Governo da Bahia realiza leilão eletrônico de veículos, bens apreendidos e móveis

Como forma de prevenção ao coronavírus, a Secretaria da Administração (Saeb) vai realizar, no dia 23 deste mês, o primeiro leilão eletrônico no Estado da Bahia para vender bens públicos. O Edital do Leilão Eletrônico número 001/2020, contendo as regras do certame, foi publicado nesta sexta-feira (6), no Diário Oficial do Estado (DOE). Serão apregoados 244 lotes, contendo veículos, material eletrônico, bens apreendidos, móveis, dentre outros.

O leilão será realizado virtualmente, a partir das 9h30, pelo site www.mpleiloes.com.br. O certame será comandado pelo leiloeiro oficial Miguel Paulo Rodrigues Silva. Os interessados em participar deverão fazer um cadastro no site em até 48 horas antes do início do certame.

Os lances serão ofertados pelo mesmo site www.mpleiloes.com.br, podendo ser iniciados 10 dias antes da sessão pública, sem prejuízo das ofertas posteriores, feitas no dia e horário marcados para o início do certame. Os licitantes vencedores serão aqueles que oferecerem maior lance ou oferta. (mais…)

Bahia registra neste sábado aumento no número de casos ativos da Covid-19

Imagem de Daniel Dan outsideclick por Pixabay

O número de casos ativos da Covid-19 na Bahia teve alta neste sábado (7). De acordo com boletim divulgado pela secretaria de saúde do estado, são o total de casos ativos é de 6.067.

Ao todo já foram 362.563 pessoas infectadas, com 22 novos óbitos e total de 7.776 mortes por conta do novo coronavírus. Entre os casos confirmados, ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,73%).

Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.881,92), Almadina (6.661,79), Itabuna (6.636,24), Madre de Deus (6.522,72) e Aiquara (6.509,27).

Bahia Noticias

Morro do Chapéu: Vinho produzido na Chapada Diamantina ganha prêmio nacional

Imagem ilustrativa by Photo Mix from Pixabay

A vinícola baiana Vaz, localizada no município de Morro do Chapéu (BA), na Chapada Diamantina, ganhou a 9ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB) e a 4ª edição da Grande Prova Sucos de Uva do Brasil. Na categoria de vinhos, o premiado foi o Tinto Malbec, nos rótulos de espumantes os premiados foram o Brut Branco Charmat e o Brut Rosé Charmat, ambos de 2019.

Os primeiros vinhos foram elaborados em 2018, em uma produção de aproximadamente 1,2 mil garrafas – Malbec, Syrah, Sauvignon Blanc e Viognier. Na safra 2019, foram produzidos os espumantes Brut elaborados pelo método Charmat (Pinot Noir e Chardonnay), Brut Rosé (Malbec, Sauvignon Blanc e Viognier), Moscatel (Muscat Petit Grain) e também os vinhos tintos Malbec e Syrah, em um total de cerca de 10 mil garrafas.

O setor de Bebidas na Bahia possui 23 empresas incentivadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE). Além de abrigar grandes cervejarias, fábricas de bebidas não alcoólicas, a Bahia produz no semiárido uvas viníferas de alta qualidade. Por conta da pandemia, a celebração dessa conquista será em abril de 2021, no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde a GPVB levará os vinhos premiados e a vinícola ao encontro do trade e público consumidor, em um evento, com feira de vinhos, chamado “Vinhos do Brasil 2021”.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Ascom/SDE

Conceição do Jacuípe: Fábrica de adubos e fertilizantes investe 12 milhões em ampliação

Image by PublicDomainPictures from Pixabay

A Fertimaxi, Comércio e Serviços de Fertilizantes, assinou protocolo de intenções com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), na quinta-feira, dia 5, para ampliar a unidade industrial de fabricação de adubos e fertilizantes no município de Conceição do Jacuípe (BA).

A previsão é que sejam investidos R$ 12 milhões e criados 40 novos empregos diretos, além de manter os 13 existentes. Segundo o secretário da SDE, João Leão, com a ampliação, a unidade que produz atualmente 4,8 mil de toneladas por mês, terá um incremento na sua capacidade produtiva de até 1,6 mil toneladas por mês.

“Os fertilizantes são insumos essenciais no processo produtivo e a ampliação da Fertimaxi garante investimento, emprego e renda para o estado e garante a segurança alimentar do setor de alimentos”, disse Leão.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: SDE

Governo da Bahia paga 1 terço do salário dos professores referente às férias coletivas de novembro

Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

O Governo da Bahia realiza, nesta segunda-feira (9), o pagamento de 1 terço do salário dos professores da rede estadual de ensino referente às férias coletivas de novembro, iniciadas no último dia 3. O benefício já estará creditado em conta a partir deste sábado (7).

O investimento é de, aproximadamente, R$ 49 milhões. A implementação das férias de 30 dias seguidos, até o dia 2 de dezembro, foi uma medida tomada pelo governo, considerando o estado de calamidade pública em todo o território baiano e a situação de emergência, em razão da pandemia do Coronavírus.

A ação se aplica a todos os educadores, sendo eles professores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos do quadro do magistério público estadual; os contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), que atuam no exercício das funções do magistério; e os profissionais da Educação que estão no exercício da função de mediador, de intérprete de LIBRAS, de brailista, de instrutor de LIBRAS, de cuidador, de técnico de atendimento de Educação Especial (AEE), de preceptor e de nutricionista, nas unidades de ensino da rede estadual. A exceção é para diretor escolar.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SEC

Pacientes com MPS estão sem receber medicamentos na Bahia

Imagem Ilustrativa | Imagem de Valeria GB por Pixabay

A Associação Baiana de Amigos da MPS (ABAMPS), uma organização não governamental que oferece apoio a pacientes com doenças raras desde a confirmação do diagnóstico até apoio jurídico para acesso a medicações, está denunciando a falta de medicamento para pacientes com mucopolissacaridose (MPS) no estado da Bahia.

Márcia de Oliveira, presidente da ABAMPS, declara que um paciente de MPS em Monte Santo está sem receber o medicamento galsulfase mesmo com todos os relatórios e prescrições atualizadas enviadas para o órgão responsável.

Em vídeo que está circulando em grupos de famílias que lidam com doenças raras, José Vagner dos Santos, de 16 anos, com mucopolissacaridose VI, pede que o govenador da Bahia, Rui Costa e o Presidente Jair Bolsonaro, enviem os medicamentos que não são entregues há 9 meses e prejudicam o tratamento não apenas dele, mas de seus colegas que enfrentam a mesma doença e também estão sem os remédios necessários. (mais…)