Mata de São João: Após gestor renunciar, vice toma posse como prefeito

Mata de São João: Após gestor renunciar, vice toma posse como prefeito - mata-de-sao-joao, destaque, bahiaFoto: Danilo Hack/ Divulgação

O ex-vice, Agostinho Batista dos Santos Neto, o prefeito Bira (União Brasil), foi empossado como prefeito de Mata de São João (BA), nesta terça-feira, dia 19. Na ocasião, Bira destacou que deve dar continuidade ao trabalho de seu parceiro e antecessor, João Gualberto, que “transformou o município”. Ele destacou ainda o simbolismo de sua posse: “Depois de mais de 50 anos, um matense de berço assume a prefeitura”.

“Sei da responsabilidade que pesa sobre meus ombros. Mas encaro essa missão com o coração sereno e a segurança de quem se preparou nos últimos anos para esse desafio. E essa preparação foi na prática, no dia a dia, no convívio diário com as tomadas de decisão. Têm 3 anos que eu e João Gualberto compartilhamos a administração do município de Mata de São João”, afirmou o gestor durante o discurso.

Bira destacou a relevância do município no Estado e apontou que deve manter os números alcançados na gestão onde foi vice: “Estamos consolidados no cenário nacional como um dos mais importantes destinos turísticos, temos 100% de Educação Integral, investimos mais de R$ 18 milhões na pavimentação de vias, lançamos o Cuidar, maior pacote de ações sociais da Bahia, que vai beneficiar 4 mil famílias, somos o município com 100% da cobertura de Saúde, com 16 postos na sede, zona rural e litoral”, listou. (mais…)

Mata de São João: Prefeito renuncia cargo e gestão será passada para vice-prefeito

Mata de São João: Prefeito renuncia cargo e gestão será passada para vice-prefeito - noticias, mata-de-sao-joaoFoto: Matheus Lopes/ Divulgação

O prefeito de Mata de São João (BA), João Gualberto (PSDB), anunciou que renunciou ao cargo e que a gestão do município será passada para Bira (UB), atual vice-prefeito.

Em anúncio feito nesta sexta-feira, dia 15, João Gualberto não especificou o motivo de deixar o cargo, nem se vai tentar se eleger a algum cargo em 2024. Disse apenas que já consolidou o trabalho e cumpriu a promessa de entregar a administração de Mata de São João para uma pessoa que nasceu no município.

Há 52 anos o município não era gerido por um matense. A solenidade de posse de Bira como prefeito de Mata de São João está marcada para terça-feira (19), às 17h, na Câmara Municipal.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: G1/ Bahia

Morador de Morro de São Paulo enfrenta desafios para retornar de Israel

Morador de Morro de São Paulo enfrenta desafios para retornar de Israel - mata-de-sao-joao, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

O morador de Morro de São Paulo, em Cairu (BA), Charles Sena não consegue retornar de Israel devido a inoperância do aeroporto de Tel Aviv. O professor de futevôlei Charles foi há dois meses para Netanya passar as suas experiências para uma escola dedicada ao esporte e, neste momento, está em meio a guerra entre o país e Hamas, iniciada no último sábado (7). Charles já foi eleito melhor jogador da Bahia por duas vezes e premiado como campeão baiano em seis edições.

“Eu não tenho como voltar para o Brasil porque os voos foram todos cancelados. A gente tem que esperar normalizar tudo. Ou se a gente for chamado pela Embaixada Brasileira, já que preenchemos o formulário. Liguei hoje e disse que tem duas mil e poucas pessoas na frente. Eles estão dando prioridade a quem está em área de risco”, afirmou ao Atualiza Bahia. Netanya não foi atingida pelos ataques, segundo Charles Sena.

Apesar de Netanya não ter sido alvo dos bombardeios entre Israel e Hamas, o baiano tem passado o tempo mais em casa, como forma de se proteger de algum possível ataque. “Até o momento não foi atacada, graças a Deus. É momento de tensão, por que a gente não sabe se a cidade que a gente está pode ser atingida também, bombardeada. Nessa altura do campeonato, acredito que não pode acontecer, porque Israel é um país bem organizado”, ressaltou. (mais…)

Mata de São João é o único município com contas aprovadas sem ressalvas pelo TCM em 13 anos

Mata de São João é o único município com contas aprovadas sem ressalvas pelo TCM em 13 anos - mata-de-sao-joao, bahiaNa foto, prédio do TCM - Foto: Mateus Pereira/ AGECOM

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA) aprovou nesta quinta-feira, dia 21, as contas da prefeitura de Mata de São João, do exercício financeiro de 2021, sem multas ou ressalvas. A cidade do recôncavo baiano, se consagra agora como o único município a cumprir esse mérito desde 2008.

Desde 2008, nenhum dos 417 municípios foi aprovado sem ressalvas. Em 13 anos, o TCM, responsável por fiscalizar a gestão financeira e orçamentária dos municípios baianos, analisou cerca de 5 mil processos de prestação de contas, sendo eles os aprovados com ressalvas ou reprovados.

Segundo o controlador geral de Mata de São João, Wellington Lázaro, a aprovação constata a boa gestão municipal na cidade. “A aprovação das contas significa que a gestão do prefeito João Gualberto cumpriu todas as exigências legais e constitucionais, bem como as normas do TCM-BA. Isso inclui o cumprimento das metas fiscais, o respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal e a transparência na gestão pública”. (mais…)

Mata de São João: Morre 10ª vítima de chacina; adolescente teve mais da metade do corpo queimado e estava internado há 13 dias

Mata de São João: Morre 10ª vítima de chacina; adolescente teve mais da metade do corpo queimado e estava internado há 13 dias - mata-de-sao-joaoFoto: Alberto Maraux/ SSP

O adolescente de 12 anos, que havia sobrevivido à chacina em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, morreu neste domingo, dia 10, em Salvador. Ele é a 10ª vítima do ataque a duas casas ocorrido em 28 de agosto. O garoto teve mais da metade do corpo queimado e estava internado em estado gravíssimo, no Hospital Geral do Estado (HGE), na capital baiana, desde o dia do crime.

O corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador. O pai do jovem fará a liberação do corpo. Ainda não há informações sobre o dia do velório e sepultamento, que será na cidade de Alagoinhas, onde outras três vítimas foram enterradas.

Durante o ataque, o adolescente se escondeu debaixo de uma cama e, por isso, não foi visto pelos criminosos durante ação. Mesmo com ferimentos causados pelo fogo, ele conseguiu sair na rua pedindo socorro e bateu nas portas de alguns vizinhos, até ser acolhido por duas moradoras em um dos imóveis. Ambas foram mortas a tiros.

(mais…)

Mata de São João: FLIPF encerra sua 4ª edição com recorde de público e convidados

Mata de São João: FLIPF encerra sua 4ª edição com recorde de público e convidados - noticias, mata-de-sao-joao, destaque, bahiaFoto: WALDYR LANTYER E DELZIENE MARQUES

A Festa Literária Internacional de Praia do Forte, em Mata de São João (BA), superou as expectativas e registrou recorde de público em sua 4ª edição, reunindo nos quatros espaços oficiais e ambientes parceiros do projeto, mais de 15 mil pessoas, entre comunidade local, moradores do litoral norte, turistas de toda a Bahia e de vários estados brasileiros, além de alunos de escolas públicas e particulares, principalmente das escolas municipais de Mata de São João. “Passaram por esta edição nomes como Ailton Krenak, Aline Bei, Sidarta Ribeiro, Maria Valéria Rezende, João Bosco, Antonio Nóbrega, e muitos outros autores(as) e artistas que deixaram o nosso evento ainda mais impactante e inesquecível”, comenta a Diretora geral da FLIPF, Vanessa Vieira.

Com uma programação intensa e diversa, a FLIPF realizou, em quatro dias de evento, mais de 90 atividades, entre mesas literárias – que contaram com intérpretes do Pense em Libras, no espaço Canto da Palavra, contribuindo para a acessibilidade de conteúdos importantes -, bate papos, oficinas, lançamento de livros, contações de histórias, workshop, saraus, Slams, performances artísticas, manifestações culturais, apresentações musicais locais, shows nacionais e locais, com mais de 140 autores, escritores, performers, slamers, cantores, oficineiros, artistas visuais de todas as regiões da Bahia, nacionais e locais. Todas as atividades foram realizadas com o suporte de 25 estagiários, todos estudantes do Colégio Estadual Alaor Coutinho, localizado na região do Açuzinho.

De acordo com a diretora de comunicação da festa literária, Joana Marambaia, este projeto gera uma importante movimentação na economia local, sendo realizada em um período de baixa estação. “O evento contou com mais de 40 apoiadores locais dos mais diversos setores comerciais da cidade, entre pousadas, hotéis, restaurantes e serviços, que ajudaram a viabilizar o projeto, como contrapartida ao aquecimento da economia gerada pela Festa”, destaca. A edição de 2024 já está sendo planejada e em breve a data será divulgada. (mais…)