Caravelas: Duas pessoas são presas por furto de energia

Foto: Divulgação

A Coelba e a Polícia Civil realizaram na última quarta-feira, dia 30, uma operação de combate ao furto de energia no município de Caravelas, extremo sul da Bahia. Durante a ação, duas fazendas foram flagradas com ligações clandestinas, que resultou na prisão dos dois responsáveis pelas propriedades. A distribuidora estima que 360 mil quilowatt/hora foram desviados para atender as unidades, energia que seria suficiente para abastecer três mil residências por um mês.

Os técnicos da Neoenergia Coelba removeram das unidades, além de fios, quatro transformadores, 21 chaves fusíveis e cinco isoladores. Os equipamentos estavam instalados irregularmente para fornecer energia de maneira clandestina às fazendas. Os profissionais da distribuidora desligaram as unidades e emitiram a cobrança da energia não medida.

Crime e denúncias

A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento. O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.neoenergiacoelba.com.br.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM

Encerra nesta sexta a renovação de matrículas na rede estadual de ensino da Bahia

A renovação de matrícula na rede estadual de ensino segue até esta sexta-feira, dia 2, e o processo deve ser realizado na própria unidade escolar em que o estudante vai concluir o ano letivo de 2022.

O estudante com 16 anos de idade ou mais pode fazer a sua própria renovação. Já para o estudante menor de 16 anos, a renovação deverá ser feita pelos pais ou responsáveis. No momento da renovação é feita uma triagem de documentos e, caso não exista pendência de algum documento, o estudante assina o Termo de Renovação e a renovação é validada no sistema pelo atendente.

O superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manoel Calazans, ressaltou a importância da atualização dos dados dos estudantes. “Durante a renovação da matrícula, é importante que os estudantes apresentem o comprovante de residência atualizado ou, até mesmo, sinalizem se houve mudança de telefone de contato da família. A atualização cadastral, durante a renovação da matrícula, é fundamental por conta dos diversos programas de assistência estudantil que a Secretaria da Educação do Estado (SEC) oferece, como, por exemplo, o Bolsa Presença, que é um benefício que exige constantes atualizações cadastrais”.

O aluno que desejar mudar de turno ficará condicionado à existência de vaga no turno pretendido.  E, caso não renove a matrícula até o dia 2 de dezembro, a solicitação de uma nova vaga só poderá ser feita em janeiro de 2023, de acordo com calendário a ser divulgado pela SEC.

Entidades do Nordeste já podem participar de seleção para executar serviço de Radiodifusão Comunitária

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Fundações e associações comunitárias sem fins lucrativos do Nordeste já podem participar do edital para executar o serviço de Radiodifusão Comunitária. O Ministério das Comunicações  disponibilizou nesta quinta-feira, dia 1º, 71 canais em frequência modulada (FM) em 19 estados. As entidades têm 60 dias para enviar a documentação requisitada nos moldes do edital e preencher o formulário eletrônico disponível no Portal de Serviços do Governo Federal.

A Bahia é o estado com mais localidades que podem receber as rádios comunitárias, com sete municípios: Alcobaça, Casa Nova, Cravolândia, Euclides da Cunha, Potiraguá, Quijingue e Ubaíra. Na sequência está o Rio Grande do Norte com 5, Ceará, Maranhão e Pernambuco, cada uma com quatro canais. Depois vem Paraíba com 3, Piauí (3) e Sergipe com 2.

ACESSE: Lista completa das localidades com canais disponíveis para Serviço de Radiodifusão Comunitária – Edital 172/2022

O processo de seleção é o terceiro publicado pela Secretaria de Radiodifusão (Serad) neste ano e somam 216 localidades atingidas em todo o país. “A escolha das entidades para executar o serviço de radiodifusão comunitária nos canais disponíveis têm o papel fundamental de democratizar o acesso à informação no Brasil, além de levar cultura e entretenimento para a população”, ressaltou o diretor de Outorga e Pós-Outorga da secretaria de Radiodifusão, William Zambelli. Atualmente, em todo o país, há cerca de 5 mil rádios comunitárias. (mais…)

Estado sanciona lei que amplia oferta de cursos do Ensino Superior para educadores e trabalhadores da Educação

Foto: Mateus Pereira/ GOV-BA

O governador da Bahia, Rui Costa, sancionou nesta quinta-feira, dia 1º, a Lei n° 14.491, de 30 de novembro de 2022, sobre a criação e manutenção de Polos de Apoio Presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil, no âmbito do Estado da Bahia. Denominado de Polos UAB/Bahia, o projeto foi aprovado recentemente pela Assembleia Legislativa do EStado (ALBA).  As unidades educacionais são voltadas para o desenvolvimento da modalidade de Educação à Distância, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil, denominado Sistema UAB, vinculado à Secretaria da Educação (SEC).

O principal objetivo é oferecer a infraestrutura para a realização de cursos superiores nas diferentes áreas de conhecimento, com prioridade para a realização de cursos de Licenciatura e de Formação Inicial e Continuada a professores da Educação Básica, além de cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em Educação Básica. A Bahia já conta com 22 polos, instalados em 21 municípios: Alagoinhas, Barreiras, Campo Alegre de Lourdes,  Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ilhéus, Ipiaú, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Juazeiro, Macaúbas, Paulo Afonso, Pintadas, Salvador (com dois polos, um no Instituto Anísio Teixeira – IAT e outro no Subúrbio), Santa Maria da Vitória, Seabra, Serrinha, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

O coordenador de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou que a lei possibilitará a criação de uma rede de Educação à Distância na Bahia, fortalecendo os Territórios de Identidade, a partir do regime de colaboração com os municípios, visando garantir a oferta ao Ensino Superior com novos polos UAB. “Os Polos UAB deverão também contribuir para fortalecer o processo de formação de professores, garantindo o desenvolvimento de temas que atendam às necessidades locais a partir das experiências de nossas Instituições públicas de Ensino Superior e isso também terá reflexos na qualidade da Educação Básica”, afirmou. (mais…)

Vitória da Conquista: Vazamento de gás em residência deixa feridos

Imagem ilustrativa by moerschy from Pixabay

Uma explosão gerada por vazamento de gás de cozinha ocorreu em um apartamento no bairro Patagônia, no município de Vitória da Conquista (BA) na noite de quarta-feira, dia 30. Duas pessoas que estavam dentro do imóvel, pai e filho, tiveram ferimentos graves.

Ambos foram socorridos e levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. Agentes do Corpo de Bombeiros realizam uma perícia no local e investigam o motivo que resultou no vazamento do gás.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo® | Informações: Metro1

Ribeira do Pombal: Caminhoneiro é flagrado portando “rebite”

Imagem Ilustrativa de Emilian Danaila por Pixabay

Um caminhoneiro foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal na manhã desta quarta-feira, dia 30, transportando 8 comprimidos de anfetaminas, conhecida popularmente como “rebite”. O flagrante ocorreu durante fiscalização no quilômetro 170 da BR 110, em Ribeira do Pombal (BA).

Era por volta das 11 horas quando os policiais abordaram o caminhão SCANIA/G 420. Após a verificação de documentos, foi observado pela análise do disco do tacógrafo que em 27/11/2022 o condutor permaneceu na direção por tempo superior ao regulamentar. Questionado sobre o uso de inibidores de sono, o condutor entregou espontaneamente aos policiais uma cartelas contendo 8 comprimidos de anfetamina.

Diante dos fatos foi lavrado o termo circunstanciado de ocorrência pelo crime de porte de drogas para consumo (artigo 28 da Lei 11.343/2006). O motorista assinou termo de compromisso para comparecer perante o juiz quando for intimado.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: PRF