Muritiba: Prefeito Danilo Marques segue internado; noiva fala sobre o caso

Foto: Arquivo Pessoal | Editada pelo Tribuna do Recôncavo

O prefeito de Muritiba Danilo Marques Dias Sampaio, de 44 anos, segue internado no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. “Danilo de Babão”, como é conhecido, foi baleado no pescoço por volta das 23h da última segunda-feira, quando estava em seu sítio na localidade de Carro Quebrado, zona rural de Muritiba.

Conforme o último boletim médico divulgado pelo HRSAJ, foram realizados exames de imagens que revelaram apenas lesão superficial em partes moles. Embora esteja estável, Danilo permanecerá em observação médica. Após novos exames que serão realizados nessa quarta a equipe médica emitirá um novo boletim informando o quadro clínico de Danilo.

OUÇA A ENTREVISTA COM MÁGNA, NOIVA DO PREFEITO:

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias.

SAJ: Hospital Regional realiza troca de experiências na segunda fase do Projeto Lean nas Emergências

Foto: Divulgação

O HRSAJ, Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (BA), participou, nesta semana, da segunda fase do Projeto Lean nas Emergências, programa em parceria com a BP (A Beneficência Portuguesa de São Paulo e Ministério da Saúde.

Nesta semana, a unidade recebeu a visita de profissionais da BP para troca de experiências e aprimoramento de métodos que irão promover ainda mais celeridade no giro leito, com impacto direto no fluxo da Emergência. Nesta visita, foram também demonstrados métodos de organização para melhoria contínua dos fluxos, entre outras técnicas pertinentes à área. “Tem sido uma experiência muito enriquecedora e que sem dúvida promoverá mais benefícios nos fluxos assistenciais em prol dos pacientes”, compartilhou o diretor geral do HRSAJ, Rodrigo Barretto.

O Lean nas Emergências é um projeto com objetivo de aprimorar os fluxos das urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos de todo o país através da metodologia Lean para gestão de processos, estimulando boas práticas de gestão do fluxo, de forma a otimizar o tempo de permanência do paciente na unidade. Ao todo, o projeto realizado no HRSAJ terá a duração de seis meses.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Fonte: Ascom/ HRSAJ.

SAJ: Adolescente é assassinado na Rua Chile

Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay

Um adolescente de 16 anos foi morto a tiros na tarde desta sexta-feira, dia 4, na Rua Chile, no Centro de Santo Antônio de Jesus (BA). A vítima de prenome Jorge estava em situação de vulnerabilidade, após sair da casa dos pais.

Moradores da localidade informaram que foram mais de 30 disparos. A polícia foi acionada e o corpo foi removido por uma equipe do DPT para o IML.

Este foi o 13º homicídio registrado no município em 2023. A autoria e motivação do crime são desconhecidas e serão investigadas pela 4ª Coorpin.

Blog do Valente.

SAJ: Secretaria divulga Agenda Cultural da cidade

Crédito: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Seguindo o objetivo traçado de fomentar a cultura na cidade, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (SCTJ), em Santo Antônio de Jesus (BA), divulgou uma Agenda Cultural, destacando eventos que acontecerão na cidade entre os dias 5 e 18 de agosto.

Os eventos terão início neste sábado (05), com a Roda de Conversa com lideranças territoriais da Comunidade LGBTQIAP+, no Centro Cultural, a partir das 9 horas. Na quinta-feira (10), acontecerá, na Biblioteca Municipal, a partir das 14 horas, o Sarau Literário e lançamento do livro leituras e releituras (autora Maria do Carmo), com apresentação musical de Marília Gabriela e Professor Gilberto Batata. Já no sábado (12), será realizado o evento, Cultura de Paz na Comunidade | Grafitagem e Hip-Hop, a partir das 14 horas, no Açougue Velho.

Dando continuidade à agitada e diversificada Agenda Cultural, entre os dias 14 e 18 (segunda a sexta-feira), será realizada a Semana Literária com visitações da rede municipal de ensino para bate-papo com autores, sempre das 9h às 16 horas, na Biblioteca Municipal. Na quarta-feira (16) acontecerá o evento em alusão ao Dia Municipal da Capoeira, no Centro Cultural, a partir das 18 horas. Encerrando a agenda divulgada, será realizada, na quinta-feira (17), no Centro Cultural, a partir das 18 horas, uma Roda de Conversa com jovens sobre a cultura de paz.

Ascom PMSAJ

Valença: Mulheres agricultoras garantem novos equipamentos para produção

Foto: CAR

Dia de alegria e festa para as mulheres da Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Valença (Coomafes). Nesta sexta-feira, dia 4, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou utensílios e equipamentos que vão favorecer a produção das mulheres agricultoras do território Baixo Sul.

Foram entregues 50 assadeiras, cinco seladoras, quatro raladores de coco, quatro freezers, três balanças digitais, dois raladores de aipim, dois fornos e outros itens para dar mais celeridade e garantir mais emprego e renda às 103 mulheres atuantes na cooperativa.

A presidente da Coomafes, Maria Joselita Santos, conhecida como Branca, comemorou a chegada dos equipamentos do projeto: ‘Cooperativismo e Comercialização: Aprimoramento do trabalho feminino para geração de renda’, que está beneficiando as mulheres com R$ 168 mil do edital focado em empreendimentos liderados por mulheres, uma parceria da CAR com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). (mais…)

Ilhéus: Estudantes da UFSB chegam em casa de madrugada após ônibus quebrar

Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay

Os alunos da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) têm enfrentado dificuldades em relação ao transporte público de Ilhéus (BA). Além dos veículos lotados e depreciados, o ônibus não passa na porta da Ceplac/UFSB. A linha criada em setembro do ano passado não tem sido regular, mesmo depois do aumento da passagem em cerca de 20%. Na noite de quarta-feira, dia 2, após o final do período de aulas, 12 estudantes da UFSB aguardaram o ônibus para retornar aos seus lares. Entretanto, o ônibus não passou às 22h e os estudantes, entre eles uma gestante, foram abandonados na portaria.

O representante estudantil contatou a garagem por volta das 22h15 e a informação foi de que o ônibus estava quebrado no bairro Salobrinho, mas que já estaria a caminho. Os contatos se sucederam até às 23h, quando a coordenação explicou que o ônibus responsável por fazer o trajeto daquela linha estava na garagem. Minutos antes, o representante estudantil conseguiu o contato do motorista que, contrariamente, informou que ainda estava com o veículo quebrado no Salobrinho.

Na pista escura, os alunos da UFSB se mobilizaram para conseguir voltar às suas casas. Alguns partiram para Itabuna, em casa de parentes e conhecidos, outros acionaram conhecidos para buscá-los, dando carona aos colegas. Por volta das 23h20, cinco estudantes que restaram conseguiram uma carona solidária até o Salobrinho e, ao chegarem, se depararam com um ônibus quebrado. Contudo, pelas informações apuradas, aquele ônibus não era o que deveria tê-los buscado. (mais…)