Propaganda eleitoral começa nesta sexta-feira, dia 16 de agosto

Imagem de NoobInNature NIN por Pixabay

A propaganda eleitoral para as Eleições Municipais de 2024 começa oficialmente nesta sexta-feira (16/8). A partir daí, eleitoras e eleitores poderão conhecer as propostas dos (as) candidatos e candidatas que concorrerão às vagas para as prefeituras e câmaras municipais, em 6 de outubro (1º turno) e 27/10 (caso haja 2º turno). No dia 3 de outubro (3 dias antes do 1° turno) será o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno. A consulta às regras sobre o que é permitido e proibido durante a campanha é regulamentada pela Resolução do TSE nº 23.610/2019.

No documento constam informações sobre a propaganda em geral, que é a forma mais tradicional, realizada nas ruas e que envolve uso da Inteligência Artificial (IA), alto-falantes, realização de comícios, distribuição de santinhos, entre outros atos de campanha.

Neste ano, ocorreram algumas alterações na legislação eleitoral (Resolução nº 23.732/2024). Na atualização destacam-se os tópicos sobre as novas diretrizes sobre o uso de plataformas digitais; mudanças na distribuição do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, visando maior equidade entre os candidatos e candidatas; reforço nas penalidades para condutas ilícitas, como a divulgação de informações falsas e uso inadequado de recursos públicos; regulamentações mais rigorosas sobre o impulsionamento de conteúdos e a proibição de perfis falsos nas redes sociais; exigências de maior transparência nas doações de campanha e na prestação de contas. (mais…)

Taisa Ferreira conduzirá oficina de Práticas Pedagógicas Afrocentradas

Foto: Divulgação

Vai até o próximo dia 20 de agosto (terça-feira) o prazo de inscrições para a oficina formativa “Literatura e Práticas Pedagógicas Afrocêntricas em Sala de Aula”, que acontece como parte da programação da 4ª Festa Literária Arte e Identidade. Destinada a educadores de escolas públicas, o encontro será conduzido pela doutoranda em Educação e Contemporaneidade Taisa Ferreira no dia 28 de agosto, 19h30, por videoconferência.

A oficina convida os participantes a explorar de forma didática e prática a leitura e a educação afrocêntrica como ferramentas para reorientar o currículo, com discussões e estratégias para promover a experimentação literária. O resultado das inscrições será divulgado dia 22 de agosto (quinta-feira) no perfil @arteeidentidadeoficial no Instagram.

Oficina de Escrita Criativa – A oficina formativa “Literatura e Práticas Pedagógicas Afrocêntricas em Sala de Aula” não é a única atividade que antecipa a programação da 4ª Festa Literária Arte e Identidade, que acontece de 19 a 21 de setembro no Pelourinho. Amanhã (15), também será realizada a oficina de Escrita Criativa com o poeta Evanilson Alves no Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, no bairro de São Caetano. (mais…)

Castro Alves sedia nesse fim de semana o Campeonato Brasileiro de Enduro

Fotos: Marcus Carneiro- Ascom/ Sudesb

A cidade de Castro Alves (BA) abraça a variação enduro dos motores no cenário nacional neste final de semana. A quinta prova do Campeonato Brasileiro de Enduro acontece na sexta, sábado e domingo, dias 16, 17 e 18, com cerca de cem pilotos.

A presença massiva dos competidores, que prometem levar adrenalina e muita disputa para os expectadores, será tanto de atletas da Bahia como de outros sete estados (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e até um representante da Argentina. Essa será a primeira vez que a Bahia recebe uma prova nacional de enduro, que é a segunda maior competição de motociclismo no país, segundo Wellington Yuri, presidente da Federação Baiana de Motociclismo (FBM).

“Pela primeira vez, a Bahia recebe um evento tão grande. Todas as multimarcas e equipes factories estarão na Bahia. O campeonato vai movimentar cerca de 400 pessoas dos quatro cantos do Brasil na cidade de Castro Alves. É de suma importância receber um evento como este”, conta Yuri.

O evento tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). “Sem o apoio do Governo do Estado, da Setre e da Sudesb, nós não conseguiríamos realizar um evento como este já que tudo fica mais difícil, desde a montagem até a divulgação do evento”, completou o presidente da FBM.

Programação: (mais…)

Pablo rescinde com Jacuipense e é contratado em definitivo pelo Vitória

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

O Vitória rescindiu o contrato de empréstimo com o meia Pablo e assinou um novo definitivo até 2027. Conforme publicado no Boletim Informativo Diário (BID), a rescisão foi assinada nesta quarta-feira (14). A informação foi confirmada ao Bahia Notícias por fontes ligadas à diretoria do Esporte Clube Vitória.

O clube comprou um percentual de 60% do jogador e agora tem a oportunidade no própprio contrato de pagar restante dos 40%, podendo ficar com 100% do atleta no futuro. A tendência é de que o meio-campista seja mais utilizado pelo técnico Thiago Carpini, tendo atuado por dez minutos contra o Atlético-MG e entrado no segundo tempo dos jogos contra Grêmio, Flamengo e Bahia.

Carpini em outra ocasião já garantiu em entrevista coletiva que Pablo deverá ter mais oportunidades com a camisa do Leão e revelou ter um ‘débito’ com o meia pelo bom trabalho que vem apresentando. (mais…)

Homem desaparecido em Cruz das Almas é encontrado em Feira de Santana

Foto: Divulgação

Adeilson Santos Amorim, conhecido como ‘Dé’, foi encontrado após estar desaparecido desde a última quarta-feira (7). O morador do bairro Tiradentes, em Cruz das Almas, foi localizado no posto Menor Preço, situado na BR-324, nas proximidades do bairro Limoeiro, em Feira de Santana, nesta terça-feira (13).

Na última vez em que foi visto, ‘Dé’ estava no bairro Suzana, trajando camisa verde e bermuda jeans. Desde então, sua família não teve mais notícias e ele não retornou para casa. Adeilson foi encontrado pela Polícia Militar e foi encaminhado para a assistência social de Feira de Santana, onde receberá o apoio necessário para o retorno à seus familiares.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Portal Cruz das Almas News.

Amargosa sedia encontro para educadores e gestores escolares do Território Vale do Jiquiriçá

Foto: Divulgação/SEC

Com o objetivo de promover diálogos sobre diferentes temáticas pertinentes à educação pública, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipes técnicas do Núcleo Territorial de Educação do Vale de Jiquiriçá (NTE 9) estão participando do III Encontro Troca de Saberes. A atividade, iniciada nesta terça-feira (13), é promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e prossegue até esta quarta (14), no Colégio Estadual Pedro Calmon, localizado no município de Amargosa.

A programação desta terça contou com palestras sobre os temas “Educação Integral e Educação de Jovens e Adultos”; “Educação Antirracista”; e  “Descritores das áreas de conhecimento”, além de uma apresentação relativa ao Programa Saúde do Professor. Já no último dia do evento, haverá uma palestra sobre o tema “Equipe gestora: o papel do coordenador pedagógico, do diretor e do vice-diretor” e alinhamentos da coordenação pedagógica sobre Atividade Curricular Complementar (AC) e dos diretores escolares com o NTE.

O diretor de Planejamento e Gestão da Aprendizagem da SEC, Astor Vieira, fez uma abordagem sobre o tema “Educação Integral e Educação de Jovens e Adultos”: “a agenda foi para tratar do desenho da Educação Integral e o currículo, além das demandas da nova alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)”. (mais…)