Mutuípe: Seminarista Fernando é ordenado diácono

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O seminarista Fernando Jesus Carvalho foi ordenado diácono na noite desse sábado, dia 27, na Igreja Matriz da Paróquia São Roque, em Mutuípe (BA). A Celebração Eucarística foi presidida pelo bispo da Diocese de Amargosa Dom Juraci Gomes de Oliveira e concelebrada pelo anfitrião Padre Bonfim e sacerdotes de outras paróquias.

Para Fernando, “Deus e a Igreja confirmam o bom propósito que venho alimentando dentro do meu coração ao longo desses 9 anos. Foi uma noite de alegria, mas de responsabilidade porque eu sei que abraço com minha vida e minha vocação o ministério do diaconato. A vida é um serviço e daqui pra frente a minha vida vai ser um serviço em favor do povo de Deus”, disse Carvalho.

Fernando fez o estágio pastoral de 8 meses na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Santo Antônio de Jesus, e há aproximadamente 2 meses está em Mutuípe auxiliando o Padre Bonfim nas paróquias São Roque e Santo Antônio. Quanto as expectativas para ser ordenado padre, Fernando falou que vai viver o seu ministério diaconal para que Dom Juraci, por meio da Igreja e do querer de Deus, lhe confirme o ministério presbiteral.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

Com gol de Everaldo Bahia vence o Grêmio e dorme no G4 do Campeonato Brasileiro

Foto: Tiago Caldas/ EC Bahia

Pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia triunfou contra o Grêmio pelo placar de 1 a 0 na noite de sábado, dia 27, na Fonte Nova. O gol foi marcado por Everaldo, em um lindo chute no ângulo. O tricolor agora sobe para a quarta posição e irá dormir no G4 da competição.

O Esquadrão de Aço foi dominante durante grande parte do jogo e administrou a partida sem muitos sustos. O Tricolor Gaúcho até tentou criar, mas parou na grande atuação da dupla Gabriel Xavier e Kanu.

Com o triunfo e a parte de cima da tabela garantida, o Bahia volta as atenções para o Criciuma, na próxima terça-feira (30), pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, novamente em Salvador, com o seu mando de campo garantido.

Bahia Noticias.

SAJ: Homem morre durante patrulhamento da Rondesp Recôncavo na Fonte Santo Antônio

Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay

Um homem morreu em Santo Antônio de Jesus (BA) na noite deste sábado, dia 27, durante uma ação policial. O fato ocorreu às 19:40 na Rua Aurino Sales, conhecida como Fonte Santo Antônio.

Segundo a Polícia Militar, durante o patrulhamento tático a guarnição da Rondesp Recôncavo avistou cerca de seis indivíduos que, ao perceberem a presença policial dispararam contra os agentes. Ainda segundo a PM, os policiais revidaram e um dos indivíduos foi atingido, o qual foi socorrido e levado ao hospital Regional, mas não resistiu.

De acordo com a Polícia Militar, foram apreendidos no local 38 pedras análogas à crack, um revólver calibre 38 com numeração suprimida, cinco munições deflagradas e uma intacta, 22 trouxinhas análogas à maconha, 111,60 reais em espécie, sete pacotes de invólucro, um celular da marca Motorola de cor azul, um relógio de cor dourada e um cartão bancário.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Ao lado de Wagner e lideranças, Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus

Foto: Daniel Ribeiro.

A professora, médica e ex-secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, da Saúde e Educação, Adélia Pinheiro, do PT, lançou sua pré-candidatura à Prefeitura de Ilhéus (BA), neste sábado, dia 27, com as presenças do senador Jaques Wagner, dos deputados Fátima Nunes, Jorge Solla e Josias Gomes, dos secretários de Estado Bruno Monteiro, Elisângela Araújo, Roberta Santana e Rowenna Brito, do vice-presidente do PT Bahia, Glauco Chalegre, do presidente do PT municipal da cidade, Ednei Mendonça, de pré-candidatos a vereadores e diversas lideranças políticas locais.

Alinhada ao projeto político do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula de promoção do desenvolvimento e da inclusão social para transformar Ilhéus e a vida dos seus moradores, Adélia falou sobre sua história no município, onde nasceu. “É essa terra que a todo tempo me dá demonstração de que estamos no caminho certo, que eu não estou sozinha. Hoje, o brilho no olho e o suor que nos alcança é a representação do calor, do coração que bate junto e que se compromete”, disse. “São as minhas memórias que me constituem e que fazem com que aqui eu traga compromisso, e esse compromisso é um compromisso que está consolidado, aquele time do qual eu faço parte”, disse Adélia se referindo ao grupo liderado pelo governador e pelo presidente Lula. “Tudo isso, junto, com cada um e cada uma que aqui me acompanha e que todos e todas dizem que está na hora de virar a chave para a vida melhor aqui em Ilhéus”.

“Portanto, cuidar da zona rural e da zona urbana, cuidar do nosso município -estrutura física e infraestrutura, cuidar da forma como as pessoas saem de um lugar para outro como no transporte coletivo, cuidar de investir no modo e na forma de viver, que seja feliz, que tenha e a capacidade de escutar e transformar a escuta em políticas públicas”, continuou Adélia, que no lançamento da sua pré-candidatura parafraseou a titular da SPM: “Como diz a secretária Elisângela, lugar de mulher é onde ela quiser”. A petista anunciou, na ocasião, que a partir da próxima semana serão promovidas plenárias nos distritos e nas zonas urbanas em que serão debatidas as prioridades para o planejamento do programa de governo, que será pautado pela aliança e pela escuta. (mais…)

58% dos brasileiros não leem ou se tornaram leitores piores com o tempo

Responda com sinceridade: quando o assunto é sua relação com a literatura, quantas histórias você costuma consumir anualmente? Se sua média tem sido de ao menos um livro a cada dois meses, uma notícia pode te alegrar: seu ritmo de leitura é superior ao da maioria da população nacional — que, em meio a previsões de queda no gosto pela literatura, revelou ler no máximo cinco obras por ano.

A constatação faz parte da mais nova pesquisa da Preply, plataforma que, recentemente, entrevistou internautas de Norte a Sul e acaba de divulgar: em um país onde 30% das pessoas sequer já compraram um livro, como indicado pela pesquisa Retratos da Leitura, cerca de 60% dos entrevistados nunca tiveram interesse em ler ou sentem que perderam esse hábito, tornando-se leitores piores ao longo do tempo.

Isso porque, para compreender como pessoas de todas as regiões enxergam o mundo das palavras, a especialista no ensino de idiomas pediu que centenas de brasileiros de todas as regiões compartilhassem suas experiências com os livros, dos gostos literários aos ambientes mais propícios para se dedicar a uma nova história. Durante o levantamento, os respondentes ainda puderam apontar os maiores “vilões” da leitura no Brasil, entre opções como as responsabilidades domésticas e redes sociais. (mais…)

SAJ: Homem é assassinado na Avenida ACM

Foto: Arquivo Pessoal

Um homem de 20 anos foi assassinado na madrugada deste sábado, dia 27, em Santo Antônio de Jesus (BA).

O corpo de Josué de Jesus foi encontrado com marcas de tiros, na Avenida ACM, bairro São Benedito.

Comenta-se que antes do ocorrido a vítima havia discutido com um homem em um bar. O corpo de Josué foi removido pela equipe do DPT para o IML para ser necropsiado.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.