SAJ: Município realizará assembleia para escolha dos membros que formarão o Conselho Municipal de Esporte e Lazer

Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay

Representando a gestão municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), a Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL), convoca a comunidade esportiva para a assembleia, que será realizada no dia 19 de agosto de 2022, às 19 horas, no Centro Cultural, com a finalidade de eleger os representantes da sociedade civil para o primeiro Conselho Municipal de Esporte e Lazer.

Para participar da assembleia, os membros da comunidade devem se inscrever previamente no local da assembleia e na secretaria de esporte e lazer, de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas, até o dia 19 de agosto. A eleição será coordenada por uma comissão escolhida entre voluntários, não participantes do processo eleitoral, escolhidos e referendados pela assembleia.

No processo serão eleitos titular e suplente para: representante dos clubes sociais do Município, representante das associações de artes Marciais do Município, representante do para-desporto do Município e representante dos desportistas do Município.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Ascom PMSAJ

Salvador retoma vacinação contra Covid-19 nesta segunda, dia 1º

Foto: Elói Corrêa/ GOV-BA

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai retomar a vacinação contra a Covid-19 em Salvador, nesta segunda-feira (1), das 8h às 16h. A estratégia engloba a aplicação da 4ª dose para pessoas com 35 anos ou mais. Para ter acesso a dose de reforço, esse público deve ter um intervalo de quatro meses do recebimento da 3ª dose, ou seja, até 3 de abril de 2022.

A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. Ou seja, de acordo com a determinação prevista pela Nota Técnica Nº 177/2022 – Ministério da Saúde, as pessoas que tomaram a segunda dose do imunizante da Johnson & Johnson no intervalo de quatro meses estarão aptas para receber a 3ª dose do imunizante. A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen como segundo reforço (3ª dose).

A estratégia contempla o “Liberou Geral” para aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses para indivíduos com 12 anos ou mais, independentemente de morar em Salvador. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia. (mais…)

Salvador cria linha circular para atender os bairros da Pituba, Itaigara e Rio Vermelho

Foto: Romildo Jesus/ Secom

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) de Salvador criou uma nova linha de ônibus para atender a região dos bairros de Itaigara, Pituba e Rio Vermelho. A linha entrou em operação no sábado, dia 30. Com o nome de E-126 – Lucaia x Pituba, a linha deve reduzir o tempo de espera dos usuários do sistema durante as obras do BRT que estão sendo realizadas na região, dando maior agilidade para o trajeto.

A nova linha será circular e sairá da praça Nelson Fonseca, na Rua do Canal, passando pela Avenida Juracy Magalhães Júnior, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Rua Rio Grande do Sul, Avenida Manoel Dias, Rua Visconde de Itaboraí, Rua Oswaldo Cruz, Largo da Mariquita, Rua do Canal, e retornando para a Praça Nelson Fonseca. A linha fará 40 viagens de segunda a sábado, com saídas a cada 20 minutos.

Com a criação do novo atendimento, as 16 linhas que passam pela Avenida Juracy Magalhães, sentido Avenida Garibaldi, e têm como destino o Itaigara também terão seu itinerário encurtado. Por conta das intervenções do trecho 2 do BRT que vêm acontecendo na região da Lucaia, estas linhas têm utilizado o primeiro retorno da Avenida Vasco da Gama, aumentando seu trajeto em aproximadamente 3km. (mais…)

Saubara: Pescadores denunciam crime ambiental por pesca com bomba

Pescadores do município de Saubara, no Recôncavo baiano, denunciaram um possível crime ambiental nas águas do local, por conta da pesca com bomba. Vários peixes mortos foram encontrados na faixa de areia no último sábado, dia 30, em razão da prática ilegal.

De acordo com os pescadores locais, já teria sido solicitado que uma sede da Polícia Militar fosse instalada na localidade para inibir a prática. Apesar de conseguirem um local para a base policial, a PM teria indicado que não possui efetivo para o patrulhamento da região.

Dependendo da pesca, os trabalhadores que sobrevivem das águas de Saubara apontaram ainda, que, praticamente todos os dias, pescadores irregulares estão na região. Segundo um dos pescadores, a prática de pesca com bomba é presenciada diariamente.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias

Cruz das Almas: Regival Sampaio assume lugar de Renan de Romualdo na Câmara Municipal

Na foto, Regival Sampaio | Crédito: Marcelo Santos

Durante a Sessão Solene em homenagem aos 125 anos de Emancipação Política de Cruz das Almas (BA), ocorrido na sexta-feira, dia 29, o vereador Renan de Romualdo comunicou oficialmente o seu afastamento pelo período de 120 dias, alegando que pretende disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa (ALBA) no pleito eleitoral deste ano.

Com isso, assume em seu lugar o suplente de 44 anos, Regival Sampaio da Silva (Republicanos). “Sepacol”, como é conhecido, disputou as eleições de 2020, mas não teve êxito, ficando como suplente ao obter 530 votos. Sua posse aconteceu logo após a Solenidade, na sala do presidente, onde o mesmo fez o juramento e assinou o termo de posse. Regival agradeceu a todos que lhe apoiaram, prometendo dar o melhor de si durante os 120 dias como parlamentar.

O recesso parlamentar da Câmara Municipal de Cruz das Almas chegou ao fim e o segundo período legislativo terá início nesta segunda-feira, dia 1º de agosto.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Forte no Recôncavo

Foto: Marcelo Santos

Convenção do PT oficializa Jerônimo Rodrigues candidato a governador da Bahia

Foto: Divulgação

A convenção do PT oficializou, neste sábado (30), o ex-secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, como candidato a governador da Bahia. O ato aconteceu no Parque de Exposições de Salvador.

Participaram do evento o governador da Bahia, Rui Costa, os senadores Jaques Wagner (PT), Angelo Coronel e Otto Alencar, ambos do PSD, este último é candidato à reeleição. Além deles, esteve presente o candidato a vice-governador na chapa, Geraldo Júnior (MDB). Jerônimo chegou à convenção de metrô, e acompanhado de aliados.

“Mais uma vez vamos repetir a história. Eu, em 2006, não era conhecido, Rui em 2014 não era conhecido, Jerônimo 2022 ainda não é conhecido, mas a gente precisa construir uma história na Bahia de alguém que é uma surpresa, é uma surpresa que se consolida como um grande governador”, disse Wagner, que é um dos coordenadores da campanha.

Metro1