Cruzalmense é encontrado morto em praia de Cadeiras

Image Ilustrativa | Foto: Pixabay

O corpo de um jovem natural de Cruz das Almas foi encontrado na manhã desta quinta-feira (24), na rua dos Missionários, no Distrito de Caboto, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com a 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (10ª CIPM), Pedro Henrique estava em Ilha de Maré quando foi morto e em seguida jogado no mar por integrantes de uma facção rival que domina o tráfico de drogas na região.

Localizado por populares, o corpo foi removido pela Polícia Técnica e encaminhado para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, em Salvador. (Forte na Noticia)

Barragem da Vale se rompe na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais

Foto: Corpo de Bombeiro/ Divulgação

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu nesta sexta-feira (25), na cidade de Brumadinho, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Ainda não há informações sobre feridos. Brumadinho é onde fica localizado o conhecido Instituto Inhotim.

O presidente Jair Bolsonaro informou que os ministros do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Regional e de Minas e Energia, assim como o Secretario Nacional de Defesa Civil, serão encaminhados para a região. Imagens aéreas mostram que um mar de lama invadiu a região do Córrego do Feijão e destruiu casas. A Vale informou que o rompimento ocorreu no início da tarde. Segundo as primeiras informações, os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.

“A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”,afirma o comunicado da companhia. De acordo com a Defesa Civil, os moradores que moram na parte mais baixa da cidade são retirados das casas. Uma força-tarefa do governo de Minas Gerais já está no local do rompimento da barragem e há dois helicópteros sobrevoando a região.

Redação: Bahia.Ba | Fonte: G1

Laje: Pedreiro morre após sofrer acidente de trabalho

Foto: Arquivo Pessoal

Aconteceu nessa quarta-feira (23), na cidade de Laje, um acidente com um pedreiro conhecido como Leonildo, morador do Corta-Mão.

O caso aconteceu quando a vítima estava trabalhando numa construção no Penedo, quando perdeu o equilíbrio e caiu de uma altura de aproximadamente 10 metros e bateu com a cabeça no chão.

A SAMU foi acionada, conduzindo-o ao HRSAJ, porém a vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Seu sepultamento foi no cemitério em Laje nesta quinta-feira (24). (Web Princesa do Vale)

Governo decreta situação de emergência em 23 municípios

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), informou nesta quinta-feira (24), que publicou no Diário Oficial da União (DOU) o reconhecimento federal de situação de emergência em 23 municípios dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Segundo a pasta, com a medida os entes já podem solicitar ajuda emergencial e recursos da União.

Segundo a portaria, a situação de emergência abrange sete cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas fortes chuvas que causaram danos físicos e econômicos na região. São elas: Alegrete, Quaraí e Rosário do Sul (chuvas intensas); Dom Pedrito e São Francisco de Assis (enxurradas); Gentil (Granizo); e Uruguaiana (Vendaval). Na tarde de ontem (23), o ministro do MDR, Gustavo Canuto, anunciou o repasse de R$ 4,5 milhões para 18 cidades gaúchas que decretaram situação de emergência em função de danos causados por chuvas intensas no estado. Cada município receberá cerca de R$ 250 mil.

Na Bahia, os municípios atingidos pelas chuvas intensas foram Ilhéus, Jequié e Jucuruçu. O município de Mucuri atingido por erosão costeira e o de Remanso que sofre com a estiagem. O longo período de estiagem também atinge a população de quatro municípios mineiros: Carbonita, Januária, Juramento e Matias Cardoso. O mesmo fenômeno acontece em Amparo de São Francisco (CE). Já a seca severa afetou Itatira (CE), Carira (SE) e Tobias Barreto (SE). (mais…)

Candidato indicado por Rogério Andrade é eleito Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Reconvale

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (25/01) os prefeitos das cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde Reconvale, se reuniram para eleger o novo Presidente da entidade. O prefeito da cidade de Itatim, Gilmar Nogueira (PSD), candidato do Prefeito de SAJ e atual Presidente do Consórcio Rogério Andrade, ganhou a eleição e estará à frente do Consórcio nos próximo dois anos.

Gilmar Nogueira, popular Tingão, além de correligionário, é amigo pessoal de Rogério e foi colega de faculdade. Apoiou o ex-deputado no seu primeiro mandato como prefeito de Itatim e agora, no segundo, apoiou Rogério Andrade Filho, com uma votação ainda mais expressiva.

A Policlínica foi criada em janeiro de 2017, quando as obras da Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus começaram, e reúne 28 municípios do Recôncavo e do Vale do Jiquiriçá. O estatuto do consórcio prevê eleições para Presidente e demais cargos a cada biênio. A primeira eleição aconteceu em janeiro de 2017 quando o Prefeito Rogério Andrade foi eleito Presidente.  (mais…)

Justiça permite que deputada volte a incitar alunos a denunciar ‘doutrinação’ de professores

A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, suspendeu uma decisão liminar que impedia a deputada estadual e professora Ana Caroline Campagnolo (PSL-SC) de usar suas redes sociais para incitar alunos a denunciarem professores que manifestarem posicionamentos ideológicos ou político-partidários em sala de aula, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo.

No entendimento da magistrada, a discussão tem relação com a Escola Sem Partido e a possibilidade ou não de os professores ultrapassarem os limites da sua atuação e entrarem “na seara da doutrinação político-ideológica”. A decisão da desembargadora ainda traz duas questões que não considera ilegais: que os alunos gravem aulas em momentos pontuais, quando houver ação tida como abusiva por parte dos professores, e a atuação da deputada como uma “ouvidora social” para defender estudantes que sintam-se prejudicados por algum tipo de doutrinação em sala de aula.

O mérito do agravo ainda será avaliado pelo colegiado do TJ-SC. Ana Caroline foi proibida de fazer as publicações após decisão do juiz Giuliano Ziembowicz, da Vara da Infância e da Juventude de Florianópolis, em novembro de 2018. (Metro1)