Governo do Estado inaugura modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral em São Sebastião do Passé

Foto: André Fofano

O governo da Bahia entregou no domingo (12) em São Sebastião do Passé o Colégio Estadual de Tempo Integral Monsenhor Luiz Ferreira de Brito. Com investimento superior a R$ 11 milhões, a unidade foi completamente requalificada para oferecer uma estrutura moderna, acolhedora e adequada ao modelo de educação integral.

Entre os serviços realizados estão a implantação de um teatro com 175 lugares, vestiário, campo de futebol society, quadra poliesportiva coberta, além da reforma e requalificação de 20 salas de aula, sendo agora 16 salas pedagógicas, laboratório de informática, laboratório de ciências, sala multifuncional e biblioteca. O colégio também recebeu nova guarita, setor administrativo e a adequação de um espaço para restaurante estudantil com capacidade para 100 lugares.

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, ressaltou que a requalificação do colégio representa mais um passo importante no fortalecimento da rede de ensino. Além da modernização da escola, o governo também entregou um ônibus escolar com capacidade para 29 lugares, um investimento de R$ 412 mil, que vai reforçar o transporte dos estudantes da rede estadual e garantir mais segurança e conforto no deslocamento.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Texto: Elisabeth Guerra.

Petrobras é autorizada a perfurar poço de petróleo em São Sebastião do Passé

Arquivo: Tribuna do Recôncavo

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) publicou três autorizações ambientais permitindo que a Petrobras realize perfuração de petróleo na cidade de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador. A publicação permite a viabilidade técnica e econômica no poço direcional exploratório de petróleo, localizado na Fazenda Espírito Santo do Carmo, na zona rural da cidade.

Segundo o documento acessado pelo Bahia Notícias, nesta sexta-feira (23), o Inema determinou que a petrobras apresente relatórios para incorporação do poço. A autorização trata também que seja feita análise de viabilidade ambiental. A petrobras ainda terá que obter outras autorizações em entidades federais, estaduais e municipais.

Já a terceira permissão do Inema estabeleceu uma outra perfuração na propriedade rural Fazenda Sol Nascente, no município de Pojuca, também na Região Metropolitana. O espaço em si é o poço vertical 5-VQ-2-BA, onde será realizado o arrasamento de estacas. O local tem profundidade final de -2.168m. Será feito também o procedimento de recuperação do talude inserido na área da base de 9.445 mª. De acordo com a publicação, todas as três autorizações terão o prazo de dois anos.

Bahia Noticias.

Mulher é presa por venda de carne furtada e em condições impróprias para saúde em Lauro de Freitas

Foto: Reprodução / Ascom / PC-BA

Uma mulher foi presa em flagrante nesta quinta-feira, dia 20, por receptação de carne furtada e crimes contra a saúde pública. A prisão foi realizada por agentes da polícia civil das Delegacias Territoriais de São Sebastião do Passé e Madre de Deus, no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

A suspeita é acusada de receptar carne de boi furtada de uma fazenda no interior da Bahia e revendê-la em um açougue clandestino. Durante a operação, a polícia constatou que a carne era comercializada em condições insalubres, sem refrigeração e sem controle sanitário.

Bahia Noticias.

São Sebastião do Passé recebe 1ª Feira de Saberes e Sabores do Projeto Mulheres Produtoras

Imagem de Alexander Antropov da Pixabay

Moradores de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e de cidades vizinhas poderão participar da primeira edição da Feira de Saberes e Sabores do Projeto Mulheres Produtoras, desenvolvido pela Bracell em parceria técnica com a Humana Brasil. O evento, que tem o apoio da Prefeitura local, terá início nesta terça-feira, 7, e seguirá até quarta, 8, das 9h às 16h, na praça 12 de Outubro.

Ao todo, nove grupos produtivos dos municípios de Santo Amaro e de São Sebastião do Passé participarão da feira, expondo produtos artesanais, doces, pães, salgados, hortaliças e muito mais. Os grupos participantes são Aroma do Campo (da comunidade Ponto do Carvão), Mulheres Produtoras do Bângala (Bângala), Mulheres do Assentamento Bela Vista (Assentamento Bela Vista), Unidas da Roçado (Assentamento Santa Catarina), Mãos Produtivas (Brejo Grande), Mulheres Produtoras do Jacaré (Jacaré), Raízes do Massapê (Massapê), As Rainhas dos Anjos (Assentamento Rainha dos Anjos) e Delícias das Mulheres de Laranjeiras (Laranjeiras).

A iniciativa também promoverá oficinas gratuitas de sabão artesanal com óleo usado, velas aromáticas, minhocultura e produção de sabonete artesanal. Apresentações musicais vão animar o público nos dois dias do evento.

Bracell.

São Sebastião do Passé: Piloto morre após queda de avião

Na foto, Jairo Souza | Arquivo pessoal

Um piloto morreu após a queda de um avião de pequeno porte na manhã desta quinta-feira, dia 14, em um trecho da BR-110, na zona rural de São Sebastião do Passé, no interior da Bahia.

O piloto do Seneca PT-REY, identificado como Jairo Souza, estava sozinho na aeronave. Jairo Souza morava no bairro Alto do Moura, em Caruaru.

Ele tinha perdido o pai, que também era piloto, em 2015. A queda do avião aconteceu na localidade da Sereia, em uma fazenda, ao lado de uma fábrica de velas.

A aeronave saiu de Caruaru, em Pernambuco, com destino a Guanambi, município do sudoeste da Bahia. Jairo transportava a aeronave, que tinha sido comprada por dois empresários da região.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: G1 e TV Sudoeste.

Feira de Santana: Operação prende PMs responsáveis por cobrar valores para milícia e Jogo do Bicho

Foto: Divulgação/ SSP-BA

Alvos também da Operação El Patron, três policiais militares foram presos nesta quinta-feira, dia 7. Os agentes, dois soldados e um subtenente, serviriam ao grupo miliciano, que teria como líder o deputado estadual Binho Galinha. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o grupo criminoso é acusado de lavagem de dinheiro do Jogo do Bicho, além de agiotagem, extorsão e recepção qualificada.

A operação foi deflagrada em Feira de Santana, Salvador, Brejões, São Sebastião do Passé e na localidade de Cabuçu, em Saubara. Os três militares são apontados como braço armado do grupo e responsáveis pelas cobranças, mediante violência e grave ameaça, de valores indevidos oriundos de jogatinas e empréstimos a juros excessivos.

Durante o cumprimento das ações judiciais, a operação apreendeu uma mala com tabletes de cocaína, duas pistolas calibres 9 milímetros e .40, sete carregadores, 81 munições, notebook, documentos e balança foram achados. (mais…)