Castroalvense Maria Luíza sagra-se Campeã Brasileira de Karatê 2024 na modalidade Kumite (luta)

Castroalvense Maria Luíza sagra-se Campeã Brasileira de Karatê 2024 na modalidade Kumite (luta) - destaque, castro-alvesFoto: Reprodução/ Video

A castroalvense Maria Luíza Aragão, de 17 anos, participou entre os dias 12 e 17 de novembro em Recife, Pernambuco, da Etapa Final do Campeonato Brasileiro de Karatê, onde consagrou-se Campeã Brasileira de Karatê 2024 na modalidade Kumite (luta).

Com gritos de ‘É CAMPEÔ, a atleta foi recebida por amigos e familiares em sua terra natal, Castro Alves, nesta segunda-feira, dia 18. Maria dedicou a conquista a todos que acreditaram e ajudaram ela a chegar até aqui.

A atleta faz parte da Ascak – Associação Castro Alves de Karatê, do Projeto Cidadão Pro Mundo e da Seleção Baiana de Karatê. A Ascak parabeniza Maria Luiza pela grande conquista, a Sensei Inês Leal e a todos que se empenharam e contribuíram para o preparo da atleta.

Maria agradece a Secretaria Municipal de Esportes, ao prefeito Thiancle Araújo e ao secretário de esporte Jadson Soares pelo apoio.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

Castro Alves vence Crisópolis no primeiro jogo da final do Intermunicipal

Castro Alves vence Crisópolis no primeiro jogo da final do Intermunicipal - destaque, castro-alvesFoto: Reprodução/ Video - TVE

Neste domingo, dia 17, a seleção de Castro Alves venceu a seleção de Crisópolis por 4×0 e carimbou o passaporte para a final do Campeonato Intermunicipal 2024. O placar foi aberto pelo camisa 2, Nino.

O jogo de volta que garantirá o troféu de campeão será no próximo domingo, dia 24, na Terra do Poeta. A Seleção de Castro Alves poderá perder por até três gols de diferença.

Já a Seleção de Crisópolis precisa vencer por cinco ou mais gols de diferença para levar o título. Caso vença por quatro gols de diferença, levará a final para os pênaltis.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Idoso residente em Feira de Santana deseja reencontrar parentes em Castro Alves

Idoso residente em Feira de Santana deseja reencontrar parentes em Castro Alves - noticias, castro-alvesFoto: Divulgação

O senhor Cassiano Moreira de Jesus, de 94 anos, residente no Conjunto Feira 6, em Feira de Santana (BA), deseja reencontrar familiares que residem em Castro Alves, no Recôncavo baiano.

Cassiano é filho de Maria Moreira de Jesus e José Martins Moreira, já falecidos. Há muitos anos ele perdeu contato com seus familiares e deseja rever os seus irmãos: Maria, Francisco, Helena, entre outros.

O motivo da procura é apenas pra matar saudade. A família de Cassiano residia na Fazenda Gameleira, em Castro Alves. Qualquer informação, entre em contato com Arli pelo Zap: 75 9 8160-8071.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Crisópolis e Castro Alves se enfrentam neste domingo na final do Intermunicipal

Crisópolis e Castro Alves se enfrentam neste domingo na final do Intermunicipal - esporte, castro-alvesFoto: Reprodução/ Video

A final do Campeonato Intermunicipal 2024 vai ser decidida neste domingo, dia 17. A partida de ida entre Crisópolis e Castro Alves, será às 14h45 (pré-jogo), no Estádio Municipal de Crisópolis.

Depois de conseguir vencer os dois jogos das semifinais, o primeiro por 3 a 1 e o segundo por 1 a 0 contra o time de Cachoeira, a equipe de Crisópolis garantiu a vaga na final e quer vencer para ir com vantagem para a partida de volta.

O time de Castro Alves também obteve 100% de aproveitamento nas semifinais. Após vencer a primeira disputa por 2 a 1 e a segunda por 2 a 0, contra a seleção de Barrocas, agora vai em busca da vitória para chegar em vantagem na segunda partida que será em casa ao lado da sua torcida.

A partida de ida será transmitida pela TVE. Você pode assistir pela internet, no link tve.ba.gov.br e no Youtube.com/tvebahia

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: TVE.

Após passar por 3 cidades, exposição ‘Qualquer Uma de Nós’ é concluída em Castro Alves

Após passar por 3 cidades, exposição ‘Qualquer Uma de Nós' é concluída em Castro Alves - noticias, destaque, castro-alvesNa foto, Elaine Brito e Tatiane Oliveira | Crédito: Ely Brito

O ‘Coletivo Bonitas Também’ concluiu em Castro Alves (BA) nesse domingo, dia 3, a exposição fotográfica ‘Qualquer Uma de Nós’. A mostra é composta por fotos de 8 mulheres que tiveram em comum o diagnóstico do câncer de mama.

A exposição foi realizada em Santo Antônio de Jesus (de 1º a 13/10), em Jiquiriçá (de 14 a 20/10) e em Cruz das Almas (de 21 a 28/10). Em Castro Alves a exposição teve início no dia 29/10 no Casarão do Poeta e finalizou neste domingo, dia 3, no Santuário e Memorial Santa Dulce dos Pobres.

O ‘Coletivo Bonitas Também’ tem como finalidade dar apoio emocional e jurídico as mulheres que estão passando pelo tratamento do câncer de mama.

Em sua fala no Santuário, Tatiane Oliveira, que foi diagnosticada com a doença aos 39 anos, falou que ouviu de sua médica: ‘Para lutar contra o câncer é necessário se alimentar bem, fazer atividade física e ter Fé’.

Tatiane ainda falou que ao ser diagnosticada foi ao Santuário pedir forças a Santa Dulce, e neste domingo ela e suas colegas retornaram para agradecer a Santa Dulce, porque ‘tenho certeza, ela nunca soltou [nossas mãos], ela sempre esteve ao nosso lado intercedendo por cada uma de nós junto a Deus para que a gente possa alcançar a cura’, disse.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo | Web Jornalista – MTE 5709/BA.

ASSISTA: (mais…)

Trecho da Ferrovia Centro-Atlântica, que passa por Castro Alves, pode ter novo operador em 2025

Trecho da Ferrovia Centro-Atlântica, que passa por Castro Alves, pode ter novo operador em 2025 - castro-alvesLinha ferrea em Castro Alves | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Caso o trecho baiano da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) seja devolvido pela VLI, operadora que controla a linha férrea, uma nova concessionária deve ser escolhida já no ano que vem.

Prestes a encerrar o contrato de 30 anos na gestão da FCA [que vence em 2026], a VLI antecipou o pedido de renovação, mas sem o trecho da Bahia. Na proposta, a concessionária propõe devolver o trecho da Bahia, pagando R$ 3,6 bilhões em indenizações, valor mínimo estimado para recuperação da malha, alvo de críticas por abandono há anos.

A FCA tem 7,8 mil quilômetros de extensão, com 2,3 mil km em solo baiano. A ferrovia sai de Corinto, na região central de Minas Gerais; passa por Campo Formoso, no Norte da Bahia; por Castro Alves e outras cidades do Recôncavo, e chega até o Porto de Aratu, na Baía de Todos-os-Santos. (mais…)