Ibirataia: Terra treme e idosa é internada com ferimento grave

Image by Clker-Free-Vector-Images from Pixabay

Uma idosa ficou gravemente ferida após um tremor de terra ocorrido na cidade de Ibirataia, no Sul da Bahia. De acordo com o superintendente da Defesa Civil da Bahia (Sudec), Paulo Sergio Luz, o tremor ocorreu na noite do último domingo (06). A idosa estava em casa e com o abalo, caiu e bateu com a cabeça no chão. Ela foi transferida para o Hospital de Base em Itabuna com um ferimento grave. Não há detalhes sobre seu estado de saúde.

De acordo com o laboratório de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram detectados 17 ocorrências de tremores de terra na Bahia, de sábado (29) até esta terça-feira (1º).  Os tremores de terra foram sentidos em cerca de 40 municípios na região do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá. Os municípios de Amargosa e São Miguel das Matas são considerados epicentros dos terremotos e segundo o Labsis, o tremor chegou a registrar 4.6 de magnitude.

Nove sismógrafos irão monitorar possíveis novos eventos sísmicos na região de Amargosa, Elísio Medrado, São Miguel das Matas e Laje. A instalação foi realizada nesta segunda (07) e a partir de agora, a equipe da Sudec vai dar início à segunda etapa do monitoramento da atividade, que consiste, segundo o órgão, no monitoramento e análise dos dados coletados. (mais…)

Feira de Santana: Prefeitura prorroga funcionamento de comércio sem escalonamentos

Foto: Carol Garcia/ SECOM

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana (BA), prorrogou nesta terça-feira, dia 8, a abertura do comércio, sem escalonamentos, até o dia 21 de setembro. Com isso, as lojas do Grupo A podem funcionar das 8h das 17h. Já as do Grupo B, das 9h até as 18h. Os shoppings da cidade estão autorizados a abrir das 10h até as 21h. Já os bares, casas de shows e eventos, cinema, teatros e demais casas de espetáculo e parques infantis privados, continuam fechados.

O município também manteve suspensas as atividades de classe de todas as unidades escolares da Rede Municipal de Educação; e todos os estabelecimentos da Rede Privada de Ensino (superior, médio, fundamental, básico, cursos preparatórios, assim como creches), licenciados pela prefeitura.

O transporte coletivo urbano poderá circular até às 21h, porém, continua com algumas restrições. Até o dia 21 de setembro, os idosos que têm direito à gratuidade tarifária, além dos estudantes beneficiários do Passe Estudantil, devem usar o serviço apenas entre as 6h às 8h e das 17h às 19h.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: G1

MP devolve à polícia inquérito do caso da médica que caiu de prédio e pede reconstituição do fato

Foto: Redes Sociais/ Reprodução

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) devolveu à Polícia Civil o inquérito que apurou o caso da médica Sáttia Lorena Patrocínio Aleixo, que caiu do 5º andar de um prédio em Salvador, durante briga com o companheiro. O inquérito havia sido concluído no dia 3 de setembro e indiciava Rodolfo Cordeiro Lucas por tentativa de feminicídio.

Nesta terça-feira (8), o MP-BA informou que o promotor de Justiça Luciano Assis devolveu o inquérito à polícia para a realização de novas diligências, com ouvida de novas testemunhas, e pediu a realização da reconstituição do fato. Foi solicitado também que a vítima seja ouvida novamente. Segundo advogado da família da médica, ela está internada em uma clínica de reabilitação. Ele destacou que a Sattia está bem, mas não divulgou detalhes do estado de saúde dela.

O caso aconteceu na madrugada do dia 20 de agosto, durante uma discussão do casal no prédio onde eles moravam, no bairro de Armação. Sáttia Lorena Ela chegou a ficar em coma induzido e foi ouvida pela polícia cerca de um mês depois. Segundo a polícia, o trauma que ela sofreu comprometeu a memória recente da médica. O teor do depoimento dela, no entanto, não foi divulgado. (mais…)

Instalação de sismógrafos é concluída na região de Amargosa

Imagem Ilustrativa de Lorenzo Cafaro por Pixabay

Os nove sismógrafos que vão monitorar possíveis novos tremores de terra na região de Amargosa, Elísio Medrado, São Miguel das Matas e Laje na Bahia, já foram instalados. A Superintendência da Defesa Civil da Bahia (Sudec) concluiu a instalação na segunda-feira, dia 7. A partir de agora, a equipe da Sudec vai dar início à segunda etapa do monitoramento da atividade, que consiste no monitoramento e análise dos dados coletados.

Essa fase será conduzida em parceria com a equipe técnica do LabSis, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Também serão feitas ações voltadas à prevenção e sensibilização das comunidades afetadas pelos tremores, que começaram no dia 20 de agosto, em Cachoeira, e depois passaram a acontecer em cidades da região de Amargosa.

Para pesquisadores, a Bahia pode estar vivendo um fenômeno conhecido como enxame sísmico, em que um tremor de maior magnitude termina por desencadear outros eventos menores. Não há previsão de quando os tremores vão parar – podem durar dias, anos ou até séculos.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Correio

Itajuípe: Vice-prefeito é internado com suspeita de coronavírus

Foto: Reprodução// YouTube/ Site Ubaitaba Noticias Agora

O vice-prefeito de Itajuípe, no Sul da Bahia, Leandro Junquilho Cunha, conhecido como “Léo da Capoeira” (PSD), foi internado na Santa Casa de Itabuna no domingo, dia 06, com quadro suspeito do novo coronavírus.

Até segunda-feira, dia 7, Itajuípe tinha 825 casos de Covid-19 – dos quais, 772 estão curados e 20 morreram em decorrência da doença, totalizando 33 casos ativos.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Políticos do Sul da Bahia

TJ-BA nega auxílio-remédio para servidores aposentados

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou um pedido do Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário (Sintaj) para conceder auxílio-remédio para trabalhadores aposentados. O pedido foi feito em um processo administrativo.

O TJ negou o pedido com base na Lei 173/2020, a norma que regulamentou o pacote de ajuda financeira do governo federal aos estados brasileiros durante a pandemia da Covid-19. Diante da negativa, o Sintaj ingressou com uma ação por considerar que os servidores perdem boa parte da renda quando se aposentam, pois não é mantido o auxílio-alimentação.

O único benefício que os aposentados tem direito é o reajuste linear, que o governo estadual vem negando aos trabalhadores do setor público baiano há seis anos seguidos. “Considerando que as pessoas idosas têm um maior gasto com saúde e que os remédios e os planos de saúde estão cada vez mais caros, o Sintaj solicitou que o Tribunal concedesse um auxílio-remédio aos aposentados e pensionistas do TJ-BA”, diz a entidade. (mais…)