamento dos desfiles dos blocos de rua do carnaval deste ano.

Metro1

Anvisa reforça urgência de suspensão da temporada de cruzeiros

Imagem de Susann Mielke por Pixabay

Após o aumento de casos de Covid-19 com identificação de surtos a bordo de embarcações de cruzeiro que operam pelo Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um comunicado contra indicando o embarque de passageiros que possuem viagens do tipo programadas para os próximos dias, após o aumento. A agência reguladora também reforçou a urgência da imediata interrupção da temporada de navios de cruzeiro no Brasil.

Segundo a Anvisa, a mudança rápida no cenário epidemiológico, o risco de prejuízos à saúde dos passageiros e a imprevisibilidade das operações neste momento são os fatores levados em conta para gerar a recomendação de suspensão.

Um navio com mais de 50 casos confirmados de Covid-19 foi proibido de desembarcar em Salvador ainda nos últimos dias de 2021. Outro caso de surto à borda de embarcação foi identificado no Rio de Janeiro.

Metro1

Conecte SUS volta a exibir dados de vacinação contra a Covid-19

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde disponibilizou uma atualização para o aplicativo ConecteSUS e o sistema voltou a exibir o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19. A atualização está disponível nas lojas de aplicativos iOS e Android.

No início de dezembro, a página e o aplicativo do ConecteSUS e o site do Ministério da Saúde foram invadidos por hackers. Com isso, o ConecteSUS ficou fora do ar por 13 dias. A plataforma foi reestabelecida nesta quinta-feira, dia 23, mas ainda apresentava instabilidade.

O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença. O e-SUS Notifica — que reúne informações sobre casos e mortes por causa de Covid-19 — estava inacessível havia 11 dias, mas voltou ao ar na tarde desta terça-feira, dia 21, segundo o Ministério da Saúde.

G1

CLIENTES DO CAIXA TEM PODEM ANTECIPAR SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS PELO APLICATIVO

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

A CAIXA amplia as possibilidades de contratação da linha de Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS e disponibiliza, a partir desta terça-feira (28/12), o empréstimo para clientes do CAIXA Tem. Além disso, o valor mínimo para solicitar a antecipação passou de R$ 2 mil para R$ 500 reais.

A medida facilita o acesso dos trabalhadores aos valores do Saque-Aniversário de seu FGTS, já que a solicitação pode ser feita diretamente no CAIXA Tem, sem precisar ir a uma agência. Os trabalhadores podem antecipar até três anos do Saque-Aniversário de forma totalmente digital, diretamente pelo aplicativo, com valor mínimo para contratação de R$ 500.

É preciso estar com o CAIXA Tem e o cadastro atualizados para solicitar a Antecipação. Não é exigida avaliação de risco de crédito, permitindo a contratação mesmo para clientes com restrição cadastral. A taxa de juros é de 1,49% ao mês. (mais…)

48% das brasileiras não conseguirão dar o presente de Natal que seu/sua filho(a) pediu, diz estudo

Imagem de monicore por Pixabay

O natal é neste domingo, mas assim que o mês de dezembro inicia, as pessoas já começam a pensar nos presentes de natal. E a prioridade das mamães são sempre os pequeninos, que em muitos lares brasileiros, aprendem sobre a existência do Papai Noel e acreditam em toda a fantasia que o natal traz, incluindo o presente que o bom velhinho deixa embaixo da árvore.

Porém, devido a grande divisão social do Brasil, não são todas as famílias que têm condições de presentear suas crianças no natal. E conforme constatou o Trocando Fraldas em seu mais recente estudo, 48% das brasileiras não têm condições de dar o presente que seu/sua filho(a) pediu. Principalmente as mulheres dos 40 aos 49 anos, com 65% das entrevistadas.

Os dados por estados demonstram que, Roraima é o estado em que mais mães têm condições de dar o presente que o filho pediu. No Distrito Federal e no Rio de Janeiro, 61% e 59% respectivamente, irão dar o presente desejado pelos pequenos. Em São Paulo o percentual é de 52%, e 51% no Espírito Santo. E por fim, Rondônia é o estado em que menos famílias poderão dar o presente desejado a seus pequenos, com 29% das entrevistadas.

Matéria: Caroline Virgilli/ famivita

Ex-ministro Eduardo Pazuello sofre acidente de moto no Rio

Crédito:: Najara Araujo/ Câmara dos Deputados

O ex-ministro da Saúde e general do Exército Eduardo Pazuello sofreu um acidente de moto na noite de sexta-feira (24) na Avenida Paulo de Frontin, altura da Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo Comando Militar do Leste (CML).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, agentes do quartel central foram acionados às 23h37 para uma queda de moto. Chegando lá, encontraram o ex-ministro, de 58 anos. Ele foi levado para o Hospital Central do Exército, em Benfica, também na Zona Norte da cidade.

Segundo o CML, Pazuello sofreu fratura na clavícula direita e em um arco costal. Ele se encontra em observação com quadro estável.

G1