Obras do BRT interditam trecho da Avenida Centenário e Dique do Tororó nesse domingo (25)

Foto: Jefferson Peixoto/Secom/PMS

O trecho da Avenida Centenário, em Salvador, que compreende o viaduto Rômulo Almeida, na região do Dique do Tororó, será bloqueado no início da manhã desse domingo, dia 25. A interdição feita pela Transalvador é necessária para avanço das obras do BRT. De acordo com a pasta, por conta da obra, o trecho da via que margeia o Dique funcionará em sentido duplo.

Os condutores oriundos da Av. Vasco da Gama sentido Barris poderão acessar a via passando por debaixo do viaduto. Já os que estiverem vindo no sentido contrário, da região da Centenário, poderão pegar um desvio para acessar a via que margeia o Dique, seguir sob o viaduto Rômulo Almeida, de onde podem chegar na Av. Vasco da Gama, ou, também, seguir por cima do viaduto.

A previsão é que o trecho fique bloqueado até o final de março. Para auxiliar os motoristas e pedestres, agentes de trânsito irão intensificar a atuação no local.

Bahia Noticias.

Governo inicia processo de regulação fundiária de Quilombo onde Mãe Bernadete foi assassinada

Imagem ilustrativa | Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo

A comunidade quilombola Pitanga dos Palmares, localizada entre os municípios de Simões Filho e Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, deu mais um passo para ter a regularização fundiária do seu território aprovada.

A Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), órgão vinculado ao governo do estado, publicou portaria na edição desta sexta-feira (23), do Diário Oficial (DOE), para instaurar o Procedimento Administrativo de Discriminação de Terras Devolutas referentes ao perímetro do Quilombo Pitanga dos Palmares.

De acordo com o documento, o imóvel tem área aproximada de 28,1760 ha, cujo perímetro se inicia nos limites da Barragem de Joanes II e nos limites do Rio Joanes. Em agosto de 2023, a Superintendência da Bahia do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-BA) notificou proprietários e ocupantes de imóveis que estão inseridos dentro do referido Território Quilombola. (mais…)

Alan Sanches permanece como líder da bancada da oposição na AL-BA

Imagem ilustrativa | Foto: Vagner Casaes/ALBA

A liderança da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) continuará sob a responsabilidade do deputado estadual Alan Sanches (União) em 2024. A decisão foi selada por aclamação em reunião do grupo nesta quarta-feira, dia 21.

“Vamos continuar com a nossa posição firme cobrando aquilo que a gente defende que é o melhor para a Bahia”, afirmou Sanches, ao destacar o saldo da atuação coletiva da bancada nas discussões de matérias importantes em 2023.

O líder da oposição sinalizou ainda que não há possibilidade de firmar nenhum acordo para votação de projetos com a bancada da maioria enquanto não houver o cumprimento da execução das emendas impositivas, a que todos os parlamentares têm direito pela legislação. (mais…)

Ivete Sangalo é diagnosticada com pneumonia

Foto: Juracy Feitosa / Ag. Fred Pontes

A cantora Ivete Sangalo pegou os fãs e admiradores de surpresa na noite desta quinta-feira, dia 22, ao publicar uma foto em um leito de hospital em suas redes sociais. Segundo ela, a rotina intensa do carnaval trouxe uma “tosse chata” e repetitiva como consequência, o que a fez procurar um hospital, precisando assim ficar internada após o diagnóstico de pneumonia.

“Antes de qualquer preocupação, já quero dizer que estou bem! Essa semana terminada a maratona carnavalesca, assim como grande parte das pessoas, peguei uma virose. Na terça feira não me sentia confortável com uma tosse chata e muito repetitiva. Hj, a partir de aconselhamento médico vim ao hospital e então veio a internação. Diagnóstico: Peneumonia. Estou assistida e já me sentindo melhor”, disse Ivete através do Instagram.

A cantora ainda agradeceu o apoio dos fãs e amigos que fizeram o Carnaval com ela e informou que por conta da recuperação, não poderá se apresentar no Navio da Xuxa, evento em alto mar, comandado pela “rainha dos baixinhos”, que tem início hoje e vai até o dia 26. “Mandarei notícias tá bem, certa de que serão sempre as melhores graças”, concluiu.

Bahia Noticias.

Saiba como ter acesso a absorventes gratuitos na Bahia

Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo

Absorventes gratuitos estão sendo distribuídos para pessoas em situação vulnerabilidade em todo o país, desde o último mês de janeiro. O acesso ao item de higiene é feito via Farmácia Popular, que conta com 1.196 estabelecimentos habilitados para distribuição em 339 cidades da Bahia. A iniciativa faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal e visa acabar com as dificuldades trazidas pela pobreza menstrual. Nos últimos dias, foi lançada a cartilha “Programa Dignidade Menstrual – um ciclo de respeito” que está disponível no portal do Ministério da Saúde.

O material traz informações detalhadas sobre como funciona, o passo a passo para acessar o benefício, os pré-requisitos para participar, onde e quantos absorventes podem ser retirados. O guia também explica como baixar o aplicativo Meu Sus Digital, já que é necessário gerar uma autorização dentro do app, antes de se dirigir a uma das farmácias.

Confira a cartilha

A oferta de absorventes é direcionada a estudantes da rede pública de baixa renda, pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema e a população recolhida em unidades do sistema prisional. O programa traz, ainda, estratégias para conscientização da população e qualificação técnica de agentes públicos, que têm sido desenvolvidas pelo ministério desde 2023, com a abordagem de temas como a menarca (primeira menstruação), prevenção de infecções, doenças e combate aos estigmas que envolvem esta condição. (mais…)

Novo Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é empossado

Foto: Gabriel Pinheiro - Secti BA

A primeira reunião ordinária do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conciteci) que ocorreu na terça-feira, dia 20, deu posse ao novo presidente da Conciteci, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, e aos membros efetivos e suplentes do órgão. O encontro foi no auditório do Centro de Operações Especiais (COE), da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O Conciteci tem como finalidade definir e traçar diretrizes para a formulação e implementação da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), estimulando a colaboração entre entidades estaduais, o governo federal e o setor produtivo. Para o secretário da Secti, André Joazeiro, a reativação do Conselho é essencial para organizar o sistema de ciência, tecnologia e inovação do Estado.

“Estávamos precisando desses atos normativos legais, como o decreto de regulamentação da lei, como a nova definição do Conselho, como a reestruturação da própria Fapesb, ou seja, deixarmos tudo isso muito organizado. O Conselho vai nos ajudar a pensar o desenvolvimento tecnológico que a Secti e Fapesb não podem fazer sozinhas sem ouvir a sociedade civil, a academia e a indústria. Então, é um momento de colocar todo mundo na mesa para discutir ciência e tecnologia”, frisou.  (mais…)