Bahia pode abrigar primeira fábrica de lítio da América Latina

Foto: Marcos Braga/ AscomSDE

A Bravo Motor Company Brasil Energy anunciou a instalação da primeira fábrica de lítio da América Latina na Bahia. O anúncio ocorreu durante assinatura de protocolo de intenções com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta sexta-feira (05). A perspectiva da companhia é investir R$ 1,27 bilhão na planta, que será instalada no município de São Sebastião do Passé. A indústria prevê produzir baterias e células de íon de lítio, acumuladores elétricos e cabinets, que fazem conversão de corrente contínua. A empresa calculou uma capacidade de produção instalada de 2 Gigawatts hora/ano. A intenção é promover a geração de 3,5 mil empregos diretos e 10 mil empregos indiretos.

“Em um momento em que a descarbonização e a busca por fontes de energias renováveis e limpas se tornam primordiais para o nosso planeta, a vinda de uma indústria como a Bravo para a Bahia nos enche de alegria e de esperança. O Governo da Bahia e a SDE têm trabalhado incansavelmente na busca de atrair empresas alinhadas com este pensamento e que representem um modelo industrial voltado para o futuro, com a visão não apenas do resultado financeiro, mas, com a preocupação e atuação focada também na preservação ambiental e no desenvolvimento social”, afirma Luciano Giudice, superintendente de Atração de Investimentos da SDE.

De acordo com o diretor da Bravo, Eduardo Muñoz, a escolha da Bahia tem a ver com o posicionamento do governo do Estado a respeito da economia verde. “A nossa escolha é devido a um posicionamento geopolítico estratégico, de termos uma unidade industrial que gere uma cadeia de valor desde a mineração à transformação desses minérios em materiais e consequentemente em baterias. Então a escolha, naturalmente para nós, era no Brasil pela liderança regional do país, pelo peso da sua economia, que é a oitava do mundo, pelo peso do seu setor automotivo e de energia renovável. Era uma escolha quase que natural. Após escolher o país, o funil dependia de um estado que realmente estivesse comprometido com essa economia, por isso, a Bahia. Com a chegada da BYD, da Bravo, outras virão, isso é garantia. Estamos formando no estado um HUB de economia verde na América Latina”, diz. (mais…)

Agricultores familiares de Camacan contam com mercado municipal reformado

Foto: Geraldo Carvalho/ CAR

Nesta sexta-feira, dia 5, o Governo do Estado entregou a reforma e ampliação do mercado municipal do distrito de São João do Panelinha, no município de Camacan, juntamente com 50 barracas de feira. Mais de 100 agricultores e agricultoras familiares estão sendo beneficiados, diretamente, com a ampliação do mercado, que vai gerar mais renda e qualidade de vida para a agricultura familiar do município.

O diretor-presidente da Companhia de Ação  e Desenvolvimento Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, comentou o novo momento de investimentos em Camacan. “Camacan passa por uma transformação, por meio da parceria entre Governo do Estado e o município, em diversas áreas. Na agricultura familiar realizamos a reforma e ampliação da feira livre de São João do Panelinha, com novos boxes, deixando o  local adequado para compra e venda dos itens da agricultura familiar”,  disse Jeandro.

Esta transformação alcança agricultores e agricultoras como Cristiane Vieira, que planta mandioca e utiliza a raiz para produção de bolos reconhecidos na região. “Esse mercado está um luxo e agora vou poder vender meus bolos em um espaço coberto e higiênico”, comentou. (mais…)

NTU repudia decisão que libertou homens que incendiaram um ônibus em Salvador

Foto: Romildo Jesus/ Secom

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) repudia a decisão da Justiça de Salvador (BA), que concedeu liberdade provisória a dois homens que incendiaram um ônibus na Estrada das Barreiras, no Cabula, na última terça-feira (2). O ataque foi cometido com pessoas dentro do veículo, colocando em risco vidas humanas e causando terror e insegurança na população. Tal crime está previsto no artigo 250 do Código Penal, com pena de três a seis anos de detenção e multa, podendo a pena ser aumentada em um terço quando o incêndio é cometido em veículo do transporte público.

É lamentável e revoltante a decisão judicial classificar o crime como de menor potencial ofensivo, pois desconsidera a gravidade do ato e o risco iminente à vida das pessoas. Medidas como essa acabam por incentivar práticas criminosas e comprometem os esforços das forças de segurança em combater tais infrações. Essa atitude é um desserviço à sociedade e enfraquece a confiança no sistema de justiça.

A NTU reforça a necessidade de um debate amplo e urgente sobre leis mais rigorosas e responsabilizações severas contra criminosos que atentam contra a segurança pública e a vida humana no ambiente do transporte público. E pede urgência ao Congresso Nacional no exame das propostas legislativas que visam endurecer as punições para crimes dessa natureza, equiparando-os ao terrorismo devido aos graves impactos causados à população. (mais…)

Eleições 2024: confira as restrições previstas no Calendário Eleitoral a partir de 06 de julho

Foto: Antonio Augusto/ Ascom/ TSE

A partir do dia 06 de julho o Calendário Eleitoral impõe aos candidatos às Eleições 2024 e aos agentes públicos uma série de restrições, com o objetivo de manter o equilíbrio da disputa no pleito vindouro. As normas regulamentadoras estão previstas na Lei das Eleições, no Código Eleitoral e nas Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 06 de outubro. Havendo segundo turno, a nova eleição ocorrerá no dia 27 do mesmo mês. Confira aqui o calendário completo.

Principais restrições

Com base no Calendário, a partir da referida data é proibido aos agentes públicos:

nomear, contratar ou, por qualquer forma, admitir. dispensar sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou, por outros meios, dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, remover, transferir ou exonerar servidor público de ofício, na circunscrição do pleito;

realizar transferência voluntária de recursos do governo federal aos estados e municípios,  sob pena de nulidade absoluta, ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigação formal preexistente para a execução de obra ou serviço em andamento e com cronograma prefixado, e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública, objetiva e formalmente justificadas; (mais…)

Reaproximação política entre PT e PSB marca novo capítulo em Amargosa

Foto: Edson Andrade

Na manhã de 04 de julho, em um café da manhã caloroso na sede do STR, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Amargosa selaram uma reaproximação estratégica visando as próximas eleições e governança municipais. O evento, que contou com a presença significativa de líderes locais e apoiadores, foi marcado por discursos otimistas sobre a unidade partidária e os desafios que se aproximam.

O prefeito Júlio Pinheiro, presente no encontro, expressou sua satisfação com a nova aliança: “Estamos fortalecendo laços históricos em prol de um futuro comum para Amargosa. É hora de somarmos esforços em benefício da nossa cidade.”

O pré-candidato a prefeito pelo PT, Getúlio Sampaio, destacou a importância da união para enfrentar os desafios locais: “Juntos, podemos construir uma Amargosa mais justa e próspera para todos os cidadãos. Estou pronto para trabalhar ao lado do PSB e de todos que desejam o melhor para nossa terra.” (mais…)

Inscrições para o Ensino Médio a distância do Sesc vão até 8 de julho

Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay

Quem quiser concluir o Ensino Médio de forma totalmente gratuita tem até a próxima segunda-feira, dia 8/7, para se inscrever no Sesc EAD EJA. São 20 vagas disponíveis em Porto Seguro e o candidato deve acessar o site www.sesc.com.br/ead. Mas atenção: para finalizar a inscrição é necessário apresentar os documentos, incluindo o RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental. As aulas ocorrem no período noturno e de forma híbrida, com 80% das aulas no formato virtual e 20% no presencial, no Polo Sesc Porto Seguro.

O projeto permite a conclusão do Ensino Médio e o aluno também recebe a qualificação profissional em Produção Cultural. O objetivo do projeto é permitir que o aluno tenha uma nova oportunidade para potencializar o próprio aprendizado, a formação e o crescimento profissional.

“Promover o Sesc EAD EJA é um orgulho e um desafio para nós. O ensino a distância tem o poder de atender a necessidade de um público que ainda deseja finalizar os estudos para ampliar suas chances no mercado de trabalho e sua formação, mas que não teve condições de fazê-lo”, conta Janaína Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

(mais…)