Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com a menor taxa proporcional de mortes no trânsito, avalia CLP

Imagem de Luk Luk do Pixabay

O Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com o menor número proporcional de acidentes fatais no trânsito. A conclusão é de um estudo elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento completo será apresentado no lançamento do “Ranking de Competitividade dos Estados 2024”, que está previsto para 21 de agosto. Os dados reafirmam a importância da campanha Maio Amarelo, iniciativa que tem o objetivo de reduzir o número de acidentes no trânsito.

De acordo com o levantamento do CLP, o Rio Grande do Norte contabilizou 11,8 mortes a cada 100 mil habitantes. O número fica bem abaixo da média nacional, que é de 20,9 a cada 100 mil habitantes. Outros seis estados do Nordeste também ficaram abaixo da média nacional: Ceará (15,9), Pernambuco (16,2), Bahia (17,2), Sergipe (18,3), Alagoas (18,4) e Maranhão (19,7).

“Nenhuma morte no trânsito é aceitável. Os municípios do Nordeste estão mostrando que o diálogo entre gestores públicos, empresas e a sociedade pode construir, em conjunto, soluções para uma mobilidade mais segura aos cidadãos. O resultado também é fruto de campanhas frequentes de conscientização da necessidade de respeito às leis de trânsito, com foco na preservação da vida”, afirma Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.

(mais…)

Cruz das Almas: Polícia Militar apreende espadas na zona rural

Imagem Ilustrativa | Foto: Reprodução/ Vídeo

A Polícia Militar realizou a primeira apreensão de espadas do ano no município de Cruz das Almas (BA). A apreensão aconteceu na comunidade do Rebouças, zona rural da cidade, na tarde deste domingo, dia 26.

Durante a ação, os militares atearam fogo na pólvora apreendida no local. Até a publicação desta matéria a PM não havia divulgado informações sobre a quantidade de material apreendido e nem se houve prisões.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Forte na Notícia.

Bahia cai pro CRB e dá adeus à Copa do Nordeste

Foto: Felipe Oliveira/ Divulgação /EC Bahia

Deu zebra na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, neste domingo (26), pela semifinal da Copa do Nordeste. Mesmo criando mais chances que o CRB, acertando duas bolas no travessão e perdendo um gol cara a cara, o Bahia empatou por 0 a 0 no tempo regulamentar, perdeu para o time alagoano nos pênaltis, por 8 a 7, e deu adeus ao torneio regional.

Após sete cobranças convertidas por Everaldo, Oscar Estupiñan, Luciano Juba, Cauly, Jean Lucas, Biel e Ademir, Caio Alexandre parou nas mãos do goleiro Matheus Albino. Anselmo Ramon, Gegê, Rômulo, Hereda, Mike, João Pedro, Matheus Ribeiro e Lucas Kallyel fizeram pro CRB.

Agora, na final, o CRB irá enfrentar o Fortaleza, que venceu o Sport por 4 a 1, também neste domingo, na Arena Pernambuco. As partidas serão jogadas nos dias 5 e 9 de junho, primeiro no Castelão, em Fortaleza, depois no Estádio Rei Pelé, em Maceió. (mais…)

Conceição do Coité: PT lança Francisco de Assis como pré-candidato a prefeito

Foto: Rodolfo Mendonça

O PT lançou em Conceição do Coité (BA) neste domingo, dia 26, Francisco de Assis como pré-candidato a prefeito. O mesmo governou a cidade de 2013 a 2020. Na ocasião, o senador Jaques Wagner e o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, demonstraram confiança na vitória do petista. Estavam presentes também no evento os secretários de Estado Afonso Florence, Osni Cardoso e Elisângela Araújo, além das deputadas Fátima Nunes (PT) e Olívia Santana (PCdoB).

No lançamento, Wagner pregou uma campanha com muito diálogo com a população para mostrar os avanços que Coité teve na gestão do petista. “Vamos fazer uma caminhada com argumento, sem xingamento, sem falar de ninguém. Os defeitos dos adversários o povo já conhece. Vamos falar de tudo que Assis fez e muito mais do que ele vai fazer na parceria com Jerônimo e Lula.”

Éden destacou que os apoios e o alinhamento ao projeto do governador Jerônimo e do presidente Lula serão fundamentais para o grupo sair vitorioso nas eleições municipais deste ano. “Demos o pontapé inicial para uma virada histórica em Coité com o retorno de Assis à prefeitura. 2020 foi duro, mas 2024 será muito melhor pois temos o apoio do Presidente Lula e do governador Jerônimo que conhece o Sisal, Coité e a Bahia.” (mais…)

Defesa Civil do Rio Grande do Sul contabiliza 200 toneladas de alimentos doados

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou um levantamento com todas as doações recebidas em meio à tragédia climática que atinge o estado. Segundo os dados, foram doados 1,5 milhão de litros de água potável e 202,2 toneladas de alimentos diversos.

As doações foram distribuídas em 167 municípios, entre 25 de abril e 25 de maio. Segundo o balanço, foram recebidas ainda 166.076 cestas básicas, 136 mil litros de leite, 98 mil cobertores, 24 mil colchões e 244 mil kits de higiene e limpeza.

No total, a Defesa Civil contabilizou 3,375 milhões de itens recebidos e distribuídos, incluindo também 62 mil sacos de ração animal, 42 mil fraldas, 364 mil kits de roupas.

De acordo com o balanço mais recente do governo gaúcho, mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas de alguma maneira, enquanto 581 mil foram desalojadas de suas casas. Ainda permanecem em abrigos temporários 55.813 pessoas. (mais…)

Dj Ferrary grava video clipe incentivado pela Lei Paulo Gustavo

Foto: Divulgação

Aconteceu no último sábado, dia 25, no CT Equilibrio Cross Trainer, em Santo Antônio de Jesus (BA), a gravação do Clipe da música do Dj Ferrary. A Gravação contou com a comunidade santoantoniense e pessoas com algum tipo de deficiência. O vídeo clipe foi gravado por Ricceli, que tem vários trabalhos reconhecidos na Bahia.

Ferrary, um dos melhores DJs da Bahia, já dividiu palco com grandes nomes da música no Brasil, inclusive abriu o Show de Anitta no Festival de Salinas, na cidade de Salinas da Margarida.

Entendendo o contexto.

No contexto pós pandemia em que os músicos de forma geral foram fortemente prejudicados com as restrições de convívio social, os profissionais atuantes no ramo da música tiveram que se adaptar para superar os desafios e não cair em falência. Nesse sentido, com a abertura do edital que proporciona aos artistas locais receberem auxílio financeiro para custear atividades referentes a artes diversas, surge a ideia da produção do vídeo clipe de uma música autoral escrita por um santoantoniense, com o intuito de aumentar a visibilidade da cultura musical e seus impactos positivos no município.

ASSISTA:

(mais…)