Rui se reúne nesta quinta, 17, com prefeitos de cidades atingidas por óleo

O governador Rui Costa (PT) reúne-se nesta quinta-feira, dia 17, com prefeitos e dirigentes da Defesa Civil dos oito municípios baianos atingidos por manchas de óleo. Segundo a assessoria da gestão estadual, o encontro está previso para as 15h, na Governadoria, no CAB (Centro Administrativo da Bahia).

Além de ACM Neto, prefeito de Salvador, estãrão presentes gestores das cidades de Mata de São João, Conde, Camaçari, Entre Rios, Esplanada, Jandaira e Lauro de Freitas.

Também participarão órgãos estaduais como Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente, Inema, Procuradoria-Geral do Estado, Casa Civil e secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Infraestrutura.

Bahia.BA

SAJ: Vereador Dr. Francisco deixa presidência da Comissão de Saúde

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O vereador Dr. Francisco Freire anunciou nesta segunda-feira, dia 14, durante sessão da Câmara de Vereadores, que não é mais o presidente e não faz mais parte da Comissão de Saúde da Câmara de Santo Antônio de Jesus. O motivo, segundo o edil, é de que ele é desprestigiado em relação aos assuntos de saúde que dizem respeito ao município.

“Nós tivemos uma reunião com o Ministério da Saúde, eu sou o presidente da comissão e não fui convidado a participar. Fui ao plenário disse que estava chateado e da próxima vez queria participar, mas soube mais uma vez que a Câmara Municipal teria ido a Brasília falar com Antônio Brito, o deputado federal que veste a camisa das Santas Casas e mais uma vez ficamos de fora. Onde eu chegava perguntavam que comissão de saúde é essa que não tem médico e levam qualquer pessoa?”, disparou.

Após o desligamento da presidência, o vereador Dr. Francisco frisou que permanece no grupo do prefeito Rogério Andrade e se considera uma cabeça pensante no cenário político. Após sua saída, Dr. Francisco explica que quem possivelmente deve assumir o cargo é Chico de Dega, mas nada está definido ainda.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Blog do Valente

Bolsonaro defende abrir ‘caixa-preta’ do PSL e reafirma que pode deixar partido

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Em visita a São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado, dia 12, que quer mais transparência do PSL e que o partido deve abrir “caixa-preta” para explicar uso do fundo partidário. Ele também reafirmou que pode deixar a sigla.

As declarações ocorrem em meio à crise com o deputado federal Luciano Bivar, presidente do PSL. Na sexta-feira, dia 11, Bolsonaro e mais 21 parlamentares pediram acesso às contas do PSL para fazer uma auditoria. Em resposta, o partido solicitou análise das contas da campanha do presidente na eleição do ano passado.

Bolsonaro, no entanto, negou que o controle do dinheiro do fundo partidário seja o motivo da briga com o comando do partido. “Não estou atrás de fundo partidário. Fiz minha campanha com R$ 2 milhões da vaquinha virtual. O partido ganha R$ 8 milhões por mês. É dinheiro público, e todo mundo tem que saber o que é feito com esse dinheiro. É uma caixa-preta que tem que ser aberta pelo PSL”, disse.

Metro1

Governador de Goiás Ronaldo Caiado sofre infarto

Foto: Marcos Oliveira/ Agência Senado

O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, sofreu um infarto nesta quarta-feira, dia 09.

Caiado se sentiu mal e foi encaminhado para uma unidade hospitalar de Goiânia, Os sintomas incluíam fortes dores.

Informações da assessoria do governador indicam que o estado de saúde dele no momento é estável. Ele foi submetido a exames e está sob observação.

Fonte: Bahia Noticias | Informações: CBN

TRF2 julga pedido do ex-presidente Temer para viagem à Inglaterra

Foto: Marcos Correa/ PR

A 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) julga na quarta-feira, dia 09, o pedido da defesa do ex-presidente Michel Temer para que ele viaje para a Inglaterra entre os dias 13 e 18 deste mês. Temer é convidado para participar da sociedade de debates estudantis da The Oxford Union. O Ministério Público Federal (MPF) pediu que o TRF2 casse a liminar que autorizou o ex-presidente Michel Temer, réu em duas ações da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, a viajar à Inglaterra.

A defesa de Temer tinha recorrido contra a decisão do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, que não autorizar a viagem ao exterior. A decisão, no entanto, foi revertida pelo relator do habeas corpus, desembargador Ivan Athié, que deu aval à viagem. A 1ª Turma do TRF2 julga o mérito da ação e decide se o ex-presidente poderá viajar para a palestra na The Oxford Union, uma instituição de debates estudantis.

Em parecer ao TRF2, o procurador da República, Rogério Nascimento escreveu que medidas judiciais como a proibição de se ausentar do país e o cadastro do nome no Sistema Nacional de Procurados e Impedidos devem ser impostas de maneira alternativa à privação total de liberdade, mas estão sujeitas sempre aos parâmetros da necessidade e adequação. Nesse caso, o MPF não considerou o convite para dar palestra como hipótese que permitiria abrir exceção. (mais…)

Tiririca gasta R$ 57 mil da cota parlamentar com viagens para Fortaleza

O deputado federal Tiririca (PL-SP), gastou em 2019, o valor de R$ 57.800 mil da sua cota parlamentar com passagens aéreas para o estado do Ceará, sua terra natal. Segundo o sistema da Câmara, foram registradas 54 viagens entre os aeroportos de Brasília e Fortaleza entre os meses de janeiro até outubro.

Apenas o percentual de 5% dos gastos com passagens foram usados para pagar bilhetes para o estado que o elegeu, São Paulo. Foram apenas duas vezes, e no mesmo fim de semana. A primeira por um bilhete emitido em 7 de junho, de Fortaleza para Guarulhos, e a segunda por uma passagem do dia 10 de junho, do aeroporto de Congonhas para Brasília.

A Câmara dos Deputados não obriga os parlamentares a comprar passagens apenas para os estados que representam, mas as viagens devem ter relação com o mandato parlamentar.

Fonte: Bahia.Ba | Informações: Época