Gerente de supermercado na Bahia é demitido por justa causa após beijar na boca funcionária casada

Imagem ilustrativa de Alexas por Pixabay

Um gerente de vendas do supermercado GBarbosa, em Salvador, foi demitido por justa causa após beijar na boca uma funcionária da unidade do bairro de Pau da Lima. A empresa justificou a aplicação da penalidade como “mau procedimento” e desrespeito às normas internas. O gerente, por sua vez, questiona a dispensa e solicita o pagamento das verbas rescisórias.

A juíza da 14ª Vara do Trabalho de Salvador, que analisou o caso, destacou que o principal problema não era a existência de um relacionamento amoroso sem o conhecimento do empregador. Para ela, “relacionamentos amorosos entre empregados não podem ser considerados faltas graves”, pois envolvem a intimidade e a vida privada dos funcionários. No entanto, a juíza considerou que a análise deveria focar se o contexto e as imagens do beijo gravadas pelas câmeras de segurança configuravam abuso.

A magistrada observou que, embora as imagens não tivessem áudio, o depoimento pessoal do gerente confirmou o assédio sexual. Ele confessou ter beijado a subordinada uma vez, deixando-a assustada, ao ponto dela dizer: “não acredito que você fez isso”. O gerente relatou que pediu desculpas e disse “estar no erro”. No seu depoimento ele ainda confessou que eles não tinham uma relação amorosa: “foi coisa de momento”. Ele ainda afirmou que na época era casado e só soube que a funcionária também era casada depois de ser dispensado.

Hierarquia de poder (mais…)

Turista paulista morre após ser picado por aranha em Morro de São Paulo

Ferimento da vítima que foi picada na panturrilha | Foto: Divulgação

Um turista de São Paulo morreu após ser picado por uma aranha em Morro de São Paulo, no município de Cairu (BA). A vítima de prenome Vinicius, que morava em São Paulo, foi picada na noite de terça-feira (9) e morreu na madrugada deste domingo (14).

De acordo com um denunciante, o turista estava na companhia de outras seis pessoas. O grupo curtia o local e chegou a alugar uma lancha para fazer um passeio. Horas depois de curtir o mar, os amigos seguiram para jantar em um restaurante na Segunda Praia.

No dia seguinte, Vinicius passou mal, foi levado para uma unidade de saúde da região e em seguida foi transferido para duas unidades de saúde. Primeiro, para o hospital de Valença e, depois, para Santo Antônio, onde foi constatado que ele havia sido picado por uma aranha-marrom. O homem chegou a ficar entubado, até que veio a falecer. O corpo será levado para São Paulo para ser sepultado.

Um amigo do turista falou que o ocorrido é culpa do restaurante que o grupo jantou, o qual possui sofás feitos de vime que, segundo ele, costumam abrigar a aranha. O proprietário do restaurante informou que em cada mês uma dedetização é realizada no local.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: BNews.

Pronaf passa a financiar serviços de regularização fundiária

Imagem de Alexander Antropov da Pixabay

O Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), passa a ter uma nova linha de financiamento com foco na regularização fundiária: o Pronaf Regularização Fundiária.

A iniciativa, pioneira, será voltada a todas as etapas de regularização fundiária de imóveis rurais, incluindo despesas com serviços de georreferenciamento, tributos, emolumentos e custas cartoriais. A linha de financiamento será de R$ 10 mil, com taxa de 6% ao ano, e prazo de pagamento de dez anos, incluídos três anos de carência.

Para acessar o programa é necessário ter o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) válido ou a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, além disso, procurar o agente financeiro (bancos ou cooperativas de crédito) ou profissional/empresa habilitada, que estejam cadastrados na Superintendência de Desenvolvimento Agrário da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDA/SDR), para elaboração e acompanhamento de projetos de crédito do PRONAF junto aos agentes financeiros e realização de serviços de regularização fundiária. (mais…)

Santo Antônio de Jesus terá palestra gratuita sobre inteligência artificial nesta terça (16)

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Inteligência artificial no marketing. Esse é o tema da palestra que o Sebrae realizará em Santo Antônio de Jesus no próximo dia 16 de julho, a partir das 19h, no auditório de sua unidade regional, no Centro da cidade polo do Recôncavo Baiano.

A Inteligência Artificial (IA) está transformando o marketing de diversas formas e a palestra pretende trazer uma abordagem completa sobre o uso de ferramentas, automação, criação de conteúdo, análise de dados e personalização de campanhas, além da utilização de chatbots para o atendimento aos clientes.

A atividade é gratuita e aberta ao público, mas para garantir uma vaga é preciso se inscrever previamente no site ba.loja.sebrae.com.br. A palestra é voltada para microempresas, empresas de pequeno porte, produtores rurais, artesãos e microempreendedores individuais. (mais…)

13º Festival Internacional de Percussão 2 de Julho realiza 6 dias de rica programação

Imagem de Southern California Brass Consortium da Pixabay

Estão abertas as inscrições para o maior festival de percussão da América Latina. O 13º Festival Internacional de Percussão 2 de Julho será realizado de 22 a 27 de julho, no Teatro Sesc Senac Pelourinho, em Salvador/BA e promoverá uma riquíssima programação onde artistas solos, grupos e duos internacionais e nacionais, além de movimentos percussivos da Bahia e alunos de percussão da UFBA realizarão concertos e ministrarão palestras e oficinas.

Essa é uma edição de 2024 é muito especial, afinal o Grupo de Percussão da UFBA celebra seus 60 anos e os coordenadores Aquim Sacramento e Jorge Sacramento reafirmam os objetivos de colocar em perspectiva a possibilidade de um diálogo efervescente entre o mundo da percussão erudita contemporânea, a riqueza de nossas tradições afro-brasileiras e a leveza da música popular.

O Festival Internacional de Percussão 2 de Julho, através das suas doze edições, mostrou a importância de valorizar a rica e diversa família dos instrumentos da percussão, trazendo artistas representantes de diversas culturas, dentro ou fora do país. (mais…)

Valença: Moradores de Guaibim reivindicam melhorias na saúde pública

Foto: Reprodução/ Video

Moradores de Guaibim, em Valença, no Baixo Sul da Bahia, interditaram neste domingo, dia 14, um trecho da rodovia que dá acesso ao distrito. Os manifestantes reivindicaram melhorias na saúde pública. A passagem de ambulâncias foi liberada durante o protesto.

Os moradores relatam que já se reuniram com representantes da gestão municipal várias vezes, mas as promessas não foram cumpridas. Segundo eles, quando alguém passa mal não encontra atendimento médico no distrito e não existe transporte de emergência.

O trânsito foi liberado após a chegada de prepostos da Polícia Rodoviária Estadual.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.