Associação da Sapucaia em SAJ transforma realidade local com a força do trabalho coletivo e o apoio de políticas públicas

Foto: Reprodução - Video

A Associação de Agricultores da Comunidade da Sapucaia, em Santo Antônio de Jesus (BA), vem transformando a realidade local com a força do trabalho coletivo e o apoio de políticas públicas voltadas à agricultura familiar. Composta por 118 associados, a maioria dos quais mantém quintais produtivos, a Associação não apenas está ajudando a fortalecer a economia local, mas também está fazendo a diferença no combate à fome.

Há pouco mais de um ano, a comunidade deu um salto significativo com a inauguração de uma agroindústria de beneficiamento de mandioca, com modernos equipamentos, a exemplo de amassadeira, forno, batedeira, divisora de pães, e até um caminhão para logística, entregues pelo Governo do Estado. Antes, a produção de pizzas, sequilhos e bolos era realizada de forma manual e em condições improvisadas na casa de uma das associadas. Com a nova infraestrutura, a produção foi ampliada e passou a atender demandas de programas governamentais e ao comércio local.

Sob a liderança da presidente Ana Paula Peixoto, a agroindústria agora produz cerca de dois mil pães por semana, entre tradicionais, doces, de sal, de milho, batata e aipim. Os produtos são comercializados com o nome Sabor do Recôncavo, não só na própria comunidade, mas também em feiras regionais e através de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além dos pães, a broa de tapioca, uma criação original do grupo, e os sequilhos de aipim, que são fornecidos para o PNAE, destacam-se como os principais carros-chefes da produção. (mais…)

Like e lucro é tema de evento em Santo Antônio de Jesus

Image by Gerd Altmann from Pixabay

É realmente possível mudar a realidade do seu negócio através do uso estratégico das redes sociais? Essa e outras questões sobre o uso adequado do ambiente digital serão respondidas no próximo dia 28 de agosto, a partir das 18h, em Santo Antônio de Jesus. A iniciativa do Sebrae ocorrerá no auditório do Centro de Convenções Pena Branca.

Gratuito, o evento pensado estrategicamente para empreendedores que desejam desbravar e obter sucesso no digital possui vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas previamente no link bit.ly/likeelucrosaj.

Assuntos como infoprodutos e como ter um negócio próspero no digital serão alguns pontos abordados no encontro com especialistas no assunto que prometem desvendar se o “like realmente paga boleto”. A palestra “Like e lucro” terá como facilitadoras a jornalista Thaic Carvalho e as influenciadoras Iasmine Fernandes e Jéssica Dantas.

Serviço

  • O quê: palestra “Like e lucro”
  • Quando: 28/08/2024, às 18h
  • Onde: Centro de Convenções Pena Branca, Santo Antônio de Jesus-BA
  • Inscrição: gratuita através do site ba.loja.sebrae.com.br

Texto: Rafael Lopes.

Inema apreende embarcações durante ação contra pesca ilegal na Baía de Todos-os-Santos

Imagem Ilustrativa by RenatoSerra from Pixabay

Na última terça-feira (13), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em uma ação conjunta com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), conduziu uma operação de fiscalização de combate à pesca predatória com explosivos na Baía de Todos-os-Santos. A operação resultou na apreensão de uma embarcação e 10 kg de pescado (tainha), fruto da pesca ilegal ocorrida nas imediações da Ilha de Monte Cristo, região próxima a Saubara. Os infratores fugiram do local.

Segundo a especialista em meio ambiente e recursos hídricos do Inema, Márcia Virgínia Oliveira, observou-se, durante o flagrante, “a correlação com as denúncias que chegam sobre mortandade de peixes na Barra do Paraguaçu, que possivelmente são oriundas da pesca com uso de explosivos, evidenciando o caminho que o pescado, nessa condição, faz por conta do efeito da correnteza na saída do Rio Paraguaçu”. A técnica em campo ainda sinaliza que o pescado apreendido durante a operação foi doado ao Abrigo São Domingos, situado em Santo Amaro.

Além das atividades de fiscalização, a equipe do Inema distribuiu exemplares do calendário do defeso das espécies marinhas nas Secretarias de Meio Ambiente dos municípios com a finalidade de serem repassadas às colônias e associações de pesca. A ação é parte do trabalho de sensibilização realizado pelas equipes de campo visando alcançar as comunidades de pesca para a proteção das espécies marinhas na época de defeso, período em que determinadas espécies tem sua captura, consumo e comercialização proibidos para garantir sua reprodução e sustentabilidade. (mais…)

Castro Alves sedia nesse fim de semana o Campeonato Brasileiro de Enduro

Fotos: Marcus Carneiro- Ascom/ Sudesb

A cidade de Castro Alves (BA) abraça a variação enduro dos motores no cenário nacional neste final de semana. A quinta prova do Campeonato Brasileiro de Enduro acontece na sexta, sábado e domingo, dias 16, 17 e 18, com cerca de cem pilotos.

A presença massiva dos competidores, que prometem levar adrenalina e muita disputa para os expectadores, será tanto de atletas da Bahia como de outros sete estados (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e até um representante da Argentina. Essa será a primeira vez que a Bahia recebe uma prova nacional de enduro, que é a segunda maior competição de motociclismo no país, segundo Wellington Yuri, presidente da Federação Baiana de Motociclismo (FBM).

“Pela primeira vez, a Bahia recebe um evento tão grande. Todas as multimarcas e equipes factories estarão na Bahia. O campeonato vai movimentar cerca de 400 pessoas dos quatro cantos do Brasil na cidade de Castro Alves. É de suma importância receber um evento como este”, conta Yuri.

O evento tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). “Sem o apoio do Governo do Estado, da Setre e da Sudesb, nós não conseguiríamos realizar um evento como este já que tudo fica mais difícil, desde a montagem até a divulgação do evento”, completou o presidente da FBM.

Programação: (mais…)

Amargosa sedia encontro para educadores e gestores escolares do Território Vale do Jiquiriçá

Foto: Divulgação/SEC

Com o objetivo de promover diálogos sobre diferentes temáticas pertinentes à educação pública, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipes técnicas do Núcleo Territorial de Educação do Vale de Jiquiriçá (NTE 9) estão participando do III Encontro Troca de Saberes. A atividade, iniciada nesta terça-feira (13), é promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e prossegue até esta quarta (14), no Colégio Estadual Pedro Calmon, localizado no município de Amargosa.

A programação desta terça contou com palestras sobre os temas “Educação Integral e Educação de Jovens e Adultos”; “Educação Antirracista”; e  “Descritores das áreas de conhecimento”, além de uma apresentação relativa ao Programa Saúde do Professor. Já no último dia do evento, haverá uma palestra sobre o tema “Equipe gestora: o papel do coordenador pedagógico, do diretor e do vice-diretor” e alinhamentos da coordenação pedagógica sobre Atividade Curricular Complementar (AC) e dos diretores escolares com o NTE.

O diretor de Planejamento e Gestão da Aprendizagem da SEC, Astor Vieira, fez uma abordagem sobre o tema “Educação Integral e Educação de Jovens e Adultos”: “a agenda foi para tratar do desenho da Educação Integral e o currículo, além das demandas da nova alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)”. (mais…)

Nova carteira de identidade chega a oito postos SAC no interior a partir dessa quinta (15)

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) chega a oito postos SAC no interior do Estado a partir desta quinta-feira (15). A ampliação no interior começa pelos postos SAC Barreiras, Conquista I e II, Feira I e II, Ilhéus, Irecê e Itabuna. O atendimento da CIN é realizado somente através de agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo ou portal ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). Vale ressaltar que em Ilhéus e Vitória da Conquista é feriado na quinta-feira (15). Por isso, nestas cidades, o serviço começa na sexta-feira (16).

É importante destacar que, para realizar a implantação da CIN, a emissão do antigo RG está suspensa no período de 12 a 14 de agosto nestes oito postos. Porém, o cidadão que já havia solicitado o documento pode ir buscá-lo na unidade, sem necessidade de agendamento. Basta apresentar o protocolo em mãos. A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), através do SAC.

A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. (mais…)