Salvador: Estabelecimentos que impedirem beijo gay poderão receber multas de até R$100 mil

Edited image by Pam Simon from Pixabay

Os estabelecimentos de Salvador que discriminarem pessoas da comunidade LGBTQIA+ [como impedir beijo gay] já podem ser punidos com cassação de alvará e multas que variam de R$ 10 mil a R$ 100 mil.

A lei Teu Nascimento nº 291/17, que determina as medidas, foi sancionada pelo prefeito ACM Neto na quarta-feira (14). O projeto de lei é da vereadora Aladilce Souza (PCdoB) e foi aprovado há dois anos na Câmara de Salvador.

A lei leva o apelido de Thadeu Nascimento, conhecido como Teu, homem trans que foi assassinado em 2017, aos 24 anos de idade, dentro da própria casa, em Salvador. A lei anterior – do vereador Maurício Trindade (DEM), em 1997 – foi alterada para acompanhar as mudanças sociais nos últimos 23 anos.

G1-BA

TCE anuncia que fará auditoria no sistema ferry-boat que liga Salvador a Itaparica

Foto: Jocinere Soares/ Tribuna do Recôncavo

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) realizará uma auditoria especial no sistema ferry-boat, que liga Salvador a Itaparica, e também nos barcos que fazem a travessia Salvador-Mar Grande, para avaliar a qualidade dos serviços prestados à população, em razão da série de denúncias e reclamações feitas por usuários.

A auditoria, a ser realizada ainda em 2020, foi determinada pelo presidente do TCE-BA, o conselheiro Gildásio Penedo Filho, em atendimento a um pedido feito pelo conselheiro vice-presidente da Corte, Marcus Presídio, na sessão plenária da última terça-feira (13).

Na oportunidade, o conselheiro Marcus Presídio observou que tais problemas e dificuldades têm sido relatados diariamente pelos veículos de comunicação, a exemplo das grandes filas, a pouca disponibilidade de guichês de venda, falta de passagens com hora marcada e presença ostensiva de cambistas que cobram preços extorsivos pelos bilhetes de embarque, aproveitando-se justamente das dificuldades, além de carências flagrantes existentes nas embarcações e nos terminais de embarque e desembarque. (mais…)

Brumado: Odontóloga e política, Isabel Gondim, morre vítima da Covid-19

Foto: Reprodução/ Rede Social

A odontóloga e ex-vice-prefeita de Brumado, no Sudoeste baiano, Isabel Cristina Santana Gondim, morreu nesta quinta-feira (15) em decorrência da Covid-19. Cristina tinha 68 anos e estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Vitória da Conquista. Ela tinha sido transferida após testar positivo para o novo coronavírus.

Durante o internamento, Gondim chegou a sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Cristina Gondim esteve como vice-prefeita de Brumado na gestão do então prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), entre 2013 e 2016. Ela deixa o marido, o ex-deputado estadual José Clemente Gondim (PSDB), e dois filhos.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias

Coelba será pioneira no setor elétrico no pagamento da conta de energia via pix

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A Coelba disponibilizará o pagamento da conta de energia por meio do PIX já no dia 16 de novembro, data marcada para estreia do serviço no País. O novo serviço digital para transferência de valores criado pelo Banco Central estará apto para uso por todos os clientes da empresa que são cadastrados na fatura digital de energia.

Além da Coelba, as outras distribuidoras da Neoenergia, Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS), também vão disponibilizar o serviço nas suas áreas de concessão. “A Neoenergia vem trabalhando há algum tempo visando uma evolução tecnológica significativa. Estamos sempre em busca do que é novo e do que proporciona uma melhora à experiência do cliente, seguindo com a prática do pioneirismo e forte investimento”, conta Luiz Flávio, diretor de Serviços ao Cliente da Neoenergia.

Em agosto, quando foi anunciado o acordo entre o Banco Central e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para utilização do PIX em pagamentos da conta de luz, a Coelba e as outras distribuidoras da Neoenergia se prontificaram a firmar parceria com o Banco Itaú para prover o serviço aos consumidores. Como estratégia da companhia, a expansão do serviço para toda a base de clientes será faseada. “Neste primeiro momento, a empresa se mobilizou para atender todos os consumidores cadastrados na fatura digital, promovendo ampliação da experiência de comodidade no pagamento à medida que a plataforma é expandida”, conta Luiz Flávio. (mais…)

Travessia Salvador – Mar Grande faz parada na sexta-feira

Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

A travessia Salvador-Mar Grande fará parada de pouco mais de quatro horas nesta sexta-feira (16) devido à maré baixa, que impede a atracação dos barcos no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Em Mar Grande, serão feitos normalmente os horários das 5h, 6h e 7h da manhã, quando tem início o período de parada, que vai até às 11h20. A última saída de Mar Grande será às 18h.

Em Salvador, a primeira embarcação deixará o Terminal Náutico da Bahia às 6h10 – normalmente a primeira saída na capital seria às 6h30, mas o horário foi antecipado em 20 minutos. Depois, o sistema suspenderá as operações, que só serão retomadas às 11h. Os usuários devem ficar atentos para o último horário saindo de Salvador, que será às 18h15. O horário das 19h30, que seria o último do dia, está cancelado, também por conta da maré baixa.

Veja horários da travessia nesta sexta-feira:

De Mar Grande para Salvador – 5h, 6h, 7h, 11h20, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h.

De Salvador para Mar Grande – 6h10, 11h, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30 e 18h15. (mais…)

Ocupação de UTI Covid pediátrica na Bahia salta de 43% para 81% em 15 dias

Imagem Ilustrativa | Foto: Elói Corrêa/ AGECOM

A ocupação de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) pediátricas para Covid-19 cresceu consideravelmente na Bahia em 15 dias. Em 1º de outubro o boletim da Secretaria da Saúde (Sesab) informava que a taxa de ocupação deste tipo de leito era de 43%, enquanto nesta quinta-feira (15) o documento informa que agora o índice está em 81%.

Os leitos de UTI são destinados aos casos mais graves da infecção pelo novo coronavírus. As Unidades possuem equipamentos de suporte de vida, que auxiliam no tratamento dos pacientes que tiveram os pulmões afetados pela doença.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou na terça-feira (13) que houve um aumento preocupante na demanda por internações pediátricas por coronavírus em Salvador. De acordo com ele, a ocupação de leitos de UTI Covid-19 para crianças chegou a 70%, enquanto o de leitos clínicos atingiu 80%. Para o gestor, este repique vai interferir na decisão sobre a volta às aulas presenciais na capital baiana. (mais…)