7ª edição da FLIGÊ é realizada com sucesso em Mucugê

Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo

Com o tema “Memórias e Trilhas das Letras Diamantinas” aconteceu entre os dias 24 e 28 a 7ª edição da FLIGÊ – Feira Literária de Mucugê, na Chapada Diamantina. O evento contou com uma extensa programação, composta de conversa literária com autores, lançamento de livros, apresentações artísticas, oficinas temáticas, entre outras atividades, atraindo um grande público formado por leitores, escritores, editores, estudantes, professores, artistas locais e regionais, visitantes oriundos da capital e de outros territórios e estados.

A CASA PALAVRA-BORBOLETA/CONFRALIB, organizada pelas escritoras Tati Gonçalves, Rita Queiroz, Palmira Heine e Celina Bezerra em parceria com a Confraria Poética Feminina realizou Encontros Literários com a participação de mais de vinte autores independentes que apresentaram suas obras ao público presente. Estes momentos foram intercalados com saraus e apresentações musicais, marcando este significativo momento cultural/literário.

A escritora, produtora cultural e fundadora da PALAVRA – BORBOLETA e autora dos livros AS BORBOLETAS SÃO ASSIM e DAS COISAS INVISÍVEIS, Tati Gonçalves, expressou o seu contentamento com a participação na FLIGÊ, comentando:

“Foi uma grande alegria participar da 7ª edição da Fligê, com a Casa Palavra-borboleta/Confralib. Esse tecer a 8 mãos tão cuidadosas, afetivas e generosas (Palmira Heine, Celina Bezerra, Rita Queiróz e Tati Gonçalves) foi muito frutífero. Apresentamos parte da literatura independente baiana com mais de 20 autores, numa programação regada à música, recitais, diálogos e apresentações belíssimas. Gratidão à curadoria da Fligê pelo espaço que acolheu nosso movimento e ao público que marcou presença curtindo nossa programação com muita animação. Que venham mais eventos como esse!”.

Maria do Carmo, professora, poeta, escritora e colunista do TRIBUNA DO RECÔNCAVO, participou do evento lançando o livro de poesias “Leituras e Releituras”, prestigiando as apresentações dos colegas escritores e declamando poesias autorais. Maria afirmou: “Usufruir da oportunidade de participação neste evento apresentando minhas obras poéticas, é um privilégio! A conquista destes espaços por autores independentes para divulgação de nossas obras literárias é essencial à valorização, ao incentivo ao nosso trabalho, bem como do despertar de novos leitores e escritores. A arte literária independente de autoria baiana é potente e necessita de reconhecimento e de visibilidade. A iniciativa deste Movimento Casa Palavra- Borboleta/CONFRALIB abre caminhos para prosseguirmos conquistando muitos outros espaços”.

Matéria: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo.

Muro cai em cima de veículo na cidade de Elísio Medrado

Foto: Recôncavo no AR

Um muro caiu em cima de um veículo na cidade de Elísio Medrado na tarde desta segunda-feira, dia 29, deixando a lateral do veículo amassada. O fato ocorreu na Rua São Paulo. No momento do incidente uma máquina estava trabalhando no local. Não houve feridos.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Recôncavo no Ar.

Empretec em Santo Antônio de Jesus terá nova data

Imagem de mohamed Hassan do Pixabay

O Empretec é uma experiência imersiva que trabalha ferramentas de empreendedorismo. A iniciativa é aplicada pelo Sebrae em todo o Brasil para proporcionar aos participantes a ampliação das potencialidades empreendedoras ao longo de uma semana. Em Santo Antônio de Jesus, a atividade que estava programada para este mês de julho ocorrerá entre os dias 16 e 22 de setembro.

Os interessados podem obter outras informações e se inscrever no telefone do Sebrae regional: (75) 97400-9056. As condições e valores podem ser conferidas no ato da inscrição. Ao todo, são 60 horas de capacitação com atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso e os 10 comportamentos característicos desses perfis.

O Empretec é direcionado a empreendedores e para quem deseja abrir um negócio. Este é o principal programa de formação de empreendedores no mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países. Durante a atividade, o público participante aprende mais do que técnicas de empreender, ele descobre habilidades e desenvolve capacidades com o intuito de despertar o comportamento empreendedor. (mais…)

Motociclista é detido em Laje após fazer acrobacias na BR-101

Foto: PRF

Na tarde desta sexta-feira (26), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve em flagrante um motociclista de 31 anos. A ocorrência aconteceu na BR 101, em trecho do município de Laje (BA).

Era por volta das 15h30, quando o condutor de uma motocicleta Honda/CG 160 Fan recebeu o comando de parada. A ordem foi desrespeitada pelo condutor, razão pela qual os policiais iniciaram um acompanhamento tático, que se prolongou por alguns quilômetros na rodovia.

Durante a fuga, o motorista transitou em alta velocidade efetuando a manobra conhecida como superman, na qual o condutor fica deitado sobre o banco da motocicleta segurando-se apenas pelo guidon. A manobra é perigosa e pode ocasionar acidente grave. (mais…)

Morre aos 35 anos o varzedense André Luiz

Foto: Arquivo Pessoal

Um homem de 35 anos morreu na zona rural de Conceição do Almeida (BA) na noite do último sábado, dia 27. André Luiz Santos Santana estava na Comunidade de Baixa de Areia, quando foi alvejado por disparo de arma de fogo.

André trabalhava em um posto de combustível em Santo Antônio de Jesus. O sepultamento aconteceu na tarde deste domingo (28) em sua terra natal, Varzedo.

Conforme informação extraoficial, André tinha feito curso de segurança, atuava nas folgas, e na noite de sábado estava trabalhando de segurança em uma festa. Teria acontecido uma confusão, ele atirou pra cima pra dispersar o tumulto, e ao guardar a arma na cintura a mesma disparou atingido sua perna.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Começou neste domingo (28) a Romaria do Bom Jesus da Lapa 2024

Foto: Leitora do Tribuna do Recôncavo

Começou neste domingo (28) e segue até o dia 6 de agosto a Romaria do Bom Jesus da Lapa, na cidade que leva o mesmo nome. Considerada a terceira maior romaria do país, a festividade reúne milhares de pessoas e marca a celebração dos 333 anos de início das peregrinações ao local sagrado. Durante os dez dias principais do festejo, mais de meio milhão de peregrinos devem passar pela Capital Baiana da Fé.

Anfitrião do evento religioso, o Santuário do Bom Jesus da Lapa fica aberto das 5h da manhã às 21h, com uma equipe de mais de 100 colaboradores preparados para atuar nos diversos setores de infraestrutura, segurança e acolhimento aos visitantes, contando com o apoio de órgãos municipais, além das Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros.

A programação geral do Santuário, de 2024, é norteada pelo tema geral “Bom Jesus, Modelo de Oração, Louvor a Deus e Amizade” e o lema “Senhor, ensinai-nos a rezar como também João ensinou aos seus discípulos” (LC 11,1), inspirados na Campanha da Fraternidade deste ano e no chamado do Papa Francisco à Igreja para viver um ano de oração. Na Romaria do Bom Jesus, os temas de cada dia de novenário, assim como do dia festivo, contam com essa inspiração.

Para marcar a temática, um painel foi produzido e instalado no presbitério da Esplanada, onde acontecerão as celebrações do novenário e festa. Além disso, um hino foi composto pela cantora do Santuário, Lucivânia Cardoso. Confira o videoclipe:

(mais…)