Ministério das Comunicações quer facilitar crédito para empresas que levarem internet banda larga a pequenas cidades

Imagem de Firmbee por Pixabay

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pretende criar um mecanismo garantidor de mais de R$ 500 milhões voltado para que pequenos provedores de internet possam receber empréstimos para investir em infraestrutura de banda larga fixa em municípios com menos de 30 mil habitantes.

“Nós temos a missão de melhorar a conectividade no Brasil, nas mais diversas áreas, mas com olhar especial para a população que vive nos lugares mais remotos e de difícil acesso, como comunidades ribeirinhas e aldeias. Esse mecanismo garantidor vai permitir que essas empresas consigam atender os pré-requisitos para acessarem esse crédito”, disse Juscelino.

A previsão é que a ampliação da cobertura da conectividade digital nessas cidades beneficie cerca de 2,5 milhões de pessoas. A iniciativa inclui a implantação de cabos de fibra óptica e a instalação de equipamentos de telecomunicações com funções de economia de energia ao longo da infraestrutura, entre outros. (mais…)

“Não teve medo de projetar o futuro na cidade”, declara ACM Neto durante discurso em convenção que lançou candidatura de Genival Deolino

Foto: Luciano Almeida

Durante a convenção partidária que oficializou Genival Deolino como candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus pelo PSDB, o vice-presidente nacional do partido União Brasil, ACM Neto, discursou e expressou suas convicções sobre o contínuo progresso do município sob a liderança de Deolino.

Direcionando-se à Genival, Neto frisou a competência administrativa do peesedista enquanto gestor, “Genival soube com coragem enfrentar todas as dificuldades. Não teve medo de tomar decisões difíceis, de iniciar o conjunto de obras, de projetar o futuro dessa cidade”.

Neto reafirmou ainda o seu compromisso em apoiar Deolino durante a sua jornada eleitoral, juntamente com a candidata a vice-prefeita, Cristina da Farmácia (União Brasil), “Quero dizer a santo Antônio que o nosso sonho está mais vivo do que nunca, a gente começa a construir ele hoje”. (mais…)

Motocicletas roubadas são recuperadas em Brejões; uma foi roubada em SAJ

Foto: PRF

Uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Povoado do Km 100, município de Brejões (BA), na sexta-feira (2), resultou na apreensão de cinco motocicletas com registro de roubo. Os veículos, que estavam estacionados em uma oficina local, apresentavam sinais de adulteração.

Durante a fiscalização, os policiais identificaram que os elementos identificadores das motocicletas haviam sido parcialmente suprimidos. Após consulta aos sistemas, foi constatado que todas as motos possuíam registro de roubo em diferentes cidades da Bahia e até mesmo em outros estados.

A primeira motocicleta, uma Honda CG 160 Titan, na cor vermelha, havia sido roubado em Santo Antônio de Jesus e estava na posse do atual proprietário há cerca de um ano.

Já a segunda, uma Honda CG 150 Fan, originalmente amarela, mas pintada de preto, também apresentava adulteração em seus componentes. A moto havia sido roubada em Jequié. (mais…)

Procon fiscaliza 49 postos no interior da Bahia

Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Com o objetivo de aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis ao consumidor baiano, entre outros tópicos, a operação Posto Legal fiscalizou, na última semana, 49 estabelecimentos localizados no Sudoeste baiano, nos municípios de Vitória da Conquista, Itapetinga, Itambé, Cândido Sales e Encruzilhada.

O diretor de fiscalização do Procon Bahia, Iratan Vilas Boas, explica que o estabelecimento no qual a operação constata algum tipo de irregularidade responde de acordo com a infração cometida. “Cada órgão tem uma punição específica. Interdição de equipamentos, do estabelecimento como um todo e multas fazem parte do rol das penalidades possíveis de serem aplicadas”.

Na divisão de tarefas entre os órgãos participantes desta etapa da Posto Legal, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) é responsável principalmente por avaliar o bom funcionamento das bombas e dos bicos de combustíveis, enquanto o Departamento de Polícia Técnica (DPT) afere aspectos de qualidade, a exemplo da quantidade de álcool adicionada à gasolina. (mais…)

F-4000 carregada de bananas é retida em Santo Antônio de Jesus

Foto: PRF

Policiais rodoviários federais flagraram uma situação perigosa na noite deste sábado (03), durante fiscalização no Km 262 da BR 101, em Santo Antônio de Jesus (BA). Os PRFs patrulhavam a rodovia quando visualizaram um caminhão FORD/F4000 transportando uma carga de bananas, excedendo em muito os limites e as dimensões do veículo.

Durante os procedimentos de abordagem, a equipe também flagrou que a carga estava solta e sem o dispositivo de amarração adequado. O risco deste transporte irresponsável é que a carga pode ser projetada para fora do compartimento em qualquer movimento brusco do caminhão, o que poderia ocasionar um acidente muito grave na rodovia.

Além disso, o veículo estava com a placa traseira sem o lacre obrigatório, portava lâmpadas LED em desacordo com a normativa e sem o acondicionamento (embalagem) correto da carga (lona). Diante das infrações de trânsito apresentadas, os PRFs emitiram as notificações e o veículo foi recolhido ao pátio contratado da PRF e só será liberado após a completa regularização para o transporte correto da carga. (mais…)

Lauana Prado celebra sucesso com um show inesquecível; artista convida fã para dueto

Foto: Fábio Ponce

Sempre inovando e proporcionando experiências épicas, na noite de sábado (03), a cantora e compositora Lauana Prado, dividiu o palco com uma de suas fãs. A ganhadora do concurso de covers promovido pela artista em suas redes sociais, subiu ao palco durante o show de Catalão, em Goiás e juntas apresentaram o sucesso “Sombra Desconhecida”, para um público entusiasmado que acompanharam o dueto, fazendo do momento ainda mais especial.

“Essa proximidade com os fãs é essencial para mim, dessa forma consigo me conectar com eles e entender cada vez mais o que eles querem ouvir. Esse concurso foi uma loucura, recebi milhares de vídeos lindos, de pessoas extremamente talentosas, cantando Sombra Desconhecida por todo o Brasil. Esse momento de dividir o palco com a Yasmin, foi muito, muito especial.” comenta a cantora.

“Sombra Desconhecida” feat com Zé Neto e Cristiano, foi a primeira música apresentada do audiovisual “Lauana Prado Transcende – ao vivo no Ibirapuera”, e já está entre as músicas mais ouvidas do país, a canção entrou para o Top 200 Spotify Brasil na semana do lançamento e está atualmente no Top 50 Spotify Brasil, ocupando a posição de #19, seguida por “Haverá Sinais”, música gravada com Jorge e Mateus e que ocupa a posição #21.

(mais…)