Morre de Covid, médico João Pedro, voluntário brasileiro de testes para vacina contra a doença

Foto: Reprodução/ arquivo pessoal

Morreu aos 28 anos de idade, vitima da Covid-19, o voluntário brasileiro que participava do teste da vacina de Oxford/AstraZeneca, João Pedro R. Feitosa. O médico morreu no último dia 19, mas o fato só foi divulgado nesta quarta-feira, dia 21, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). João se formou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no ano passado.

Conforme informações obtidas pela agência internacional Bloomberg, Dr. João não recebeu doses do imunizante da Covid, e sim placebo. Representantes da AstraZeneca afirmaram à agência a impossibilidade de comentar sobre casos individuais por causa da confidencialidade e das regras do ensaio clínico.

Nos EUA, o ensaio clínico da vacina está suspenso há mais de um mês. Os estudos foram interrompidos globalmente em setembro, quando um participante do Reino Unido ficou doente, mas foram retomados no Reino Unido, Brasil, África do Sul e Índia nas últimas semanas.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: G1

EUA convidam Brasil para integrar o programa espacial Artemis

Imagem de PIRO4D por Pixabay

Em meio à visita que faz ao Brasil, o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Robert O’Brien, convidou o país parceiro a integrar o programa espacial Artemis, que pretende levar a primeira mulher à lua em 2024.

“Em nome do presidente [Donald Trump], tenho a honra de convidar o Brasil a assinar os Acordos Artemis. Esses acordos guiarão os Estados Unidos, o Brasil e parceiros com interesses semelhantes à medida que fortalecemos os esforços de exploração espacial para um futuro próspero”, disse O’Brien por meio de sua conta no Twitter.

De acordo com a agência espacial norte-americana (Nasa), o pouso na superfície lunar deve acontecer em 2024, na missão Artemis 3, terceira fase do programa. Antes disso, a Nasa vai lançar dois testes de voo ao redor do satélite para verificar o desempenho, suporte de vida e capacidades de comunicação do foguete e da cápsula onde viajarão os astronautas. (mais…)

Ministro da Saúde é diagnosticado com coronavírus

Crédito:: Najara Araujo/ Câmara dos Deputados

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, está com Covid-19. A informação foi confirmada pela pasta. Nesta segunda-feira (19), o ministro chegou a ir a um hospital após sentir uma “indisposição”, de acordo com sua assessoria. Pazzuelo é o 12° ministro do governo Bolsonaro a contrair covid-19.

Metro1

Senado aprova Carlos Manuel Baigorri para Conselho Diretor da Anatel

Foto: Pedro França/ Agência Senado

O plenário do Senado aprovou com 37 votos favoráveis, nesta terça-feira (20/10), a indicação do economista Carlos Manuel Baigorri para integrar o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Agora, o nome do economista segue para a sanção presidencial. Na segunda-feira, dia 19, Baigorri foi aprovado em sabatina pelos parlamentares na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado.

Ele é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília, com mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Católica de Brasília. É servidor de carreira da Anatel desde 2009, onde atualmente é superintendente de Controle de Obrigações.

Na Anatel, Baigorri, também ocupou os cargos de superintendente-executivo e superintendente de Competição, além de chefe da Assessoria Técnica.

ASCOM

Barroso suspende afastamento de Chico Rodrigues após senador pedir licença

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, suspendeu os efeitos da decisão que determinou o afastamento do senador Chico Rodrigues, flagrado com R$ 33 mil reais na cueca.

A decisão foi tomada após o próprio senador pedir afastamento da Casa por 121 diais.

O afastamento do senador foi determinado na semana passada, com previsão de ir para o plenário do STF nesta quarta-feira (21). Com a nova decisão, cabe ao presidente do STF, Luiz Fux, decidir sobre a desistência do julgamento.

Bahia Noticias

Oficiais de Justiça devem entregar medidas protetivas em até 24h

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que os mandados de medidas protetivas devem ser cumpridos em até 48h, em casos de violência doméstica. De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), nas 4 Varas de Violência Doméstica, foram expedidas 1.120 medidas protetivas de urgência de março a agosto deste ano.

Antes da Resolução, não havia prazo limite de entrega do mandado pelo oficial de Justiça ao acusado, apesar de a legislação prever que, após o registro da ocorrência de violência, a autoridade policial e o juiz devem encaminhar e deferir a medida protetiva em até 48 horas.

Na Bahia, segundo o responsável pela Coordenação de Cumprimento de Mandados (CCM), Osenar dos Santos, “os oficiais estão se revezando no plantão extraordinário desde abril. No plantão, tudo é cumprido com urgência, inclusive as medidas protetivas. O prazo é de 24 horas”. (mais…)