Nilo Peçanha: Homem morre atingido por caminhão ao sair de carro

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um homem morreu ao sair de um Chevrolet Celta, na cidade de Nilo Peçanha, na manhã da última terça-feira, dia 28.

A vítima, natural de Salvador, resolveu dormir no veículo na noite anterior, após o carro apresentar problemas mecânicos. No dia seguinte, o mesmo saiu do automóvel pela porta traseira e foi atingido por um caminhão.

A porta do carro ficou completamente retorcida, evidenciando a gravidade do impacto. O corpo da vítima, que não teve o nome divulgado, foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica e encaminhado ao Instituto Médico Legal.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Atualiza Bahia

Mambolada celebra 25 anos de carreira na ‘Festa do Senhor do Bonfim’ em Nilo Peçanha

Foto: Arquivo/ Video

A banda Mambolada está confirmada na tradicional Festa do Senhor do Bonfim, em Nilo Peçanha (BA), que acontece entre os dias 18 e 20 de janeiro. O grupo vai se apresentar no dia 18, sábado, com seu repertório dançante e repleto de sucessos que marcam a trajetória de 25 anos no cenário musical.

Além de comemorar sua história, a Mambolada apresenta novidades aos fãs da cidade, com o setlist do EP recém-lançado Bloquinho da Mambo.

‘Estar na Festa do Bonfim é muito especial para nós, ainda mais em um ano tão significativo. Vamos levar a nossa energia, com um repertório que mistura clássicos e músicas novas do nosso EP, para fazer todo mundo dançar e celebrar com a gente’, afirma Rafique Saade, vocalista da banda.

Nilo Peçanha: Padre Jurandir Pereira é empossado pároco da Paróquia Senhor do Bonfim

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Após ficar 7 anos na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Laje (BA), no Vale do Jiquiriçá, inicialmente como diácono e depois como pároco, Padre Jurandir Pereira assumiu a Paróquia Senhor do Bonfim, em Nilo Peçanha, no Baixo Sul da Bahia. A missa com ritual de posse foi presidida pelo Bispo da Diocese de Amargosa Dom Juraci Gomes de Oliveira, na Igreja Matriz, na noite dessa última quarta-feira, dia 21.

Além da evangelização, Pe. Jurandir realizou em Laje a Campanha das Latinhas, uma ação para ajudar as famílias mais necessitadas. “Apresentamos a ideia à comunidade, a comunidade nos abraçou e conseguimos ajudar as famílias. A união faz a força, cada um foi juntando uma latinha e ajudando”, disse Pereira. A campanha também foi iniciada em Nilo Peçanha pelo Pe. Antônio e será mantida pelo Padre Jurandir.

Pe. Jurandir agradeceu a Deus pela acolhida que teve em Nilo Peçanha, também agradeceu pelo povo de Laje que sempre lhe acolheu bem e caminhou com o mesmo em todos os momentos e pediu a Deus que lhe “fortaleça para que todos nós sejamos discípulos do Senhor e testemunhas vivas do Evangelho”. Pe. Jurandir concluiu sua fala ressaltando que chegou em Nilo Peçanha não para levar novidades, mas com o propósito de dar continuidade ao que os padres que por lá passaram iniciaram.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

Nilo Peçanha: Motorista tenta fugir e é preso com maconha e LSD

Foto: Divulgação/ Polícia Militar

Um homem foi preso com drogas ao tentar fugir da polícia em Nilo Peçanha (BA), na Costa do Dendê. A apreensão ocorreu durante a Operação Força Total, deflagrada pela Polícia Militar (PM-BA), nesta quarta-feira, dia 27.

Os agentes faziam diligências perto de um festival de música na praia de Pratigi, em Ituberá, quando avistaram um veículo. O motorista, ao perceber a presença dos militares, fez uma manobra brusca, tentou fugir, mas foi alcançado.

Dentro do carro, os agentes encontraram comprimidos de exctasy, 1.661g de Haxixe, 858g de maconha, 195g de MD, 286 comprimidos de mesclalina e 630 adesivos de LSD. O motorista e o material foram apresentados na delegacia de Valença, na mesma região.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias

Nilo Peçanha: Projeto Quilombo Legal entrega documento de regularização ambiental para comunidade Jatimane

Foto: André Frutuôso/CAR-GOVBA

A comunidade quilombola do Jatimane, localizada em Nilo Peçanha, território Baixo Sul, comemora a chegada do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), documento de regularização ambiental proveniente do trabalho realizado pelo projeto Quilombo Legal, executado pelas equipes técnicas contratadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em 100 comunidades remanescentes de quilombos.

No total, 144 cadastros foram entregues na comunidade, nesta semana, o que vai garantir diversos benefícios para as famílias, como proteção territorial, diagnóstico ambiental das áreas de vegetação nativa e nascentes, além de auxiliar as famílias a acessarem políticas públicas como a do crédito rural.

A presidente da Associação Comunitária do Jatimane, Eleildes Rosário, ressaltou a importância do documento. “O Cefir vai ser importante para acessarmos as políticas públicas necessárias para o nosso desenvolvimento. Hoje é dia de agradecer ao projeto Quilombo Legal pela parceria nessa luta”, ressaltou Eleildes. (mais…)

Visitas técnicas valorizam cultura e história de quilombos do Baixo Sul da Bahia

Foto: Divulgação

As equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) seguem o cronograma de atividades do projeto Quilombo Legal para concretizar a regularização ambiental e fundiária de 100 comunidades remanescentes de quilombos em diversas regiões do estado.

Uma equipe formada por geógrafa, socióloga e cientista social foram a campo aplicar as metodologias participativas de cartografia social e etnozoneamento, com o objetivo de valorizar o protagonismo de seis comunidades do Baixo Sul e promover o reconhecimento total de seus territórios. Essas atividades são obrigatórias para a finalização do relatório circunstanciado, que é encaminhado à Superintendência de Desenvolvimento Agrário para viabilizar o processo de titulação das terras quilombolas.

O resultado das visitas já é valorizado pelas lideranças das comunidades, que se sentem parte do processo de regularização fundiária e ambiental. A presidente da Associação Comunitária do Quilombo Jatimane, Eleildes Rosário, analisou a visita da equipe na comunidade. “Para nós, foi mais uma visita dentro desse importante avanço na construção e demarcação das nossas terras, na garantia de direitos e fortalecimento das políticas públicas para o nosso povo quilombola de Nilo Peçanha”. (mais…)

catch-infinite-scroll-loader