Seagri entrega cinco toneladas de alimentos arrecadados na Fenagro ao programa Bahia Sem Fome

Foto: Manuela Cavadas-/Seagri

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) entregou nesta quarta-feira (4) cinco toneladas de alimentos não perecíveis ao programa Bahia Sem Fome. Os donativos foram arrecadados entre os dias 1 e 3 de dezembro, na Fenagro 2025, quando os visitantes trocaram um quilo de alimento por ingressos da feira.

Para o secretário Pablo Barrozo, o resultado da ação mostra a força e a solidariedade do povo baiano. ‘Os donativos arrecadados irão garantir que as pessoas tenham acesso à nutrição adequada e de qualidade. A Fenagro reforça esse compromisso com o Bahia Sem Fome, com a parceria do Grupo A Tarde, ajudando a combater a fome de famílias em situação de vulnerabilidade’, afirmou Barrozo.

A entrega dos alimentos contou com a presença do coordenador-geral do programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, que recebeu os alimentos que serão distribuídos para famílias em todo o estado. Durante o evento, ele ressaltou a importância da parceria com a Fenagro na divulgação das ações de segurança alimentar. A Fenagro prossegue até  domingo (7).

Imprensa SEAGRI.

Encontro na Fenagro nesta terça (2) reúne secretários de 6 estados para impulsionar desenvolvimento do MATOPIBA e SEALBA

Foto: Darlan Nunes/ Seagri

A Fenagro 2025 será cenário de um movimento estratégico para o desenvolvimento e futuro da agropecuária na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e SEALBA (Sergipe, Alagoas e Bahia).

Nesta terça-feira (2), a partir das 15h, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) promove, no Parque de Exposições de Salvador, um encontro entre os secretários de agricultura dos seis estados para formalizar dois inéditos termos de Cooperação Técnica. Os acordos marcam o início de um plano de ações que irão integrar políticas, potencializar investimentos e consolidar essas fronteiras agrícolas como referência nacional em inovação e sustentabilidade.

O primeiro termo, voltado ao MATOPIBA, formaliza a criação de um Plano Interestadual de Desenvolvimento com os principais eixos voltados ao fortalecimento das cadeias produtivas, incentivo à novas tecnologias e ampliação dos mercados consumidores, nacionais e internacionais. Também envolve ações de desenvolvimento socioprodutivo sustentável, alinhadas ao Plano ABC+, estimulando práticas agropecuárias de baixa emissão de carbono, uso racional dos recursos naturais e recuperação de áreas degradadas.

Já o segundo termo será firmado às 16h, entre os estados que compõem o SEALBA, com foco em ações conjuntas nas áreas de sanidade agropecuária, logística, práticas sustentáveis e fortalecimento da cadeia produtiva do citrus.

Imprensa SEAGRI.

Caíque Barbosa coloca a Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus em destaque nacional na UVB pela modernização do Legislativo

Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, Caíque Pires Barbosa, recebeu o Troféu Presidente Destaque durante o Congresso UVB 61 Anos, em Brasília. A honraria é concedida pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), entidade nacional que representa vereadores e Câmaras Municipais, promovendo a qualificação do legislativo e incentivando boas práticas de gestão pública em todo o país. O reconhecimento destaca gestores que implementam ações de modernização, transparência e fortalecimento institucional — critérios que marcaram a atual gestão.

Sob a liderança de Caíque Barbosa, a Câmara realizou uma transformação estrutural, implantando tramitação 100% digital, com rastreabilidade, eliminação de papel, assinatura digital e integração com o Executivo. O processo legislativo ganhou agilidade e segurança, com fluxos padronizados e acesso remoto para servidores e parlamentares.

Outro avanço decisivo foi a implantação do módulo de votação eletrônica, que trouxe controle automático de quórum, registro de presenças, gestão do tempo de fala e resultados exibidos em tempo real, além da geração automática das atas. A modernização tornou as sessões mais eficientes e ampliou a transparência do plenário. (mais…)

SPM e Voluntárias Sociais planejam ações do Projeto Cuidar de Quem Cuida para atender trabalhadoras no Carnaval 2026

Foto: Ane Novo/ Ascom SPM

Na contagem regressiva para o Carnaval 2026, a Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) e as Voluntárias Sociais já estão planejando os serviços que serão prestadas, por meio do Projeto Cuidar de Quem Cuida, às trabalhadoras que atuam nos circuitos da folia. Em 2025, o projeto beneficiou mais de 2.400 ambulantes, catadoras de materiais recicláveis e cordeiras, com atendimento psicológico, oficinas de yoga, massoterapia, penteados, rodas de conversa, exercícios de respiração, acupuntura auricular, ventosaterapia e meditação.

Para a secretária Neusa Cadore, essas mulheres trabalham em uma jornada exaustiva, muitas são chefes de família. ‘E o objetivo do Governo do Estado, com o Cuidar de Quem Cuida, é garantir acolhimento para elas, mas também a promoção de direitos e melhores condições de trabalho durante o Carnaval e em outras festas populares da Bahia, de maneira integrada com a política de cuidados’, comentou.

A professora Tatiana Velloso, presidenta das Voluntárias Sociais, por sua vez, pontuou a necessidade deste planejamento para melhor atender essas trabalhadoras. ‘O Cuidar de Quem Cuida é um marco porque oferecemos uma série de serviços, em espaços planejados, com profissionais especializadas para que essas trabalhadoras possam desempenhar suas funções com mais dignidade e segurança. Elas desempenham um papel fundamental no Carnaval da Bahia, fazem essa grande festa acontecer e é imprescindível que sintam-se acolhidas e respeitadas’, afirmou.

Ascom SPM

Inaugurada pela prefeitura de Muniz Ferreira, unidade de processamento de frutas impulsiona produção de polpas com início das vendas

Foto: Divulgação

Agricultores de Muniz Ferreira iniciaram as vendas de polpas de frutas artesanais na Unidade de Beneficiamento e Processamento de Frutas Donatino da Paz. As famílias cadastradas têm a missão de melhorar a qualidade, a aparência e a vida útil dos produtos, preparando para o consumo ou para o comércio. O espaço está equipado com máquinas de produção, logística e beneficiamento, cozinha comunitária, despolpadeira, freezer, liquidificador industrial e outros equipamentos.

Com essa estrutura, as primeiras polpas começam a sair com excelente qualidade, produzidas de forma artesanal pela agricultura familiar de Muniz Ferreira. Polpas de Cacau, Acerola, Abacaxi e Maracujá são as primeiras a serem comercializadas no local por R$ 1,30 (embalagem de 100 gramas) ou R$ 3,00 (embalagem de 250 gramas).

Ao longo da fabricação dos derivados das frutas, a tendência é que a roça plante mais e colha mais, ajudando o homem e a mulher do campo a produzir e escoar para a unidade de beneficiamento, onde a fruta passa pelo processamento e vira os derivados. Todas as polpas já saem com o selo de qualidade e de identificação do município.

Texto: Kaylan Anibal.

UVB reconhece Caíque Barbosa pelo trabalho de modernização à frente da Câmara de Santo Antônio de Jesus

Foto: Claudio Lima

O presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, Caíque Pires Barbosa (PSDB), recebeu o Troféu Presidente Destaque durante o Congresso UVB 61 anos, realizado em Brasília pela União dos Vereadores do Brasil. A honraria reconhece presidentes de câmaras que implementam ações efetivas de modernização, transparência e fortalecimento institucional – critérios que marcaram a atual gestão de Caíque.

O mérito que colocou Santo Antônio de Jesus em evidência nacional está ligado a uma série de mudanças estruturantes no processo legislativo e administrativo, que passou por uma digitalização ampla. A Câmara implantou tramitação 100% digital, com controle de prazos, rastreabilidade completa, eliminação de papel, integração com o Executivo e acesso remoto para servidores e parlamentares. O sistema também padronizou fluxos de trabalho e garantiu maior segurança jurídica por meio de assinatura digital.

Outro avanço decisivo foi a implementação do módulo de votação eletrônica, que modernizou o plenário com controle automático de quórum, registro de presenças, gestão do tempo de fala e resultados exibidos em tempo real, além da geração automatizada das atas. O modelo tornou as sessões mais eficientes, transparentes e alinhadas às práticas contemporâneas de gestão legislativa. (mais…)