Itabuna: 74 internos do Conjunto Penal são aprovados no Sisu

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Com incentivo à educação, um total de 74 internos do Conjunto Penal de Itabuna, no sul baiano, foram aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite o acesso de estudantes ao ensino superior, por meio do programa de ressocialização desenvolvido pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).

Todos os 74 internos foram aprovados em primeira chamada e já matriculados em duas das principais instituições de ensino superior do interior do Estado: a Universidade Federal do Sul da Bahia (72) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (2). No último Sisu houve um aumento de 155% do aproveitamento de internos no ensino superior em relação ao ano anterior. Em 2023, o percentual de aprovação entre os internos que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi de 66%.

Atualmente, no Conjunto Penal de Itabuna existem 10 salas de aula, onde funcionam duas escolas anexas: a Escola Municipal Lourival Oliveira e o Colégio Estadual Adonias Filho. Na unidade, 504 reeducandos participam das oficinas de leitura, aproximadamente 600 alunos estão matriculados na escola formal e 12 alunos na UFSB cursam o ensino superior na própria unidade, outros ainda ganharam liberdade e estudam em suas residências.

Bahia Noticias.

Montagem da estrutura para ambulantes na Barra é interditada pela Inspeção do Trabalho

A polêmica sobre a estrutura na praia da Barra para os ambulantes trabalharem durante o Carnaval de Salvador ganhou mais um capítulo. Nesta quinta-feira, 1° de fevereiro, após constatar iminente risco à integridade física dos trabalhadores, a Auditoria Fiscal do Trabalho determinou a paralisação total das atividades de trabalho em altura na montagem da estrutura metálica ao longo da Avenida Oceânica.

O diretor do Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho do Estado da Bahia (SAFITEBA), Mário Diniz, ressalta o empenho dos Auditores Fiscais do Trabalho (AFTs) que, mesmo diante do descumprimento do acordo coletivo firmado pelo governo federal, em 2016, mantém as ações de inspeção. “A categoria é comprometida com a defesa do trabalho digno e, por isso, ainda não paralisou suas atividades que são fundamentais para garantir a segurança, a saúde e os direitos dos trabalhadores, antes, durante e depois da folia”.

A AFT, Flávia Maia, que também é chefe do Setor de Segurança e Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional da Bahia (SRT/BA), explica que o Termo de Interdição foi lavrado após a Inspeção do Trabalho verificar que os trabalhadores executavam as tarefas de montagem e atividades auxiliares sem a devida proteção contra queda. “Não havia proteção coletiva ou individual efetiva que impedisse queda com diferença de nível de até quatro metros e meio de altura”, relatou. (mais…)

Jequié: Acidente com micro-ônibus que transportava pacientes deixa feridos na BR-324

Foto: Reprodução/ Video - TV Bahia

Um acidente deixou cinco feridos por volta das 4h desta sexta-feira, dia 2, na BR-324, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. As vítimas são moradores da cidade de Jequié que seguiam para fazer procedimentos de saúde na capital baiana. Do total de vítimas, três pessoas estão em estado grave. Uma delas é o motorista do veículo.

O condutor do micro-ônibus perdeu o controle da direção. Com isso, o veículo atravessou o canteiro central da pista e foi parar do outro lado da via, na faixa sentido Feira de Santana. A parte frontal do ônibus ficou destruído. Pertences dos ocupantes, como almofadas e sandálias, ficaram espalhados no canteiro da pista.

Os passageiros foram socorridos pelos bombeiros, equipes da Via Bahia e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles foram encaminhados para diversas unidades de saúde, como o Hospital Geral do Estado (HGE) e o Hospital do Subúrbio, ambos em Salvador. Em nota, a Prefeitura de Jequié disse que presta toda assistência aos feridos, a fim de garantir que eles recebam os necessários cuidados médicos. Ressalta também que o micro-ônibus estava com a manutenção técnica em dia.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: G1.

Pipoca do Reggae estreia no circuito Campo Grande

Foto: Ivone Bonfim

Os amantes do Reggae agora também têm opção de desfile gratuito no Carnaval de Salvador. Pela primeira vez, a festa terá a Pipoca do Reggae, no domingo de Carnaval, dia 10/2, saindo do Campo Grande a partir das 21h. No trio, estará o veterano Kamaphew Tawa e banda Aspiral do Reggae, além de Dj Ras Peu, banda Ital Crew e Nollasco. A Pipoca se une às tradicionais no circuito, levando multidões sem cordas pelas ruas do Centro. O projeto se integra ao lançamento, no mesmo mês, da cinebiografia de Bob Marley, em Salvador.

“Salvador é um seleiro da diversidade cultural e o carnaval é uma prova viva ondetoda a diversidade cultural e musical se encontra. A Pipoca do Reggae no Carnaval vai dar visibilidade a novos talentos e fortalecerá as ações sócio-políticas e culturais do movimento, pois existe uma cadeia produtiva de historiadores, bares do Reggae, associação cultural, cerca de 126 bandas de Reggae de Salvador e interior, seis blocos de Carnaval, enfim, vamos celebrar essa cultura na maior festa do planeta”, diz Jussara Santana, idealizadora da Pipoca.

Mais informações em @palcodoreggae.

Valença: Moto é tomada de assalto na BA 542

Na quarta-feira, dia 31, por volta das 18h, foi tomada de assalto uma motocicleta Honda Pop, preta, de placa SJR 0G07. O veículo foi levado na região da Lagoa Dourada, na BA 542, em Valença (BA).

Os ladrões chegaram encapuzados, anunciaram o assalto e fugiram sentido a região do Bonfim. A Polícia Militar foi acionada mas até o momento nenhum suspeito foi preso. Informações devem ser passadas para o 190 e 181.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Atualiza Bahia.

Simões Filho: Estudante dribla dificuldades e é aprovado em 1º lugar de Medicina na UFBA

Aos 19 anos e morador de Simões Filho, cidade na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Leonardo Lima dos Santos usou a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para garantir vaga no curso de sua preferência: Medicina. E não foi só isso. O estudante do Pré-Vestibular Bernoulli, unidade Pituba, garantiu o 1º lugar em um dos cursos de graduação mais concorridos do país.

O jovem, futuro médico, não esconde a alegria e a satisfação ao saber da aprovação. “Todos ficamos muito felizes. Minha irmã chorou, minha mãe e meu pai ficaram em choque. Postamos nas nossas redes sociais, porque a felicidade era grande demais para conter. Agora, minha expectativa é de que o curso seja difícil, mas estou encarando como um grande desafio que irá mudar a minha vida e a da minha família”, afirma Leonardo.

Metodologia de Estudo

De acordo com Leonardo Lima, as horas de estudo variaram bastante e era preciso fazer adaptações pensando no bem-estar físico e mental. “Durante a semana eu estudava, em média, nove horas diárias. Em alguns dias, eu estudava mais e, em outros, um pouco menos. Nos fins de semana, eu sempre tirava um dia para me dedicar. Sábado era o dia do simulado, quando eu reservava duas horas da manhã para responder às questões, realizava o simulado e descansava à noite. No domingo, eu parava para corrigir todos os simulados”, detalha. (mais…)