Após Jaguaquara, Delegacia Itinerante da Mulher chega à Ipiaú, Itapetinga e Itambé

Foto: Divulgação - PC

A Delegacia Móvel da Polícia Civil da Bahia realizou seus primeiros atendimentos nesta segunda-feira, dia 27, no município de Jaguaquara. A ação marca o início do projeto Deam itinerante, que visa fornecer auxílio às mulheres vítimas de violência doméstica em diferentes municípios do interior do estado. A ação é coordenada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin).

A abertura do evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Jaguaquara e contou com a presença do coordenador da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia de Jequié delegado Rodrigo Fernando, da juíza de direito Andréa Padilha, da Secretária Municipal Daniela Batista e demais órgãos e autoridades locais.

O aparato da Deam Itinerante permanece em Jaguaquara nesta terça-feira, dia 28, quando a delegada titular da Deam de Jequié, Graziela Quaresma, realiza uma palestra sobre a atuação do departamento no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, também na Câmara de Vereadores, aberto ao público. Após a passagem por Jaguaquara, o roteiro segue para os municípios de Ipiaú (29 e 30 de setembro), Itapetinga (4 e 5 de outubro) e Itambé (6, 7 e 8 de outubro). Outros municípios devem ser contemplados pela iniciativa.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: GOV-BA

SAJ não registra nenhum caso de Covid-19 em 24 horas

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

O município de Santo Antônio de Jesus (BA) não registrou nenhum caso de Covid-19 no boletim deste domingo, dia 26. No momento SAJ tem 13.213 casos confirmados – dos quais, 13.049 estão recuperados e 159 morreram em decorrência da doença, consolidando 5 casos ativos – desses, 5 estão em isolamento domiciliar e nenhum está internado. Há ainda 14 pessoas aguardando resultados de exames.

Fonte: Tribuna do Recôncavo

SAJ: Sem policiamento, suspeito foge do Hospital Regional e ainda ameaça segurança

Em carta aberta enviada a imprensa, colaboradores do Hospital Regional, em Santo Antônio de Jesus (BA), denunciam a falta de policiamento na instituição.

“Já falamos diversas vezes sobre esse assunto e nada foi feito, como pode ficar um custodiado, as vezes de alta periculosidade, sem a presença de um policial? É muito descaso…, estamos correndo sérios riscos, será que vão esperar o pior acontecer, para depois tomar providências?”.

A nota foi emitida após um suspeito, que estava custodiado ter fugido da instituição na noite de sábado, dia 24. Segundo um colaborador, no momento da fuga, o homem que tinha sido preso na última terça-feira, dia 21, ameaçou o segurança com uma agulha falando que era soro positivo.

Fonte: Tribuna do Recôncavo

Siga-nos no instagram: @tribunadoreconcavo1

“NA ONDA DO RÁDIO”, poesia em homenagem ao radialista Hélio Alves

À esquerda Hélio Alves na Clube AM em 1996 | à direita na Clube FM em 2021

Em homenagem ao dia nacional do rádio, 25 de setembro, a poetisa Maria do Carmo, colunista do Tribuna do Recôncavo, expressa através da poesia uma homenagem ao radialista Hélio Alves, que desde criança sonhava em ser radialista e construiu uma trajetória no rádio, sobretudo na Clube FM, onde completou 25 anos na emissora em 1º de maio de 2021. Confira!

 

NA ONDA DO RÁDIO

Comunicação! Essencial à vida humana!

Desde os tempos primitivos, comunicar era preciso!

Antes das invenções tecnológicas, como o homem se comunicava?

Utilizando sinais, gestos e sons, seus sentimentos expressava.

 

Com o advento da tecnologia no Brasil, no século XX o rádio surgiu.

Que inovação! Uma essencial ferramenta na comunicação.

O Rádio, invadiu lares levando notícias e entretenimento.

Informações e radionovelas, eram as atrações do momento.

 

Este veículo de comunicação que nascia, necessitava de aparato.

A cooperação humana era essencial a sua evolução.

O Radialista, mediador, comunicador por excelência!

Sem a sua atuação, o rádio não teria eficiência.

 

A comunicação via rádio, pelo mundo se estendeu.

Ao campo e às cidades, levou informação e diversão.

Despertando em muitos, o desejo de atuar neste veículo de comunicação.

No Território do Recôncavo baiano, destaca-se um exemplo dessa vocação.

 

Na sua infância, já sonhava com esta profissão.

Simulava bancada e anúncios, o protótipo de uma rádio construía!

Brincando de radialista, com a comunicação se encantava.

Na adolescência, uma emissora primitiva já criava.

 

Esta emissora, era uma grande invenção para uma comunidade sem energia elétrica!

Mas já seria uma profecia do nascimento de um futuro radialista!

O som da Igreja fez parte da sua trajetória de comunicador!

Por ele anunciou o horário das missas, em leilões e eventos foi locutor.

 

Na década de 90, o sonho do “menino radialista” prosseguia!

Na Rádio Juventude, em sua terra natal (Varzedo), adentrava.

O mundo do rádio desvendava: festas, inaugurações, eventos,…

O sonho do “menino radialista”, se transformava em realidade naquele momento!

 

Prosseguindo com a sua atuação de comunicador,

Posteriormente, a equipe da então Rádio Clube AM, hoje Clube FM integrou.

Seu talento de radialista continuou demonstrando.

Nas áreas musical, jornalística e religiosa com empenho atuando.

Com a atuação de Hélio Alves, a história do rádio vem se perpetuando!

 

Jocinere Soares (Apresentação)

Maria do Carmo (Poesia)

Presidente Tancredo Neves: Homem é assassinado no Mercado Municipal

Na foto, Carlos Henrique - vítima | Arquivo Pessoal

Um homem de 23 anos foi assassinado na cidade de Presidente Tancredo Neves, no Sul da Bahia, na manhã deste sábado, dia 25.

Por volta das 11h30 Carlos Henrique Santos de Sousa estava no Mercado Municipal, quando foi atingido por disparos de arma de fogo.

Carlos foi socorrido e levado para o Hospital Maternidade Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos. Até o fechamento dessa matéria a autoria e motivação do crime são desconhecidas.

Fonte: Tribuna do Recôncavo

Homem que planejava matar cigano em Mutuípe é preso em Santo Antônio de Jesus

Foto: PM

Durante rondas realizadas em Santo Antônio de Jesus (BA) na noite de quinta-feira, dia 23, policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional do 14º Batalhão, se depararam com um homem de iniciais R.R.O. em atitude suspeita, em frente a uma pousada na entrada do Alto Santo Antônio.

Durante a abordagem e busca pessoal, foram encontrados com ele 1 revólver calibre 38, 7 munições calibre 38, 1 celular Samsung; uma corrente de pescoço; 4 cartões bancários; 1 par de luvas preta, R$ 16 reais em espécie, roupas, mochila, lanterna e remédios.

R.R.O., que estava hospedado na pousada, alegou que estaria de posse daquela arma de fogo com o objetivo de deslocar-se até o município de Mutuípe (BA) para matar um cigano, ação esta que foi frustrada pela Guarnição Tática Especial Urbana.

R.R.O. foi apresentado na Delegacia de Polícia de Santo Antônio de Jesus-BA, juntamente com os materiais apreendidos, para as providências cabíveis.

Fonte: Tribuna do Recôncavo