Homem morre em Mutuipe durante ação policial

Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um suspeito foi atingido por disparos de arma de fogo na manhã desta quinta-feira, dia 17, na cidade de Mutuipe (BA). O homem de prenome Ariel estava no bairro Alto da Cajazeira quando aconteceu a operação policial realizada pela PM. Ariel chegou a ser socorrido e levado pela guarnição para o Hospital e Maternidade Clélia Rebouças, mas não resistiu e morreu.

Redação: Tribuna do Recôncavo | informações: Mídia Bahia.

Castro Alves recebe campeonatos baianos de judô e ciclismo neste final de semana

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

A cidade de Castro Alves se prepara para um dos finais de semana mais movimentados do ano neste sábado (19) e domingo (20) com uma intensa programação esportiva e cultural que promete atrair mais de 1,5 mil visitantes.

Entre os destaques estão o Campeonato Baiano de Judô e o Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada e CRI, além do encontro de motociclistas ‘Castro Moto Alves’. Os eventos têm o apoio da Prefeitura, reforçando a vocação da cidade para o turismo esportivo, gerando emprego, renda e valorização do comércio local.

A Etapa do Campeonato Baiano de Judô ocorre na cidade no dia 19 de julho, a partir das 8h, na Escola Municipal Maria Luzia. Já o ciclismo retorna a Castro Alves com força total, com a realização do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada e CRI 2025, consolidando o município como referência no cenário estadual. A competição de estrada passará também pelas cidades vizinhas de Elísio Medrado e Paraguaçu, e contará com provas de resistência de até 115 km e contra-relógio de 10 km, reunindo atletas de 15 categorias distintas.

Texto: Reinaldo Oliveira.

SAJ: Banheiro público da Praça Padre Mateus é danificado após manutenção

Fotos: Luciano Almeida

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), realizou entre os meses de maio e junho de 2025, a manutenção completa do banheiro público localizado na Praça Padre Mateus, atendendo a denúncias da população sobre atos de vandalismo e garantindo que o espaço estivesse adequado para uso coletivo.

No entanto, menos de 30 dias após a reforma, o local voltou a ser alvo de depredações, comprometendo novamente sua estrutura e funcionalidade. A reincidência de danos tem sido um desafio constante enfrentado pela gestão pública na preservação dos espaços públicos.

A Prefeitura reforça a importância da conscientização coletiva para o cuidado com os bens públicos, destacando que um espaço bem conservado representa economia, respeito com a cidade e com o próximo. Casos de vandalismo configuram crime previsto em lei e são passíveis de responsabilização pelas autoridades competentes.

SECOM PMSAJ.

Idosa morre após não conseguir ambulância para ser transferida de Jiquiriça para SAJ

Foto: Arquivo Pessoal

Morreu na última terça-feira, dia 15, no hospital improvisado de Jiquiriça a idosa Zenilda Almeida Silva, a qual tinha 74 anos de idade.

O filho de Zenilda, Tim, falou que sua mãe precisava ser transferida para um hospital com UTI, e que já tinha saído a regulação para o hospital regional de Santo Antônio de Jesus, mas a transferência só poderia ser feita em uma ambulância de suporte avançado.

Segundo TIM, foi solicitado ao SAMU de Santo Antônio a ambulância de suporte avançado, mas o pedido foi negado. Com isso, Zenilda permaneceu no hospital de Jiquiriça, seu quadro clinico avançou e ela não resistiu.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Uma pessoa morre e outra fica ferida após colisão entre moto e caminhão em Sapeaçu

Foto: Arquivo Pessoal

Um homem de 46 anos morreu e outro ficou ferido após um acidente de trânsito ocorrido em Sapeaçu, no Recôncavo baiano, no início da noite desta segunda-feira, dia 14.

Antônio Souza pilotava uma motocicleta quando ao passar pelo entroncamento que dá acesso a cidade, colidiu com um caminhão.

‘Tonhe da água Branca’, como era conhecido, morreu no local do acidente, enquanto o carona de prenome Leandro sofreu fratura no fêmur e foi socorrido pelo SAMU para o Hospital de Sapeaçu.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Castro Alves se torna referência nacional com descentralização das perícias médicas da Justiça Federal

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

O município de Castro Alves (BA) tornou-se pioneiro na descentralização das perícias médicas da Justiça Federal. A assinatura do termo de autorização aconteceu na sexta-feira(11), no Fórum da cidade. A medida garante que os cidadãos possam escolher onde realizar suas perícias médicas e demais atos processuais, reduzindo custos, deslocamentos e tempo de espera.

O avanço foi possível graças à sensibilidade do ministro nomeado do Superior Tribunal de Justiça, Dr. Carlos Brandão, devoto de Santa Dulce dos Pobres, que já havia visitado a cidade anteriormente quando ainda era desembargador federal. Na visita mais recente, motivada por um gesto de gratidão à Santa Dulce, Dr. Brandão foi instigado por uma conversa com o superintendente da UPB e ex-prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, que trouxe à tona a necessidade da descentralização das perícias.

A articulação contou ainda com o apoio fundamental do desembargador baiano Nilson Castelo Branco, filho de Castro Alves e defensor do município. Em reconhecimento à sua contribuição, Dr. Carlos Brandão recebeu o Título de Cidadão Castroalvense, concedido por unanimidade pela Câmara de Vereadores. (mais…)