Regata Salvador-Mutá retorna ao calendário do turismo náutico baiano

Foto: Vitor Maciel

Após quatro anos sem ser realizada, a Regata Salvador-Mutá retornou ao calendário do turismo náutico do estado, no último sábado (27), com a participação de 350 velejadores da Bahia, Sergipe, São Paulo e Paraná. Eles fizeram o trajeto de 45 quilômetros pelas águas da Baía de Todos-os-Santos, incluindo passeios turísticos pela região, antes e após a competição.

A Marina da Penha, na Ribeira, serviu de base de apoio para a prova, com saída da capital nas proximidades da Ilha de Maré. A chegada foi no atracadouro de Mutá, em Jaguaripe, com manifestações culturais da localidade durante a premiação. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que construiu os equipamentos náuticos, também patrocinou o evento, como parte das ações de incentivo ao segmento.

“Todos estavam com saudade da regata, que não era realizada desde 2019. Voltamos num momento em que a Baía de Todos-os-Santos possui equipamentos modernos para as embarcações, oferecendo conforto e segurança aos velejadores, além de fortalecer o calendário de eventos do turismo náutico, que tem recebido apoio do Governo do Estado”, destacou o organizador da competição, Marcelo Fróes. (mais…)

SEC divulga resultado parcial da seleção de estudantes para cursos do Pronatec

Foto: Yasmim Marinho

A lista com o resultado parcial dos classificados na seleção de estudantes para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Ao todo, 3.408 inscritos interessados se inscreveram para as 940 vagas para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na quota Qualifica Mais Emprega Mais e na modalidade de ensino presencial. Entre os dias 3 e 6 de maio, o candidato contemplado deverá se apresentar à unidade escolar na qual o curso será ministrado para efetuar a matrícula.

“Os cursos profissionalizantes e técnicos oferecidos pelo Pronatec têm alta taxa de empregabilidade, o que torna o programa ainda mais atrativo para os estudantes que pretendem ingressar de forma rápida no mercado de trabalho”, ressalta o diretor de Planejamento e Gestão da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica, João Rodrigo de Seixas Bitencourt. Ainda segundo o gestor, além dos cursos serem de curta duração, com processo de formação em média de três meses e aulas diárias, o estudante é contemplado com a certificação da qualificação e uma bolsa no valor de R$ 200 mensais.

Os nove cursos estão sendo oferecidos em 38 municípios e são gratuitos, sendo que o início das aulas está previsto para o próximo dia 20 de maio. São eles: Pizzaiolo, Assistente Administrativo, Microempreendedor Individual (MEI), Agricultor Orgânico, Cuidador de Idoso, Eletricista, Instalador Predial de Baixa Tensão, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Esteticista de Animais Domésticos e Agente de Alimentação Escolar. O sorteio, realizado no auditório da SEC, contou com as presenças de representantes do Ministério Público do Estado da Bahia e Tribunal de Contas do Estado da Bahia, além do Núcleo Territorial de Educação de Salvador e Região Metropolitana de Salvador e Ouvidoria da SEC. A lista final da seleção será publicada nesta quinta-feira (2). (mais…)

Posto SAC Salvador Shopping é o primeiro da Bahia a ter agência da Previdência Social

Imagem ilustrativa | Foto: Carol Garcia/ GOV-BA

Emissão de extratos, certidões e entrega de documentos complementares para requerimentos de benefícios. Esses são alguns dos serviços disponíveis à população na agência da Previdência Social, que inicia atendimento à população a partir desta terça-feira (30). Em formato pioneiro, essa é a primeira unidade do INSS que vai funcionar dentro de um posto SAC. O atendimento será no SAC Salvador Shopping, de 9h às 18h, através de agendamento prévio pelo aplicativo Meu INSS ou pela central 135.

A agência foi inaugurada nesta segunda-feira (29), com a presença do secretário da Administração, Edelvino Góes. “O SAC é uma central de serviços e estamos trazendo, de forma inédita, uma agência do INSS para dentro do SAC. Com isso, vamos oferecer novos serviços para atender às expectativas do cidadão. E com o reforço dessa parceria entre o Governo do Estado e o INSS nós estamos seguindo a orientação do governador de modernização, interiorização e ampliação dos serviços da Rede SAC”, ressaltou Góes.

A unidade terá sete guichês de atendimento com atuação de colaboradores do SAC e do próprio INSS. A expectativa é de realizar 6 mil atendimentos por mês. Presente ao evento, o superintendente Regional do INSS no Nordeste, Caio Figueiredo, destacou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Estamos inaugurando a sétima agência do INSS em Salvador, e temos o objetivo de ampliar a oferta de serviços em outros postos SAC pelo interior da Bahia, aumentando a capilaridade e facilitando o acesso da população baiana à Previdência Social”, destacou. (mais…)

Santaluz: Mulher morre após sofrer descarga elétrica enquanto lavava roupas em tanquinho

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Uma mulher de 28 anos morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto lavava roupas em um tanquinho no domingo, dia 28, na zona rural de Santaluz, na região sisaleira da Bahia.

De acordo com a Guarda Civil Municipal, a vítima foi identificada como Queila Tauane Santos Reis. Agentes do órgão foram acionados por volta das 8h, no povoado Boa Esperança. Queila foi socorrida por familiares e levada para um hospital do município, mas não resistiu.

A Polícia Civil informou que o caso foi registrado na delegacia da cidade. O corpo foi levada para o Instituto Médico Legal (IML) de Serrinha. Não há detalhes sobre o velório e sepultamento dela.

G1/ Bahia

Trabalhadores da rede estadual de educação paralisam atividades

Foto: Camila Souza/ GOV-BA

Os trabalhadores da rede estadual de educação paralisaram as atividades nesta segunda-feira, dia 29, por 48 horas, após rejeitarem a proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC).

A decisão foi tomada pela categoria na quinta-feira, dia 25, durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Com isso, as escolas da rede estadual da Bahia não terão aulas nesta segunda, nem na terça, dia 30.

A categoria pede 10% de reajuste, seguindo o percentual unificado pela Federação da Entidades Sindicais dos Servidores Públicos. Segundo a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram. (mais…)

Juazeiro: Município remove estátua do ex-jogador Daniel Alves

Foto: Reprodução/ Vídeo - YouTube

A prefeitura de Juazeiro removeu a estátua do ex-jogador Daniel Alves na manhã desta segunda-feira, dia 29. O município acatou uma recomendação do Ministério Público da Bahia sobre a lei que restringe a homenagem de pessoas vivas em monumentos públicos.

O ex-lateral foi condenado pela Justiça espanhola a quatro anos e meio de prisão por estupro contra uma mulher no banheiro de uma boate em Barcelona. Desde a prisão, em janeiro de 2023, até a condenação em 2024, a estátua do jogador foi vandalizada por diversas vezes.

A recomendação decorreu de um procedimento instaurado pela promotora de Justiça Daniela Baqueiro. De acordo com a lei municipal, é de responsabilidade da cidade cuidar da identificação e nomeação das ruas, e é proibido usar o nome de pessoas vivas para isso. Essa regra também é seguida pela Constituição Estadual da Bahia e por uma lei federal de 1977, que impedem dar nomes de pessoas vivas a qualquer tipo de espaço público.

Metro1