Lei Paulo Gustavo prevê na Bahia aplicação de R$ 285,6 milhões no setor cultural

Arte: Divulgação

No Nordeste, a Bahia é o estado que mais receberá recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022): são mais de R$ 285,6 milhões para o setor cultural. A legislação rende homenagem ao ator e humorista que faleceu em meio de 2021, vítima de Covid-19. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou decreto que regulamenta o texto, nesta quinta-feira (11/5), em Salvador (BA).

“Cultura significa emprego. Milhões de oportunidades para gente que precisa comer, tomar café, almoçar e jantar”, disse o presidente. “A cultura pode ajudar o povo a fazer a revolução que precisa ser feita neste país, para que o povo possa trabalhar, estudar, comer, ter transporte de qualidade. A cultura pode fazer com que a gente exija o cumprimento da Constituição brasileira”, completou Lula.

Para os 471 munícipios baianos estão destinados R$ 137,7 milhões. Entre as cidades com maior volume de recursos estão Salvador (R$ 22,9 milhões), Feira de Santana (R$ 4,6 milhões), Vitória da Conquista (R$ 2,7 milhões), Camaçari (R$ 2,4 milhões) e Juazeiro (R$ 1,8 milhão). Para o governo estadual também foram reservados R$ 147,8 milhões. (mais…)

Milagres ficou lotada na Romaria do Dia das Mães

Foto: Divulgação

A cidade de Milagres (BA), Diocese de Amargosa, ficou pequena para a multidão que recebeu neste domingo, dia 14, para participar da Romaria do Dia das Mães.

Para o pároco, Padre Valter Moura, foi uma festa linda, com pessoas que vieram de perto e de longe, mas foi também uma festa de muita espiritualidade.

Embora tenha sido um evento com um grande número de pessoas, não houve registro de violência nem de roubo. A romaria deste domingo foi considerada a maior que já se teve em Milagres.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

Ministério da Saúde publica portaria que disciplina pagamento do Piso da Enfermagem

Na foto, Giszele Paixão | Divulgação

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar a  lei que viabiliza o pagamento do piso nacional da Enfermagem, o Ministério da Saúde publicou a portaria que define os critérios para repasse do recurso aos estados e municípios. Os atos marcaram o Dia Internacional da Enfermagem, celebrado na sexta-feira, dia 12.

“Com isso, acreditamos que o Superior Tribunal Federal tem todos os elementos necessários para derrubar a suspensão do piso da nossa categoria, que vem lutando há mais de 30 anos por valorização e salários justos e dignos”, destacou a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, Giszele Paixão. A norma foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). O documento dá transparência aos gestores estaduais e municipais do SUS sobre os valores que vão receber e de que forma este cálculo foi feito.

Na portaria do Ministério da Saúde, as quantias foram definidas com base na apuração de impacto do piso, feito com apoio técnico do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), que resultou no valor de R$7,3 bilhões para 2023. É este recurso, liberado via crédito especial para o Fundo Nacional de Saúde (FNS), que vai ser dividido entre os mais de 5,5 mil municípios brasileiros e as 27 unidades federativas. Esses valores serão usados para complementar as despesas da rede própria e conveniada ao SUS, incluindo as entidades filantrópicas, com o pagamento dos salários.

Com informações do Ministério da Saúde.

Itororó: Morre aos 67 anos o ex-prefeito Edineu Oliveira

Foto: Divulgação

Edineu Oliveira (União), ex-prefeito de Itororó, no Sudoeste baiano, morreu neste domingo, dia 14. O político, de 67 anos, enfrentava problemas de saúde há alguns anos, já tendo sido submetido a sessões de hemodiálise. Edineu Oliveira era pecuarista. O mesmo deixa a esposa Rita, os filhos Lieska e Hermínio, e três netos. O velório e enterro serão em Itororó.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Políticos do Sul da Bahia parceiro do Bahia Notícias.

Primeiro evento náutico na Marina da Penha movimenta turismo baiano

Foto: Tatiana Azeviche

A nova Marina da Penha, na Ribeira, em Salvador, estreou no último sábado, dia 13, como palco de eventos. Ela foi o ponto de largada da primeira etapa do Circuito Baiano de Canoagem VA’A, modalidade com o uso de canoa polinésia, conhecida também como canoa havaiana. A competição, promovida pela empresa Z6 Náutica, em parceria com a Federação de Canoagem Polinésia da Bahia (Fevaaba), teve o patrocínio da Setur-BA.

A competição reuniu 150 atletas, da Bahia, Sergipe, Ceará, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal. Eles remaram por 20 quilômetros, da Ribeira até a Marina Aratu, em Simões Filho, na Baía de Aratu. Pelo caminho, belas paisagens e condições favoráveis à navegação. Após a chegada, houve a premiação dos vencedores e festa de confraternização, com a participação de organizadores, patrocinadores, atletas e seus acompanhantes.

A nova Marina da Penha, que foi inaugurada em abril deste ano, passou por obras de ampliação e requalificação, realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA). Foram investidos quase R$ 29 milhões, transformando o equipamento em uma base náutica moderna, para estimular atividades turísticas e esportivas na Baía de Todos-os Santos.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SETUR.

Feira de Santana: SDE e Instituto discutem preservação ambiental e desenvolvimento sustentável

Um momento de diálogo sobre o meio ambiente e o desenvolvimento de Feira de Santana (BA), assim foi a reunião entre o Instituto Pensar Feira e o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida, que ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 10, no município do território Portal do Sertão. O grupo apresentou ao gestor propostas para o avanço da qualidade de vida do local.

O secretário da pasta, falou da importância de discutir o desenvolvimento de forma sustentável e destacou a sua relação com Feira de Santana, cidade onde mora. “Na SDE temos falado constantemente sobre questões climáticas e a necessidade de desenvolvermos sem agredir o meio ambiente. Essa reunião com o Instituto Pensar Feira está de acordo com essa pauta que propomos. Por isso, gostaria de parabenizar o instituto, o presidente Edson Piaggio e todos os envolvidos, por essa preocupação, e destacar o nosso compromisso com Feira. Aqui cresci, aqui vivo, e dar mais qualidade de vida ao nosso povo é uma de nossas missões”.

O presidente do instituto, Edson Piaggio, explicou que o grupo é uma organização civil de interesse público, sem fins lucrativos, cujo objetivo é discutir temas que visam o desenvolvimento de Feira de Santana. “Aqui nós levamos ao secretário uma demanda antes discutida pelo grupo, que é essa preocupação de pensar Feira a longo prazo, discutindo o que pode se fazer para melhorar a qualidade de vida das pessoas que aqui estão”. (mais…)