Três bairros de Salvador tem medidas restritivas prorrogadas

Foto: Manu Dias/ GOVBA

Os bairros do Nordeste de Amaralina, Águas Claras e Santa Cruz terão as medidas restritivas contra a Covid-19 prolongada por mais sete dias. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto nesta sexta-feira (18), durante a inauguração da Lagoa dos Pássaros, no Stiep.

As atividades econômicas dos três bairros vão continuar funcionando com limitações. Os estabelecimentos que não prestam serviços considerados essenciais só poderão funcionar das 10h às 16h, seguindo os protocolos de segurança para a prevenção do vírus. O comércio nos locais será fiscalizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).

De acordo com o balanço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), somente na última quinta-feira (17) foram feitos 42 testes rápidos para detecção do novo coronavírus no Nordeste de Amaralina, sete deles apresentaram resultados positivos. Em Águas Claras, dos 93 testes feitos, 18 foram positivos. Já em Santa Cruz, foram descobertos 26 casos positivos entre os 126 testes aplicados. O prefeito também anunciou o fim das ações setorializadas nos bairros de Pernambués, Mata Escura e São Cristóvão.

Bahia Noticia

Feira de Santana: Indústria de plástico desvia 3,4 milhões de kwh de energia com ligação clandestina

Foto: Reprodução/ Vídeo

Mais uma operação de combate ao furto de energia elétrica, realizada pela Polícia Civil, com o apoio da Coelba, desativou na noite de quinta-feira (17), uma ligação clandestina de energia em uma indústria de plásticos, em Feira de Santana (BA). Os policiais e os técnicos da distribuidora constataram o desvio de 3,4 milhões quilowatts-hora (kWh) de energia da rede da Coelba para abastecer irregularmente a indústria.

A energia recuperada é suficiente para atender 30 mil residências durante um mês ou o município de Amélia Rodrigues durante dois meses. O desvio vinha ocorrendo desde 2016. O proprietário do local será intimado para depor na delegacia de Feira de Santana e vai responder criminalmente.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro e a pena para o responsável pela prática ilegal pode chegar a oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Como denunciar

As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM

Seabra: Unidade da Hemoba volta a receber doações de sangue

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Seabra (BA), na Chapada Diamantina, reabriu nesta sexta, dia 18, para coleta de sangue e cadastro de medula óssea. Após requalificação física, além de funcionar como agência transfusional, a UCT voltou a atender os doadores, por hora marcada, de segunda a quinta-feira, das 14h30 às 17h30, e às sextas-feiras pela manhã e pela tarde, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Em função da pandemia, também foram implementadas medidas de prevenção à Covid-19, como distanciamento entre cadeiras e poltronas de doação, atendimento por hora marcada para evitar aglomeração, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), medição de temperatura na entrada da unidade e disposição de álcool em gel para candidatos à doação e corpo técnico.

Os atendimentos devem ser agendados pelo site www.hemoba.ba.gov.br, e-mail [email protected] ou pelo telefone (75) 3331-3576.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Ascom/Hemoba

Porto Seguro: Família aguardou 18 meses para corpo de motorista carbonizado ser liberado

Os restos mortais de um motorista de lotação foram liberados do Instituto Médico Legal de Porto Seguro (BA) na última quinta-feira, dia 17. Laudelino Alves dos Santos, de 41 anos, morreu carbonizado há cerca de um ano e meio em Vera Cruz, distrito de Porto Seguro. O corpo do motorista havia sido encontrado dentro de um carro em uma estrada que dá acesso à localidade do Queimado, em março de 2019. Laudelino e o veículo foram incendiados.

Os restos mortais do motorista foram encaminhados para o DPT – Departamento de Polícia Técnica. A partir de amostras de DNA, a identificação foi confirmada e o corpo só foi liberado depois de 18 meses. Um funcionário do DPT informou que a central do órgão, em Salvador, recebe materiais de 24 coordenadorias, o que acarreta na demora da liberação. Outra possibilidade seria a quantidade de material enviado, que nem sempre é suficiente.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Fonte: Radar64

Prado e Mucuri: STF determina retirada da Força Nacional do Extremo Sul da Bahia

Foto: Rosinei Coutinho/ SCO/ STF

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu na noite desta quinta-feira (17) a liminar pleiteada pelo Estado da Bahia requerendo a retirada da Força Nacional de Segurança do sul do estado. Fachin determinou que a União retire dos municípios de Prado e Mucuri, no prazo de até 48 horas, todo o contingente da Força Nacional de Segurança Pública mobilizado pela Portaria nº 493, de 1º de setembro de 2020. Também estipulou a intimação da União, na pessoa do advogado-geral, para manifestar eventual interesse em conciliar.

Em sua manifestação, o Estado da Bahia informou que a guarda federal foi mandada no último dia 3, sem consulta prévia ou solicitação de autoridades locais, ferindo o princípio constitucional da autonomia federativa dos estados. Reclamou ainda que os pedidos de esclarecimentos, feitos ao ministro André Mendonça (Justiça), ficaram sem resposta.

Para o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, “a decisão do Ministro Fachin responde à altura a grave violação constitucional perpetrada pelo Governo Federal. A Força Nacional tem papel fundamental e relevante para o país, mas sempre como instrumento de fortalecimento do pacto federativo, mediante atuação articulada e respeitando a autonomia dos Estados. Não pode se constituir um veículo de intervenção da União nos Estados membros”.

ASCOM

Contrato de Ramires com o Bahia é reativado no BID da CBF

O contrato de Ramires com o Bahia foi reativado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira (17). Com isso, o jogador fica à disposição do técnico Mano Menezes para atuar no Campeonato Brasileiro.

Após o Bahia e o Basel não entrarem em acordo, o jogador retornou ao Brasil e está treinando no CT Evaristo de Macedo desde a semana passada. “Considero uma contratação. Uma ótima contratação”, resumiu Mano durante a sua apresentação oficial no Bahia. Com 20 anos de idade, Ramires tem contrato com o Esquadrão de Aço até o fim da temporada 2022.

Bahia Noticias