Spin com ‘queixa’ de crime cai com placas falsas em Alagoinhas

Foto: PRF

Um flagrante de infração de trânsito custou caro para um motorista que trafegava na manhã desta terça-feira (14), no Km 104 da BR 101, em Alagoinhas, distante 110 quilômetros de Salvador. Ao abordarem uma Spin, policiais rodoviários federais descobriram que o carro possuía ocorrência de apropriação indébita.

O procedimento de fiscalização de trânsito, motivado pelo flagrante do para-brisa trincado, resultou em prisão para o motorista de 50 anos. Após uma vistoria detalhada, a equipe descobriu que os caracteres do carro estavam adulterados. Chamou a atenção também que a Spin portava placas falsas, pois, o original possuía um B.O de apropriação indébita, registrada em fevereiro/2023.

Questionado, o condutor que é inabilitado não soube explicar a procedência do veículo. O infrator e o veículo recuperado foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para formalização do flagrante e demais procedimentos cabíveis. (mais…)

Jovens de Ilha de Maré aprendem a restaurar coral nativo da região

Fotos: Chico Soares

Em uma iniciativa que visa não apenas à preservação ambiental, mas também ao desenvolvimento sustentável da comunidade local, jovens moradores da Ilha de Maré, em Salvador, foram capacitados pelo Corais de Maré para atuar diretamente na criação e restauração do coral nativo da Baía de Todos-os-Santos. Por meio de uma tecnologia inédita, o projeto utiliza o plástico e outros materiais recicláveis para potencializar o crescimento da espécie Millepora alcicornis. A ação é realizada pela Carbono 14, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto de Pesca Artesanal da Ilha de Maré (IPA), com o patrocínio da Braskem.

Claudiane Anjos Santos é uma dessas jovens que foram capacitadas para atuar no projeto. “É maravilhoso fazer parte de uma equipe que se dedica ao ecossistema marinho. Sinto que o oceano me escolheu para cuidar dele, ver os corais que plantamos crescerem”, explica Claudiane. Em 2023, o projeto iniciou a produção de 750 novas mudas de corais que irão se somar a outras mil mudas já plantadas em uma área de cinco mil metros quadrados no fundo do mar da Ilha de Maré. “Na medida que fomos instalando as áreas de criação de corais percebemos que a cada monitoramento havia mais peixes no local”, orgulha-se Claudiane.

A iniciativa usa suportes de plástico para fixar as mudas em sementeiras, que são feitas com esqueletos do Coral-sol, espécie considerada invasora na região. Essas sementeiras são colocadas em berçários no fundo do mar para o desenvolvimento do coral nativo Millepora alcicornis. No primeiro ano do experimento, o uso do poliacetal, um tipo de plástico conhecido por sua resistência, fez o coral nativo dobrar sua taxa de crescimento. (mais…)

SAJ: Câmara Municipal aprova decretos de título de cidadania e se prepara para sessão solene do aniversário da cidade

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) aprovou nesta segunda-feira,  dia 13, em sessão ordinária, uma série de Projetos de Decreto apresentados pelos vereadores para conceder títulos de cidadania santantoniense a diversas personalidades que tem atuado ao longo dos anos no município, contribuindo com o desenvolvimento de Santo Antonio de Jesus.

Também foram aprovadas concessões de Medalhas 29 de Maio, honraria concedida a pessoas, no grau de alta distinção, que tenham prestado relevantes serviços no desempenho de suas atribuições.

Ao todo, foram aprovados 10 decretos entre títulos de cidadania e Medalhas 29 de Maio. As honrarias serão entregues durante a sessão solene em homenagem ao aniversário de 144 anos de emancipação política de Santo Antonio de Jesus que será realizada no dia 29 de maio, dia do aniversário da cidade, no Plenário da Câmara.

Defensores públicos da Bahia anunciam greve para esta quarta-feira

Foto: Reprodução/ Video

A Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (Adep-BA) confirmou greve da categoria nesta quarta-feira, dia 15. A paralisação foi anunciada pela presidente da entidade, Tereza Cristina Almeida. A Adep-BA cobra aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 154/2023 (PLC 154), que trata do plano de cargos e carreiras dos defensores públicos. A matéria está em tramitação na AL-BA desde dezembro do ano passado.

“No próximo dia 15 de maio está programado, lamentavelmente, o início da greve de nossa categoria como estratégia para imprimir velocidade nas negociações e garantir a aprovação do projeto de lei”, disse a presidente da associação durante audiência pública em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta segunda-feira (13).

“Ao longo de mais de um ano a nossa categoria se manteve em postura de diálogo para fins do subteto e, infelizmente, apesar de nosso projeto ter chegado a tramitar com indicativos de aprovação, a gente não conseguiu, infelizmente, esse intento. Até hoje tentamos entender”, falou.

(mais…)

Santo Amaro: Bembé do Mercado mostra força do afroturismo baiano

Foto: Lucas Rosário

O tradicional Bembé do Mercado, que completa 135 anos em 2024, foi aberto na segunda-feira, dia 13, em Santo Amaro, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, com a presença de autoridades estaduais e municipais e lideranças religiosas. Reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional e Imaterial da Bahia, o maior candomblé de rua do mundo celebra a resistência do povo negro. A programação segue até domingo (19), com rituais de religiões de matriz africana, manifestações culturais, rodas de conversa, palestras e oficinas.

“Celebramos e pedimos o tombamento do Bembé, também, como Patrimônio da Humanidade. Já tivemos cinco reuniões para discutir o reconhecimento e seguimos na luta. Este ano, a festa tem um diferencial, que são os debates sobre temas como direitos da mulher, das pessoas com deficiência (PcD) e da comunidade LGBTQIAPN+”, explicou o babalorixá Pai Pote, do terreiro Ilê Axé Oju Onirê, presidente da Associação Beneficente Bembé do Mercado.

Para o assessor especial da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Paulo Sobrinho, as manifestações impactam nas atividades turísticas em Santo Amaro, com a identidade dos terreiros e das comunidades quilombolas, sendo um dos grandes atrativos do Recôncavo, que atrai visitantes do Brasil e do exterior, deixando os hotéis da região cheios. A Setur desenvolve o projeto Agô Bahia, voltado para o incremento do afroturismo, com ações de capacitação profissional e obras de infraestrutura em terreiros.

Léo Condé é demitido após um ano e três meses como técnico do Vitória

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Após um ano e três meses como técnico do Vitória, a passagem de Léo Condé à frente do Rubro-Negro terminou nesta terça-feira, dia 14. Campeão brasileiro da Série B de 2023 e do Campeonato Baiano de 2024, Condé não resistiu ao começo ruim do Leão na Série A e foi demitido junto com o preparador físico Diego Kami Mura. No total, Léo Condé comandou o Vitória em 74 jogos, somando 36 vitórias, 15 empates e 23 derrotas.

O treinador deixa o Leão com um ponto em cinco partidas no Campeonato Brasileiro, na 18ª colocação, dentro da zona de rebaixamento. Em busca de um novo técnico, o Vitória enfrenta o Atlético Goianiense no próximo sábado (20), às 16h, no Barradão, pela 7ª rodada da Série A. Enquanto não oficializa um novo treinador, o Rubro-Negro será comandado por Ricardo Amadeu, auxiliar fixo do clube.

Sem vencer nos últimos sete jogos, Léo Condé igualou, no último domingo (12), na derrota por 2 a 1 contra o Vasco, a sua pior sequência sem vitórias desde que assumiu o Vitória em fevereiro de 2023. A última vitória rubro-negra aconteceu em 31 de março, no primeiro jogo da final do Campeonato Baiano, por 3 a 2, contra o Bahia. De lá para cá, foram dois empates (ambos com o Bahia, no jogo de volta da final do Baianão e no Campeonato Brasileiro), e cinco derrotas para Palmeiras, Cruzeiro, São Paulo e Vasco, na Série A, e pro Botafogo, no jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil.

Bahia Noticias.