SAJ: Município orienta estabelecimentos sobre prevenção a COVID-19

Imagem ilustrativa e editada | Crédito: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília

Equipes da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) seguem fiscalizando e orientando os estabelecimentos comerciais quanto aos cuidados para impedir a propagação do novo coronavírus.

Na última semana, 15 empresas foram verbalmente advertidas por não cumprirem todas as normas estabelecidas em decreto, a exemplo da utilização dos equipamentos de proteção individual, higienização, entre outras medidas.

Algumas empresas também estão sendo orientadas a manter apenas um acesso para melhor controle da quantidade de pessoas no interior dos estabelecimentos.

Ascom/ PMSAJ

Comitiva de vereadores e representantes da UFRB se reúne com ministro da Educação

Na foto, Milton Ribeiro | Crédito: Isac Nóbrega/ PR

Uma comitiva formada por vereadores do município de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, e representantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) se uniram na última quarta-feira (16), com o ministro da Educação, Milton Ribeiro. O motivo foi a liberação da obra de extensão do campus da instituição na cidade, objeto de conflito com a prefeitura.

O encontro foi organizado pelo deputado federal Márcio Marinho (Republicanos-BA), que disse estar sempre à disposição para fazer interlocução entre municípios e órgãos federais. Participaram da reunião o presidente da Câmara de Santo Amaro, Herden Cristiano (DEM); os vereadores César do Pão (Republicanos-BA), Pety do Marisco (Republicanos-BA), Dinho Zezé (MDB) e Jeronildo Sanches (PSD). A instituição de ensino foi representada pelos reitores Josué Sousa e Danilo Barata.

A agenda da comitiva incluiu também reunião no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para tratar da obra de extensão do Campus, que consta no PAC Cidades Históricas, e audiência com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, para articular repasse de recursos ao município.

Bahia.Ba

Maragogipe: Dupla morre durante ação da Polícia Militar

Dois homens morreram na manhã desta quinta-feira (17), durante uma operação da Polícia Militar, no centro de Maragogipe (BA).

Segundo a PM, ao chegarem no bairro da Comissão os militares avistaram 6 homens armados, que efetuaram vários disparos em direção a guarnição, dando início a uma intensa troca de tiros, que resultou em dois suspeitos feridos. Já os comparsas conseguiram fugir. A dupla chegou a ser encaminhada para o Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu quando recebia atendimento médico.

Com os suspeitos, os militares conseguiram apreender uma pistola calibre 380, uma ponto 40, munições, 674 pinos de cocaína, 215 pedras de crack, 148 buchas de maconha, e cerca de R$ 27,00 reais em espécie. O material foi apresentado na Delegacia Territorial.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Forte na Noticia

SAJ: Prefeitura distribui máscaras e realiza visitas em mais comunidades da zona rural

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), através da Secretaria de Assistência Social, promoveu nesta semana novas ações de distribuição de máscaras e visitas socioassistenciais na zona rural, por meio do Programa CRAS Educativo.

Na última terça-feira (15), as equipes estiveram no Cocão. Na quarta-feira (16), foi visitada a comunidade Rio das Pedras. Já nesta quinta-feira (17), a ação foi realizada na Vila Bonfim. Durante o trabalho, a população também é orientada sobre os cuidados na prevenção ao novo coronavírus.

O CRAS Educativo é parte do Plano de Contingência da Assistência Social para o Enfrentamento a COVID-19. O programa já visitou diversas comunidades na zona urbana e rural. A distribuição acontece sempre de porta em porta para evitar aglomerações.

Ascom/ PMSAJ

Cartórios da Bahia registram recorde de mortes em agosto

Imagem Ilustrativa de bernswaelz por Pixabay

A Bahia registrou este ano o mês de agosto com maior número de mortes desde 2002, quando foi iniciada a série histórica de estatísticas dos Cartórios de Registro Civil, contabilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado estadual segue a tendência nacional. O Brasil também registrou o maior número de óbitos na série.

Os dados catalogados pelo Instituto, com base nos registros dos Cartórios até 2018, comparados aos anos de 2019 e 2020, disponíveis no Portal da Transparência dos Cartórios (transparencia.registrocivil.org.br), apontam um total de 8.365 óbitos no mês, 28,3% a mais que os 6.514 registrados em agosto de 2019.

O recorde de óbitos em agosto deste ano também é confirmado na pesquisa histórica Estatísticas do Registro Civil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também utiliza como fonte primária os dados dos Cartórios brasileiros. Em comparação com agosto de 2018 (7.337 óbitos), 2020 registrou um acréscimo de 14% nas mortes, já com relação a 2017 (7.689) foram 8,7% a mais este ano, enquanto que na comparação com 2016 (7.034), o percentual de aumento em 2020 é de 19%. (mais…)

Amargosa: Convenção homologa candidatura de Júlio Pinheiro à reeleição e Getulio Sampaio à vice

Foto: Edson Andrade

A convenção partidária municipal que homologou a candidatura de Júlio Pinheiro (PT), atual Prefeito de Amargosa, para reeleição ao cargo aconteceu nesta quarta-feira (16), na Escola Municipal Almeida Sampaio. Para compor a chapa foi escolhido, pelos dirigentes dos partidos da coligação, Getulio Sampaio (PT), o qual é irmão do ex-prefeito Valmir Sampaio.

Restrita a poucos participantes, o evento promovido pelo Partido dos Trabalhadores com apoio dos aliados PROS e Avante, garantiu a integridade física e saúde das pessoas presentes com medição de temperatura, álcool em gel, máscaras e o afastamento necessário.

Ao se apresentar como candidato a vice-prefeito, Getulio Sampaio contou um pouco da sua história e garantiu que o seu trabalho rural e na feira livre durante muitos anos, vai ser a base do seu trabalho ao lado de Júlio Pinheiro. Garantiu que o povo de Amargosa pode contar com ele para o que precisar, como sempre foi.

Já Júlio Pinheiro iniciou sua fala relembrando da convenção de 2016. Destacou a falta de todas as pessoas que ele gostaria que estivessem presentes no espaço para celebrar, mas que, em respeito à pandemia e cuidado com a saúde de todos, não foi possível acontecer. (mais…)