Datafolha: Governo Bolsonaro tem 45% de reprovação, pior desempenho de um postulante à reeleição

Foto: Isac Nóbrega/ PR

Um levantamento realizado pelo Datafolha apontou que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) é reprovado por 45% dos brasileiros. Esse é o pior desempenho já apresentado por um postulante à reeleição a esta altura do mandato desde que o levantamento foi criado, em 1997.

O instituto ouviu 2.556 pessoas e teve a pesquisa registrada com o número BR-01192/2022 no Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. De acordo com o Datafolha, a reprovação oscilou negativamente desde o levantamento anterior, de 22 e 23 de junho.

Naquela pesquisa, Bolsonaro apareceu com 47% de avaliação ruim ou péssima. Já 26% dos entrevistados classificaram o governo como ótimo ou bom 26%, o índice agora oscilou para 28%. Seguem achando a gestão regular 26%.

Metro1

Ministério da Saúde confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil

Foto: CCPD/ Departamento de Saúde e Serviços Humanos - EUA

O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte por varíola dos macacos no país. O paciente era adulto e natural de Uberlândia, em Minas Gerais.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que de janeiro até o dia 22 de julho deste ano, cinco mortes foram registradas no mundo por varíola dos macacos, todas no continente africano.

Na quinta-feira (28), o Ministério da Saúde começou a tratar a varíola dos macacos como “surto”.

Metro1

Datafolha: Lula tem 47% no primeiro turno, contra 29% de Bolsonaro

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

A pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28) pelo jornal Folha de S.Paulo revela os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022. A pesquisa ouviu 2.556 pessoas nos dias 27 e 28 de julho em 183 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Foram apresentados como candidatos: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU). (mais…)

Justiça suspende indenização que Kátia Vargas pagaria à família de irmãos mortos em acidente

Imagem de succo por Pixabay

Em decisão do último dia 18 de julho, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu a decisão que condenava a médica Kátia Vargas a pagar R$600 mil à família de Emanuel e Emanuelle Gomes Dias. A médica estava envolvida no acidente de trânsito que resultou na morte dos irmãos em 2013.

Em setembro de 2019, a médica foi condenada a pagar indenização de danos morais à família dos irmãos. A decisão foi na vara cível, já o julgamento no qual Kátia foi absolvida aconteceu na vara criminal. Na decisão, o juiz Joanísio Matos Dantas Júnior afirmou que “o acidente se deu por culpa exclusiva da autora, que, ao conduzir seu veículo de forma imprudente, causou a morte das vítimas”, e determinou que a médica devia pagar R$ 300 mil pela morte de cada vítima.

O juiz destacou ainda que a indenização era uma punição patrimonial, e não uma reparação de danos econômicos. O valor deveria ser corrigido conforme a inflação. Emanuel e Emanuelle morreram em um acidente de trânsito no bairro de Ondina, na orla da capital baiana. Os irmãos estavam em uma moto que se envolveu em um acidente com o carro dirigido pela médica.

Metro1

Ministro pede que postos sem placas mostrando redução no preço do combustível sejam denunciados

Imagem Ilustrativa | Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, apareceu em um vídeo publicado no perfil do próprio presidente Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira (27), pedindo que postos que não explicitarem se houve redução no preço dos combustíveis sejam denunciados.

Segundo o discurso de Torres, “essa medida tem a finalidade de informar o consumidor sobre a redução do preço dos combustíveis, que está ocorrendo desde junho”. A determinação do vídeo é que os postos mostrem quanto custava a gasolina em 26 de junho, antes da redução do ICMS.

A medida, que não tem amparo legal, é uma tentativa do governo de relacionar a redução gerada pela limitação da alíquota do ICMS ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Anteriormente, em 17 de julho, ele mesmo havia dito que iria fiscalizar postos de combustíveis.

Metro1

Em pesquisa Datafolha, entre os jovens, Lula tem 31 pontos de vantagem sobre Bolsonaro

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Foi divulgada nesta quarta-feira, dia 27, uma nova pesquisa Datafolha que aponta o ex-presidente Lula (PT) como preferido entre os jovens para ocupar o Palácio do Planalto. Com 51% das intenções de voto, o petista está 31 pontos a frente do atual presidente Jair Bolsonaro, que marcou 20% das intenções. Em seguida, aparece o pedetista Ciro Gomes com 12% das pretensões de voto.

Outros presidenciáveis aparecem bem abaixo: André Janones (Avante) tem 2%, Simone Tebet (MDB), Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB), aparecem com 1%. O instituto ouviu 935 eleitores de 16 a 29 anos, das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém.

A pesquisa ocorreu entre os dias 20 e 21 de julho. A amostra foi feita à parte do levantamento periódico realizado pelo Datafolha sobre a corrida presidencial, que será divulgado na tarde de quinta-feira (28).

Metro1