Prefeitura de SAJ divulga programação especial voltada para o Novembro Negro

Imagem de José Eugênio Costa jecosta por Pixabay

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus preparou uma programação especial para celebrar o Novembro Negro, reforçando a valorização da identidade, a cultura afro-brasileira e a promoção da igualdade racial. O evento acontecerá na quarta-feira, 19 de novembro, na Praça da Biblioteca, com atividades que unem arte, música, debate e gastronomia.

A programação começa às 9h com a abertura oficial, que contará com a participação de autoridades, representantes da Secretaria Municipal de Cultura, do Conselho Municipal de Igualdade Racial e da FENACAB. Em seguida, às 9h30, haverá palestra com o professor Carlos Alberto (UFRB) sobre o tema ‘População Negra e Seu Espaço de Poder’. Às 10h, será realizada uma roda de conversa com o psicólogo Joseval Borges, abordando ‘Saúde da População Negra’, seguida de apresentação musical da banda ABC Afro às 10h30.

Durante a tarde, a programação inclui apresentações culturais, oficinas e intercâmbios. Às 14h, a banda Olorum se apresenta com participação especial de Sinho Bernardo. Às 15h, haverá fala institucional do 14º Batalhão, com a Major Isa, sobre ‘Segurança Pública e Proteção da População Negra’. Em seguida, às 15h30, ocorre o intercâmbio cultural com o Grupo Multicultural de Conceição do Almeida. Às 16h, será realizada a oficina gastronômica com a baiana Patrícia Bahiense, com o tema ‘A rotina de uma baiana, o fazer do acarajé e distribuição dos acarajés produzidos’. Às 16h30, apresentação do grupo Pérolas Negras, e às 17h, mostra cultural das escolas estaduais. O encerramento será às 19h, com uma grande roda de capoeira. (mais…)

Vice-Governador Geraldo Júnior destaca protagonismo da Bahia ao sediar a Aramuss 2025

Foto: Carlos Alberto

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior participou, nesta terça-feira (11), da abertura oficial do Aratu Maritime Unmanned Systems Simulation (ARAMUSS 2025), realizado na Base Naval de Aratu. O evento, promovido pelo Comando do 2° Distrito Naval, reúne até o dia 14 pesquisadores, profissionais, estudantes, instituições acadêmicas e empresas referência em tecnologias de sistemas autônomos marítimos.

Geraldo Júnior ressaltou o papel estratégico da Bahia no avanço tecnológico da defesa nacional e reforçou o compromisso do Governo do Estado na cooperação com as Forças Armadas, especialmente em iniciativas de inovação e desenvolvimento científico. ‘A ARAMUSS 2025 não apenas demonstra o que há de mais avançado em veículos não tripulados e inteligência artificial, mas reafirma a importância da Bahia como polo de inovação e como parceira estratégica da Marinha do Brasil. Aqui, estamos conectando ciência, tecnologia e soberania nacional’, afirmou o vice-governador.

A abertura contou com exposição de projetos, demonstrações de drones marítimos e aéreos, além de workshops com especialistas em IA, robótica, legislação e segurança. Entre os destaques apresentados estavam soluções de deep learning para detecção de objetos subaquáticos, projetos de veículos submarinos autônomos do CIMATEC e demonstrações de sistemas não tripulados da EMBRAER. Estudantes de universidades da Bahia também apresentaram projetos de pesquisa, entre eles o Robô de Serviço Bill, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (Acso) da UNEB. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Marcius Gomes, também participou da abertura do evento. (mais…)

Vereadora de São Francisco do Conde denuncia ameaças de morte após pedir CPI

Foto: Reprodução/ Vídeo

A sessão da última terça-feira (11) na Câmara Municipal de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, foi marcada por tensão e denúncias. Isso porque uma vereadora, Lígia Costa Rosa (Republicanos), afirmou ter recebido ameaças de morte após iniciar a coleta de assinaturas para a criação de uma CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito].

A intenção seria investigar possíveis irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde, atualmente comandada pela vereadora licenciada Greice Tanferi (PSDB). Segundo o Jornal Candeias, Lígia Costa Rosa relatou que as mensagens foram enviadas a um número de celular, acompanhadas de uma foto dela e do esposo, o advogado Allan Abbehusen, com frases intimidatórias.

A vereadora contou que as ameaças ocorreram logo após a leitura do requerimento da CPI na sessão. Mesmo diante do ataque, ela afirmou que não vai recuar. Lígia e o esposo afirmaram que irão acionar a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para registrar boletim de ocorrência, solicitar investigação e pedir proteção policial.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias.

Bahia é destaque na COP30 com case de sucesso da agricultura familiar sustentável da Caatinga

Foto: Reprodução/ Vídeo

A força e a inovação da agricultura familiar baiana ganharam destaque no cenário mundial nesta segunda-feira (10), durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA).

A Cooperativa Ser do Sertão, de Pintadas, representou a Bahia como exemplo de sustentabilidade, tecnologia social e protagonismo feminino no enfrentamento às mudanças climáticas, um marco que reflete o impacto dos investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no fortalecimento da agricultura familiar.

Formada majoritariamente por mulheres negras e jovens, a Cooperativa Ser do Sertão (Coopsertão) apresentou seu modelo inovador de produção de polpas de frutas 100% naturais, elaboradas sem uso de água nem aditivos químicos, aliado à recuperação de áreas degradadas da Caatinga por meio de sistemas agroflorestais. (mais…)

Justiça cassa mandatos de prefeito e vice de Piatã por abuso de poder político

Imagem de succo por Pixabay

A Justiça Eleitoral determinou a cassação do prefeito e do vice de Piatã, na Chapada Diamantina, Marcos Paulo (PSD) e Ronaldo de Souza (Avante), respectivamente. Ambos também ficam inelegíveis por oito anos. Segundo o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, a sentença foi proferida pela juíza Camila Sousa Pinto de Abreu, da 105ª Zona Eleitoral, na última terça-feira (11). Cabe recurso à decisão.

A medida atendeu uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) movida pela coligação Transparência e Trabalho do Povo para o Povo, do candidato Thiago Dultra (PSB). Na eleição de 2024, Marcos Paulo venceu Thiago Dultra pela diferença de 126 votos.

Conforme a determinação, as provas mostram que houve uso da máquina pública para favorecer a campanha de reeleição da chapa. A magistrada apontou aumento considerado injustificado em diversos gastos municipais durante o período eleitoral. Entre as irregularidades estão 72% de alta nas despesas com combustíveis; 542% de aumento em gastos com festas e eventos públicos; 53% de crescimento em contratações terceirizadas, especialmente em limpeza e apoio à educação. (mais…)

Santoantoniense Ingryd disputa Mundial de Jiu-Jitsu nos Emirados Árabes

Foto: Reprodução/ Vídeo

A santoantoniense Ingryd Emanuelle, de 13 anos, participa neste domingo, dia 13, do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Word, que acontecerá em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Ingryd competirá na categoria infantojuvenil 1, faixa laranja, até 40 kg. Em 2024 ela foi a primeira atleta mirim de Santo Antônio de Jesus a subir ao pódio no mundial, conquistando o bronze, além de ser a primeira Kids da Bahia premiada nesta mesma competição.

Com um currículo já expressivo, Ingryd coleciona títulos: campeã baiana, campeã Norte-Nordeste, bicampeã do BJJ Pro, além de terceiros lugares no Brasileiro e no Sul-Americano.

A atleta também brilhou no Kids International Curitiba 2024, onde foi campeã na categoria faixa amarela infantil, pela CBJJ. Ingryd busca ampliar sua trajetória com mais um resultado histórico no tatame internacional.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Blog do Valente.