Itaparica realiza mais uma Festa de São Roque em tradição de mais de 90 anos

Imagem Ilustrativa | Foto: Tatiana Azeviche/ SETUR

A tradicional festa em homenagem a São Roque, que acontece no distrito de Misericórdia, em Itaparica, promete emocionar moradores e visitantes da ilha com uma programação especial que contará com celebração religiosa e shows musicais. Realizada há mais de 90 anos, a comemoração terá início no próximo domingo (13) com o tríduo preparatório, e segue até quarta (16), dia dedicado ao santo, que é conhecido como protetor contra doenças e pragas e é representado por Obaluayê e Omolu nas religiões afro-brasileiras.

A festividade teve origem em um milagre concedido pelo santo a uma família tradicional da de Misericórdia durante um naufrágio em uma tempestade. Desde então, anualmente, a comunidade se prepara religiosamente para os festejos em louvor ao santo, numa oportunidade única para vivenciar a cultura e a religiosidade da região.

Alvorada – No dia 16, as homenagens terão início com a alvorada, às 5h. A missa solene acontecerá às 10h, na Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, seguida de procissão pelas principais ruas do bairro da Misericórdia, quando fiéis, devotos e simpatizantes terão a oportunidade de expressar sua fé e devoção ao padroeiro da comunidade. (mais…)

Juazeiro: Cobra de dois metros é resgatada próxima a estação de tratamento de água

Foto: Corpo de Bombeiros

Uma cobra de cerca de dois metros de comprimento, do tipo jiboia, foi encontrada ao lado de uma estação de tratamento de água em Juazeiro, no norte da Bahia. O animal foi resgatado na quarta-feira, dia 9, pelo Corpo de Bombeiros, e ninguém ficou ferido.

Pessoas que passaram pelo local viram o animal e acionaram o Corpo de Bombeiros. Após o resgate, a cobra foi avaliada pelos militares, que não encontraram nenhum ferimento aparente.

Em seguida, ela foi levada para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), para que fosse avaliada de forma mais detalhada por um profissional habilitado.

Não foi detalhado se a cobra foi solta na natureza após a avaliação do Inema ou se foi levada para algum outro local.

Fonte: G1.

Cachoeira: Festa da Boa Morte tem edição especial da feira artesanato da Bahia

Foto: Ricardo Prado

A Feira Artesanato da Bahia está de volta a Cachoeira com uma edição especial dentro da programação da tradicional Festa da Boa Morte, a partir deste sábado, dia 12, até terça-feira (15/08), das 14h às 20h, na Praça Doutor Aristides Milton, na Rua Durval Chagas. Uma das mais antigas irmandades do país, a da Boa Morte é símbolo de uma sociedade religiosa, integrada por mulheres negras, que preserva as tradições afro-brasileiras. Esta demonstração de fé, devoção e resistência, pode ser vista durante a Festa da Boa Morte, realizada sempre em agosto, que reúne baianos e turistas do país e do mundo. Entrada franca.

O público que estiver participando da tradicional festa terá a oportunidade de adquirir produtos utilitários e decorativos para presentear ou para uso próprio. A herança cultural, como o barroco e a afrodescendência, e a natureza do Recôncavo influenciam totalmente em trabalhos diferenciados. As artesãs e artesãos da região e de Salvador utilizam técnicas diversas na criação de peças em cerâmica, entalhe de madeira, trançados de fibras naturais, richelieu, crochê, bordados, artes em tecidos, mosaicos, dobraduras e tecelagens.

“A Irmandade da Boa Morte é sinônimo de força e luta das mulheres negras da Bahia. A sua festa que ocorre em Cachoeira é um evento forte e cheio de simbolismo, mas é também um grande atrativo turístico. Por tudo isso e pela força ancestral do Artesanato da Bahia, é importante estarmos presente levando a energia das Artesãs e Artesãos durante a realidade dessa festa mágica”, afirma Weslen Moreira, coordenador da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia – CFA. (mais…)

Guanambi: Empréstimo de R$ 100 milhões feito por prefeitura está na mira do MPF

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) vai apurar supostas irregularidades na captação de empréstimos, que totalizam R$ 100 milhões, feitos pela Prefeitura de Guanambi, município do sudoeste baiano, junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Os empréstimos foram contraídos por meio do programa de Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa). A abertura do inquérito foi autorizada pela procuradora Marília Siqueira Costa, após ação movida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).

O inquérito civil confirma que o MPF investiga dois empréstimos, sendo que a primeira parcela de R$ 10 milhões já foi depositada na conta do município. O valor é utilizado para obras de pavimentação asfáltica.

Conforme o documento, a operação financeira tem carência de 24 meses, iniciando o pagamento somente na próxima gestão municipal. A quitação das parcelas levará oito anos, ou seja, serão necessárias duas gestões para amortizar a totalidade da dívida. (mais…)

SAJ: Câmara Municipal presta homenagem a líderes religiosos evangélicos pelos serviços realizados

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus realizou na sexta-feira, dia 4, uma sessão especial para homenagear pastores e líderes evangélicos que prestam serviços no município, tanto no âmbito religioso, quanto na realização de ações sociais e de assistência à população. Proposta pela vereadora Tia Adriana, vice-presidente do Poder Legislativo Municipal, a sessão contou com a presença de diversas lideranças do campo evangélico, além de autoridades convidadas.

A sessão foi marcada pela exaltação ao trabalho dos líderes religiosos que, além de aturem com as questões específicas de cada igreja, na pregação da doutrina cristã, também são responsáveis pela coordenação de projetos sociais em vários âmbitos. Desde a busca por retirar pessoas de ambientes nocivos à saúde, os trabalhos para recuperar pessoas viciadas em álcool e outras drogas, até projetos de caráter educacional e de formação profissional.

Em seu pronunciamento, o presidente da Associação de Ministros Evangélicos de Santo Antonio de Jesus, AMES, pastor Marcos Midson, destacou a importância do trabalho realizado pelas igrejas nos bairros mais carentes de Santo Antonio de Jesus e agradeceu à vereadora Tia Adriana pela iniciativa da homenagem. Já o pastor Josemar, representante da União Nacional das Igrejas e Pastores Evangélicos, Unigrejas, disse que o papel assumido pelos líderes evangélicos no apoio à sociedade é uma missão divina que precisa ser cumprida pelos membros das igrejas. (mais…)

SAJ: Casa pega fogo na Avenida Nossa Senhora das Graças

Foto: Juca Peixoto/ Rádio SAJ Net

Uma casa pegou fogo na Avenida Nossa Senhora das Graças, em Santo Antônio de Jesus (BA), nesta última terça-feira, dia 8. Por volta das 12 horas as guarnições do Corpo de Bombeiros Militar foram acionadas pelo Cicom/SAJ e ao chegarem no local foi constatado que a residência estava sem ocupantes, sem energia elétrica e as chamas se concentravam em um cômodo.

Os bombeiros realizaram o combate às chamas, utilizando EPRs e demais EPIs adequados. Foi feito o rescaldo e o material queimado foi retirado do interior da residência. Até a noite desta terça os objetos queimados ainda estavam na frente da casa. Os bombeiros utilizaram cerca de 500 litros de água. As residências vizinhas não sofreram danos. Não houve relato de vítimas.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.