Governador autoriza construção de nova escola administrada pela Uefs e visita obras do novo Centro de Convenções

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária da educação, Rowena Brito, e da reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Amali Mussi, autorizou, na tarde desta quinta-feira (8), a construção da nova Escola Estadual em Tempo Integral, denominada Centro de Educação Básica II, que será implantada nas dependências da universidade. Na ocasião, Jerônimo também autorizou a conclusão do Auditório Central do Campus da Uefs. Durante a visita a Feira de Santana, o governador inspecionou ainda as obras do Centro de Convenções. Somente com as autorizações na área de educação, feitas durante a tarde, estão sendo investidos cerca de R$ 45 milhões no município.

O governador destacou a dupla função da nova Escola de Tempo Integral: “Este é um lugar onde os professores que fazem Licenciatura realizam sua residência, aprendem a dar aula e lidar com as crianças, como visto no pedagógico. Mas, aqui também funciona como um ambiente de creche, onde os funcionários da universidade, professores e técnicos, deixam seus filhos, ampliando assim sua capacidade de crescimento.” A previsão é que a obra da escola seja concluída dentro de um ano, com entrega esperada para julho ou agosto do próximo ano.

A construção do novo Centro de Educação Básica II da Uefs conta com investimento aproximado de R$ 30 milhões. O projeto inclui a construção de 12 salas de aula, 4 laboratórios, 2 salas multifuncionais, biblioteca, área administrativa e restaurante estudantil com capacidade para 200 lugares. A previsão de conclusão é para julho de 2025. Já no auditório central, estão sendo investidos outros R$ 15 milhões. “É uma ordem de serviço para a educação básica que vai atender trabalhadores e trabalhadoras da educação e seus respectivos filhos. Nós vamos continuar nesse caminho para construir uma Uefs cada dia mais forte e que continue sendo referência”, enfatizou Rowenna Brito. (mais…)

Festival de Esporte e Lazer da Bahia chega a Capim Grosso

Foto: Jéssica Tavares - Ascom/Sudesb

O 2° Festival de Esporte e Lazer da Bahia chegou em Capim Grosso na quinta-feira (8) e segue com atividades esportivas e recreativas, para todas as idades, até domingo (11), na quadra poliesportiva do Colégio Edvaldo Machado Boaventura, no bairro Novo Horizonte. O evento oferece, gratuitamente, atividades de arco e flecha, boxe, capoeira, pickleball, vôlei, basquete, golzinho, pula-pula e piscina de bolinhas.

O projeto já percorreu cinco municípios baianos, dentre eles: Jaguarari, Serrolândia, Pé de Serra, Várzea do Poço e Várzea da Roça. Capim Grosso é a sexta e última cidade a receber as atividades, neste ano. Ao todo, mais de 4 mil pessoas, entre crianças e adultos, já passaram pelo Festival, que está no seu segundo ano.

A ação tem apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com execução da União das Federações do Esporte Amador da Bahia (Unisport). (mais…)

Camaçari sedia neste fim de semana o Campeonato Baiano de Ciclismo Mountain Bike de XCO – Etapa Única

Imagem de pascal OHLMANN do Pixabay

Neste sábado (10) a partir das 10h, acontece a Etapa Única do Campeonato Baiano de Ciclismo Mountain Bike de XCO em um percurso montado na Fazenda Martinelli, na Estrada do Coco, em Camaçari. Com a organização da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o campeonato define o campeão baiano de ciclismo MTB na variação XCO em 2024.

O torneio de XCO – modalidade olímpica, disputada pelo baiano Ulan Galinski, que representou o país nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e recém campeão brasileiro -, contempla um percurso de 5 km para todos os competidores. A diferença é a quantidade de volta por categoria. Ao todo, serão 24 categorias, com ciclistas de todos os cantos do estado.

“Este campeonato é, com toda certeza, o mais importante de toda a Bahia, pois é um campeonato com etapa única e define o campeão baiano. É muito importante esse suporte que o Governo do Estado da Bahia, por meio da Sudesb nos oferece, porque só somos capazes de realizar eventos dessa magnitude, graças ao apoio deles”, expressa Oscar Schmidt, presidente da FBC, que possui demais etapas do ciclismo MTB e BMX com apoio da autarquia estadual no ano.

Fonte: Ascom/Sudesb.

AUTORA BAIANA ANITA SANTANA FALA SOBRE O LIVRO POÉTICO PARA CRIANÇAS “HAI FLORES”

A convidada da LIVE Tribuna ON desta quinta-feira-feira, dia 08/08/2024, foi a escritora baiana Anita Santana – direto de Euclides da Cunha-BA, a qual falou sobre seu livro “Hai flores”, uma obra ideal para as crianças ensaiarem os seus primeiros passos pelos caminhos da leitura. O livro segue na sua bagagem com poemas na estrutura haicai, semeando a beleza simples e harmoniosa da natureza.

Uneb realiza concurso público para técnicos e analistas universitários

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Após quase 15 anos desde o último certame direcionado a categoria de servidores, a gestão universitária da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai lançar um edital público para preenchimento de 68 vagas. São 34 vagas para técnicos universitários (nível médio) e 34 para analistas universitários (nível superior), para suprir postos de trabalho em todos os departamentos/campi da Uneb na capital e interior do estado e também na administração central da instituição.

De acordo com o edital, as inscrições para o concurso vão estar abertas entre os próximos dias 13 de agosto e 5 de setembro. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo link na página do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (Idecap), responsável pela execução do certame.

Além dessas vagas de convocação imediata, o concurso vai constituir um cadastro reserva de candidatos classificados e não convocados, os quais poderão ser convocados a qualquer momento, assim que houver a aprovação de novas vagas. (mais…)

Grupos de Cheganças de Prado participam de evento cultural em Saubara

Foto: Ana Pires

Os tradicionais grupos de cheganças de Prado, incluindo marujada, mouros e cristãos, marcaram presença no renomado evento cultural realizado em Saubara, Bahia. O evento, conhecido por celebrar e preservar as manifestações culturais do estado, contou com a participação vibrante e emocionante dos nossos grupos, que levaram sua rica história e tradições para um público entusiasta.

A participação dos grupos de cheganças de Prado no evento em Saubara foi um destaque especial, atraindo a atenção de visitantes e moradores locais. As cheganças, com suas representações teatrais e musicais das batalhas navais entre mouros e cristãos, são uma expressão cultural profundamente enraizada na história do município. Os grupos de marujada, mouros e cristãos encantaram o público com suas performances cheias de cor, ritmo e emoção, mostrando a força e a vitalidade de nossas tradições.

Fortalecer laços

A presença dos grupos de cheganças de Prado no evento de Saubara reforçou a importância da preservação cultural e fortaleceu os laços entre as comunidades. A troca de experiências e conhecimentos entre os participantes enriqueceu ainda mais a compreensão e o apreço pelas tradições culturais da Bahia. (mais…)