Justiça Eleitoral absolve prefeita e vice de Laje em ação por abuso de poder

Foto: Reprodução/ Video

A Justiça Eleitoral de Mutuípe manteve os mandatos da prefeita de Laje, Jaciara Reis dos Santos, e do vice-prefeito, Jideon Costa dos Santos, eleitos nas eleições municipais de 2024. A decisão foi tomada pelo juiz Matheus Martins Moitinho, que julgou improcedentes as ações movidas por partidos adversários e pelo ex-candidato Antonio Lucas do Espírito Santo Andrade. As acusações apontavam supostos abusos de poder político e econômico durante a campanha, incluindo:

  • contratações temporárias em ano eleitoral;
  • realização de showmício;
  • distribuição de peixes na Semana Santa sem vínculo com programa social;
  • uso promocional da máquina pública por meio do programa “Caravana da Saúde”;
  • compra de votos;
  • transporte irregular de eleitores no dia da votação.

No entanto, ao analisar o conjunto probatório, o magistrado concluiu que não havia elementos suficientes para sustentar as denúncias. Segundo a sentença: (mais…)

Vereadores de SAJ participam de evento da maior escola de gestão pública do Brasil

Foto: Reprodução/ Video

Em busca de atualização e qualificação para melhor atender às demandas da população, vereadores de Santo Antônio de Jesus participaram recentemente de um evento promovido pela CeapBrasil, reconhecida nacionalmente como a maior escola de gestão pública do Brasil.

Os parlamentares Jorge de Dema, Caíque Barbosa e Sinho Lemos representaram o município no encontro, que reuniu lideranças de diversas regiões do país para discutir estratégias, compartilhar experiências e apresentar soluções inovadoras para a administração pública.

Durante o evento, foram abordados temas essenciais para o fortalecimento da atuação legislativa, como transparência, planejamento estratégico, gestão de recursos públicos e políticas voltadas para o desenvolvimento social e econômico dos municípios. (mais…)

Netinho da Banana morre vítima de acidente em Presidente Tancredo Neves

Foto: Arquivo Pessoal

Um acidente de transito ocorrido na BR-101, em Presidente Tancredo Neves, próximo à entrada do bairro Japão, no último sábado, dia 9, resultou na morte do jovem conhecido como ‘Netinho da Banana’.

Netinho chegou a receber atendimento de uma equipe SAMU, mas não resistiu e morreu no local. Familiares e amigos lamentam a perda e se despedem de Netinho, lembrado com carinho pela comunidade.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: PTN News.

Inscrições prorrogadas até terça (12) para Pré-ENEM UPT; serão 1.487 vagas pro NTE 21 (Recôncavo)

Image by Wokandapix from Pixabay

Estudantes da 3ª série do Ensino Médio de 107 escolas públicas de tempo parcial têm até terça (12) para garantir uma vaga no ‘Terceirão Pré-ENEM UPT Bahia’. As inscrições para o projeto-piloto, que oferece reforço gratuito em Português e Matemática, devem ser feitas no site upt.educacao.ba.gov.br/terceirao.

A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Programa Universidade para Todos (UPT), vai beneficiar, neste primeiro momento, mais de 12 mil estudantes de escolas prioritárias em 70 municípios baianos. As aulas terão início na segunda (11) e acontecerão duas ou três vezes por semana, no contraturno, com foco na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no ingresso no Ensino Superior.

O projeto está sendo implantado nos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) do Sisal, Litoral Sul, Bacia do Rio Grande, Litoral Norte e Agreste Baiano, Portal do Sertão, Recôncavo Baiano, Médio Rio de Contas e Região Metropolitana de Salvador. No NTE 4 (Sisal), por exemplo, 2.512 estudantes de 21 escolas serão atendidos. Já no NTE 21 (Recôncavo), serão 1.487 alunos em 20 escolas. (mais…)

Morador de Iaçu Herculano é encontrado morto

Foto: Arquivo Pessoal

O idoso Herculano, que morava em Iaçu e estava desaparecido desde o dia 30 de julho, foi encontrado morto nesta última sexta-feira, dia 8.

Por ser uma figura ilustre e lendária da cidade, várias pessoas se empenharam na divulgação, mas infelizmente Herculano não foi encontrado com vida.

Iaçu, na Chapada Diamantina, perdeu uma valiosa página da sua história. Que sua passagem seja serena e de paz. Nossas condolências aos familiares e amigos.

Jovem morre após sofrer acidente em Rafael Jambeiro

Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo

Um jovem de 18 anos faleceu na última quinta-feira, dia 7, após sofrer um acidente de transito em Rafael Jambeiro.

Gabriel era mecânico e estava internado desde o último domingo, dia 3, quando foi vítima de um grave acidente de trânsito na BR-116.

Ele estava internado no Hospital Geral Clériston Andrade em Feira de Santana. Gabriel pilotava uma motocicleta quando colidiu com um carro.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Blog Central de Polícia.