Ônibus foi incendiado em Salvador na noite dessa segunda

Foto: Romildo Jesus/ Secom

Um ônibus foi incendiado no início da noite desta segunda-feira, dia 30, no bairro de Cajazeiras, em Salvador. O veículo que fazia a linha Estação Mussurunga x Fazenda Grande 1, foi alvo de um ataque quando transitava na região de Jaguaripe I. O atendimento na região foi suspenso.

Homens armados abordaram o coletivo e atearam fogo. Bombeiros estiveram no local para controlar as chamas. Este é o décimo ônibus incendiado em 2023 em Salvador.

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) alerta que atos de vandalismo geram prejuízos para os usuários, especialmente o aumento do tempo de espera nos pontos e a redução na oferta de viagens.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias.

Candiba: Estudantes Bruna, Evelyn e Ranielle desenvolvem sabonete natural que combate efeitos da dermatite

Foto: Divulgação

A dermatite atópica é uma condição crônica da pele que causa inflamação, coceira intensa e erupções cutâneas. Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a doença genética afeta de 15% a 25% das crianças e cerca de 7% dos adultos no Brasil. A partir de diversas pesquisas, os estudantes do Colégio Estadual Antônio Batista, do município de Candiba (BA), Bruna Hellen, Evelyn Fernandes, Ranielle Matos, com orientação de William Oliveira, desenvolveram um sabonete utilizando plantas medicinais da região para combater os efeitos dessa patologia.

O sabonete é feito com base nas folhas de pitanga, pó de aroeira e o própolis, produto elaborado pelas abelhas. Bruna destaca os benefícios do produto natural. “Não conhecemos nenhuma outra proposta natural especificada para o tratamento exclusivo da dermatite. Nosso sabonete pretende tratar as erupções cutâneas da dermatite, se adaptar aos demais tipos de dermatite, mesmo com as suas diferentes causas, limpar a pele ressecada e descamada, sem agredir, e atuar como anti-inflamatório, ou seja, cuidar dos ferimentos causados pelo ressecamento”.

A estudante revela que a proposta surgiu quando a equipe precisou criar um projeto para uma feira de ciência e identificou que uma de suas integrantes sofria de dermatite. “Após muitas pesquisas de como fazer um produto eficiente para a sociedade, nasceu a ideia de desenvolver um sabonete natural para tratamento de dermatite atópica, pois uma das integrantes do grupo possui a patologia. Desenvolvemos o sabonete mais natural possível e com o intuito de ajudar e fornecer um produto de alta qualidade para as pessoas”.

Foto: Divulgação

(mais…)

Obra de contenção de encostas no Alto do Peru foi entregue neste domingo (29)

Foto: Joá Souza/GOVBA

Uma contenção de encosta foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues neste domingo, dia 29, entre as ruas Alto do Pará e Voluntários da Pátria, no bairro Alto do Peru, em Salvador. Jerônimo também autorizou o início de mais uma obra semelhante, na Rua Adonias Ferreira. Juntas, as duas intervenções representam um investimento de R$ 15 milhões e beneficiam mais de 600 famílias.

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, destacou que estão sendo realizadas obras de contenção de encostas em todo o estado. “Nós já vamos para mais de  R$ 300 milhões de investimento nessas obras que trazem tranquilidade para quem realmente precisa. São obras que resgatam, acima de tudo, a dignidade da moradia de quem vive nos lugares de risco”.

O corretor de seguros Zilval Araújo mora na região há mais de 40 anos e conta como era viver antes das obras de encostas e como é viver agora. “A gente ficava preocupado, porque quando a chuva chega, a água vai levando tudo o que está na frente. Então, a gente já viveu deslizamento aqui, com vítimas, hoje é só alegria, tranquilidade, as pessoas podem dormir sossegadas”.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Raul Rodrigues.

Turistas poloneses chegam à Bahia em voo inédito direto de Varsóvia

Imagem de juanjo tugores por Pixabay

O voo charter da companhia aérea Lot Polish pousou no aeroporto de Salvador neste domingo, dia 29, vindo de Varsóvia, com 292 turistas poloneses a bordo. Eles foram recepcionados por capoeiristas, baianas típicas e a percussão do bloco afro Muzenza. A cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska, e a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, deram as “boas-vindas” aos visitantes.

“Adorei essa recepção. Estou muito entusiasmada com a musicalidade e a fita santa que ganhei. As pessoas aqui nos receberam com um sorriso no rosto”, disse a polonesa Dominga Burka, de 25 anos. “Ouvi falar da Bahia através da internet e da operadora Itaka, e fiquei com muita vontade de participar desse grupo. Estou muito animado e tenho certeza que vou adorar as praias”, relatou o polonês Andrew Jacewr, 50 anos.

Antes da chegada do voo, a cônsul polonesa visitou a Igreja do Bonfim, o Santuário Santa Dulce dos Pobres, a Marina da Penha e o Pelourinho, pontos turísticos de Salvador que devem sem visitados pelos turistas europeus, além de passeios pela Costa dos Coqueiros e Chapada Diamantina. (mais…)

Policial admite ter esquecido pistola na casa do influenciador Rodrigo Amendoim

Foto: Reprodução/ Video

A pistola calibre .40  usada pelo influenciador Rodrigo Amendoim pertence a um soldado lotado na 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). O policial relatou ao comandante e ao subcomandante da unidade que por volta das 12h deste sábado, dia 28, passou o período da tarde na residência de Amendoim, que era seu “amigo de infância”. Já no início da noite foi surpreendido com a notícia da morte do influenciador.

Ainda de acordo com o site, o soldado admitiu aos seus superiores que teria esquecido a sua arma de fogo, de uso pessoal, quando havia usado o banheiro da casa de Amendoim. A fonte do IB relatou que o PM também acrescentou, em seu depoimento, que após sair do apartamento de Amendoim, se dirigiu para um sítio e acabou ficando sem internet.

O militar foi orientado pelos oficiais da PM a informar o caso ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele esteve na unidade, mas não conseguiu registrar a ocorrência. Em seguida foi até a Delegacia de Lauro de Freitas, onde também não foi bem sucedido. O militar vai se apresentar nesta segunda-feira (30), na Delegacia de Itinga, responsável pela apuração, para esclarecer o caso. O plantão da Corregedoria da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) informou ao soldado que não haveria necessidade de apresentação na unidade por não existir crime militar e a arma em questão não pertencer a PM-BA.

Fontes: Bahia Noticias e Informe Baiano.

Cachoeira: Flica oportuniza troca de experiências, vivências e aprendizagem para os estudantes

Foto: Claudionor Jr

Participar da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) que acontece até este domingo, dia 29, é sempre uma experiência marcante para os estudantes da rede estadual de ensino. Seja protagonizando diferentes atividades artísticas, literárias e culturais ou percorrendo os espaços com a programação, eles trocam experiências, aprendem e transformam os bons momentos vividos em memórias afetivas.

É o  caso do estudante indígena Pedro Henrique Kamaywrá Pataxó, 18 anos, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, que é líder de classe e territorial. Ele foi convidado para abordar o tema da Flica, “Poéticas Afroindígenas no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia”, neste sábado (28), no Espaço Geração Flica.

“Eu vim falar um pouco de mim, um pouco sobre a literatura indígena, por conta da riqueza presente nela e que não é reconhecida. Além da literatura escrita, temos a literatura oral, que, para mim, é a mais importante e rica, pois é passada de geração em geração, seja na fogueira ou na caminhada na floresta. Pai me contava várias histórias do nosso povo, do vô, da vó, dos nossos antepassados, quando eu era criança”, falou, ao ressaltar a felicidade por ser um porta-voz das tradições e da cultura do seu povo. (mais…)