Em uma semana, casos de varíola dos macacos crescem 43% no Brasil

Imagem Ilustrativa de Fernando Zhiminaicela por Pixabay

Durante a última semana, o Brasil registrou um aumento de 43,17% nos casos confirmados da varíola dos macacos. Na noite da última quarta-feira, dia 3, o país já totalizava 1.721 casos confirmados, uma semana antes eram 978 pessoas com diagnóstico de monkeypox.

A média do país é de aproximadamente 100 novos doentes por dia. A primeira constatação de um paciente com a doença no Brasil aconteceu há aproximadamente oito semanas. O Brasil é o sexto país com mais infectados, está atrás apenas de Estados Unidos (6.616), Espanha (4.577), Alemanha (2.781), Reino Unido (2.759) e França (2.239).

São Paulo é o estado com mais casos. São quase 1,3 mil diagnósticos. A capital do é o principal foco da doença, com mais de 1 mil infecções. Além do estado paulista, Rio de Janeiro e Minas Gerais já apresentam transmissão comunitária do vírus. Na Bahia o número de infectados subiu para 12, com a confirmação dos dois primeiros casos no interior do estado no último domingo (31). Dez deles são de pacientes residentes em Salvador, onde 43 casos estão em análise.

Metro1

SAJ: Município divulga edital para Seleção Pública Simplificada e formação de cadastro de reserva para auxiliar de trânsito

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

O município de Santo Antônio de Jesus (Ba), através da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT), abriu inscrições para a Seleção Pública Simplificada e formação de cadastro reserva, que tem como objetivo a contratação por tempo determinado, sob Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), para executar as funções de auxiliar de controle de trânsito e transporte nível médio.

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 08/08/2022 e 15/08/2022 e deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, através da internet, no endereço eletrônico: forms.gle/H5Pao56WcJwVGdwL8.

A seleção visa o preenchimento de 24 vagas, cuja convocação acontecerá conforme necessidade da SMTT, e o cadastro reserva de mais 12 vagas, que podem ser convocadas durante o período de vigência do edital.

Redação: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo® | Informações: ASCOM-PMSAJ

Cansanção: Clínica é interditada por exercício ilegal da Odontologia

O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), realizou nesta quinta-feira, dia 04, uma operação no município de Cansanção, onde interditou uma Clínica Odontológica por risco à saúde pública. Denúncias apontaram o descumprimento do Código de Ética, exercício ilegal da Odontologia e a falta de Inscrição Jurídica junto à Autarquia.

A Fiscalização do Conselho também flagrou o exercício ilegal por parte da proprietária do estabelecimento que prestava atendimento direto a pacientes, sem a devida formação. Diante da gravidade dos fatos, foi feita a Interdição Ética, e a falsa dentista foi encaminhada à Polícia Civil para os devidos procedimentos. Ficando o estabelecimento impedido de ofertar serviços odontológicos até que haja a correção das irregularidades apontadas.

O caso também será encaminhado para que o Ministério Público tome as medidas cabíveis, com a eventual responsabilização civil ou penal dos infratores. O CRO-BA alerta que, para denúncias sobre possíveis profissionais, clínicas ou consultórios em situação irregular ou ilegal podem ser feitas pelo canal oficial do órgão: [email protected].

Bahia Noticias

SAJ: Proprietária procura por gata desaparecida

Fotos: Divulgação

Uma gata está desaparecida em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. O animal desapareceu no bairro São Cristovão, nas imediações do Clube dos 100. Ela atende pelo nome de Lola. Qualquer informação disque ou envie mensagem via whatsapp para (75) 9 8105-6883. Haverá recompensa para quem achar.

Fonte: Tribuna do Recôncavo

Casa Nova: Homem é preso acusado de estuprar mulher com transtorno mental

Um homem foi preso acusado de estuprar uma mulher, de 28 anos, com transtornos mentais em Casa Nova, no Sertão do São Francisco. Segundo a Polícia Civil, o cumprimento do mandado de prisão preventiva por suspeita de estupro de vulnerável ocorreu nesta quarta-feira, dia 03.

O titular delegacia da cidade, delegado Arnóbio Dionísio Soares, informou que o abuso ocorreu no dia 26 de junho, em um terreno baldio no distrito de Pau a Pique.

Após o cumprimento do mandado de prisão, expedido pela Comarca de Casa Nova, o suspeito passou por exame de lesão corporal. Ele segue preso à disposição da Justiça e deve ser encaminhado para um presidio da região.

Bahia Noticias

Feira de Santana: Relator da CPI da saúde diz que investigações terão mais desdobramentos

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O relator da CPI da saúde de Feira de Santana (BA), o vereador Ivamberg Lima, informou na manhã desta quinta-feira, dia 04, em entrevista ao Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, que a operação contra supostas irregularidades cometidas pelo atual secretário de saúde, Marcelo Britto, é apenas a ponta do iceberg. Segundo Ivamberg, o processo foi apenas um dos indícios das irregularidades que estão sendo apurados pela Polícia Federal (PF), contra a gestão do secretário e outros membros do governo municipal.

“Há muitos outros desdobramentos, porque muitos pontos que nós evidenciamos ainda não começaram a ser investigados pelos órgãos de pertinência, a exemplo de desvio de dinheiro do Fundo Municipal de Saúde. Pessoas contratadas para trabalhar em outros órgãos, que não a Secretaria de Saúde, mas que eram pagas com o dinheiro da secretaria. Por exemplo, quatro pessoas trabalhavam com o procurador Moura Pinho, e eram pagos pelo Imaps, que recebia recursos do Fundo de Saúde. Dinheiro do Fundo de Saúde sendo desviado para pagar procurador. Isso não pode acontecer. Além de superfaturamento de programas de computador que estão nas Upas, em que é contratada uma empresa, e esta subloca de uma empresa da região sul, chegando a valores exorbitantes. Fora a simulação da venda do HTO, nós chegamos a isso, a partir da CPI”, elencou o vereador.

Outro ponto que está em investigação, segundo o relator da CPI da Saúde, é a participação do secretário de governo Denilton Brito no esquema, além da possibilidade de envolvimento do prefeito Colbert Martins. “Essa nota de R$ 200 mil foi autorizada o pagamento pelo senhor Denilton, por isso que ele também está sendo afastado. Mas quem autoriza a pagar notas é o gestor maior, que é o prefeito Colbert. Então me pronunciei hoje e conclui dizendo que nossa CPI não acabou em pizza nem em bode. A CPI da Saúde, diferente do que muitos diziam de que acabou em pizza, acabou em café da manhã com carro preto da Polícia Federal, na Secretaria de Saúde, no paço municipal, na UPA da Queimadinha”, declarou. Após as acusações sobre os pagamentos de notas, o prefeito Colbert Martins informou que irá se pronunciar sobre o assunto formalmente através de comunicação oficial.

Bahia Noticias