Primeiro Centro Especializado de Cuidados LGBTQIAPN+ do Recôncavo é inaugurado em SAJ

Foto: Luciano Almeida

Através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) realizou na tarde da última terça-feira, dia 14, a inauguração do Primeiro Centro Especializado de Cuidados LGBTQIAPN+ do Recôncavo, que funciona de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas.

Localizado na Rua Lomanto Júnior, nº 136, Bairro São Cristóvão, o espaço tem como objetivo avançar no cuidado integral desta população, compreendendo o impacto do preconceito e discriminação no contexto de vida e saúde destas pessoas. Este centro contará com diversos profissionais capacitados a acolher e cuidar da melhor forma possível dos usuários.

Entusiasta no avanço da qualidade e alcance da saúde no município, o prefeito Genival Deolino falou sobre mais esse importante equipamento. “Nossa gestão luta incansavelmente pela inclusão e pela equidade, por isso, inauguramos mais essa importante ferramenta de saúde, dessa vez voltada para o cuidado da população LGBTQIAPN+. Seguiremos trabalhando na melhoria constante do sistema de saúde para todos”, finalizou o chefe do poder executivo municipal.

Ascom PMSAJ.

Lula cobra agilidade na liberação de recursos para o Rio Grande do Sul

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Em terceira visita ao Rio Grande do Sul desde o início das enchentes que devastaram o estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, dia 15, que os governos precisam trabalhar com agilidade para dar respostas à população. Lula participou de uma solenidade em São Leopoldo do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, para anunciar novas medidas de socorro à população, incluindo o pagamento de um benefício de R$ 5,1 mil para as famílias afetadas pelas inundações, além de um programa de reconstrução de moradias populares.

“Um apelo aos companheiros prefeitos, pelo amor de Deus, a agilidade de vocês, de apresentar as propostas e projetos, é que vai mostrar, pra gente, se a Caixa Econômica está morosa ou não, se tem burocracia ou não”, disse Lula.

“Se for a burocracia, nós temos que desmontar essa burocracia. Não é possível. Muitas vezes, o tempo de pensar de um cidadão que está com a responsabilidade de liberar um recurso, porque ele é um funcionário estatutário, não é o mesmo tempo do cara que está precisando do dinheiro”, acrescentou o presidente. Lula observou que, desde as enchentes que assolaram o Vale do Taquari, no ano passado, a reconstrução das casas não tinha começado.

(mais…)

Palmeiras: Estudantes do C.E.P. Nilde Maria Monteiro Xavier representarão a Bahia na Mostra Nacional de Feiras de Ciências

Foto: Divulgação

O Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, localizado em Palmeiras, vai representar a Bahia na 5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que ocorre em Brasília entre os dias 24 e 26 de setembro. Com o projeto intitulado “EcoBoxs: uma alternativa sustentável para reaproveitar o papel descartado no ambiente escolar”, desenvolvido pelos estudantes do Clube de Ciências André Rebouças, a unidade escolar conquistou destaque pela sua abordagem inovadora e pelo impacto ambiental positivo.

Orientados pelo professor Jadson de Souza Conceição, os estudantes Israiany Andrinnyelle Silva de Almeida, Marina Bandurra de Oliveira Almeida, Thiago Luis da França Guimarães, Gustavo Lima e Lucas Santos de Almeida desenvolveram as EcoBoxs com o propósito de servir como embalagens para o projeto EcoVelas, que consiste em velas aromatizadas elaboradas por outros alunos do Clube de Ciências. Feitas com o papel reciclado, obtido a partir do papel descartado no ambiente escolar, a produção do material oferece uma solução prática e sustentável para o reaproveitamento do papel e, também, promove a conscientização ambiental entre os estudantes.

Lucas, 17 anos, aluno do 2° ano, comemorou a notícia da classificação. “Participar do desenvolvimento das EcoBoxs foi uma experiência incrível. Além de aprender sobre sustentabilidade, pude contribuir para uma causa importante. Buscamos, desde o início, uma alternativa para evitar danos maiores ao meio ambiente. Não esperava que o nosso projeto chegasse tão longe, mas a oportunidade de apresentá-lo em Brasília significa que ele tem potencial, pode ser replicado e é viável a sua produção. Eu estou muito feliz com essa classificação”. (mais…)

Safra de grãos da Bahia revela desafios e potencialidades, aponta Conab

Foto: Jaelson Lucas/ AEN - Fotos Públicas

O Estado da Bahia se prepara para mais um ciclo agrícola com expectativas e desafios, conforme aponta o 8º Levantamento da Safra 2023/2024 divulgado na última terça-feira, (14), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Com uma projeção de cultivo em 3,8 milhões de hectares, representando um aumento de 1,5% em relação à safra anterior, a Bahia busca consolidar sua posição como um dos principais produtores agrícolas do país. Destacam-se os aumentos significativos nas áreas destinadas ao cultivo de sorgo e mamona, com acréscimos de 28,3% e 14,2%, respectivamente.

Essa expansão ocorre em substituição às lavouras de milho e soja, afetadas pela irregularidade das chuvas. Embora haja uma redução de 11,1% na produção em comparação ao ciclo anterior, totalizando 11,9 milhões de toneladas de grãos, e um aumento de 6,8% na produção de fibras, alcançando 669 mil toneladas, a diversificação das culturas mostra um potencial de recuperação e crescimento. (mais…)

Postos SAC Feira II e Juazeiro realizam atendimento especial para RG neste sábado (18)

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Os postos SAC Feira II e Juazeiro realizam um atendimento especial para RG neste sábado, dia 18. Para tirar o RG é necessário apresentar certidão de nascimento ou estado civil original e o número do CPF. A 1ª via do documento é gratuita. A partir da 2ª via é preciso pagar uma taxa de R$ 48,35.

Em ambos os postos, o horário de atendimento será de 8h às 12h, através de agendamento prévio. Para agendar, é só baixar o aplicativo ou acessar o Portal de Serviços do Estado (www.ba.gov.br).

Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial (www.saeb.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Cachorro “adota” jornalista durante reportagem e comove web

Foto: Reprodução/ Vídeo - Instagram

A jornalista Ana Carolini Mota, que é repórter para o Cidade Alerta, foi surpreendida durante uma reportagem por um cachorrinho que decidiu “adotá-la” como sua humana. No registro compartilhado no Instagram na última sexta-feira, dia 10, a profissional apareceu ajoelhando para interagir com o cãozinho de rua que decidiu cumprimentá-la.

Apaixonada por animais, a jornalista decidiu levar o cãozinho para casa e cuidar dele até achar um lar para o animal. “Do ‘ao vivo’ para o banho e tosa. Esse é um daqueles carinhos que a gente não rejeita nem no meio do trabalho”, declarou.

Ana revelou que só não ficaria com o doguinho por que já tem seis gatos e três cachorros em casa, e não daria para receber mais um animal no momento. Nos comentários, os internautas se encantaram com a atitude da mulher. “Parabéns, colega! Você é gigante”, “Ana você foi adotada” e “Ah, acho que ele quer é ser seu, cuida dele, os animais quem nos escolhem”, declararam.

Bnews